Com entrada gratuita, a Guarda Nacional Republicana (GNR) abriu as portas do Quartel do Carmo ao público, de segunda-feira a sábado, incluindo feriados, com entrada pelo Museu, seguindo depois um percurso por diversos espaços icónicos, tais como o Salão Nobre, os Gabinetes do Comando, o Corredor Nun' Álvares Pereira e a varanda panorâmica sobre o Rossio.
O Museu estará aberto entre as 10h00 e as 18h00 horas (última entrada às 17h30).
Os restantes espaços, tais como o Corredor D. Nun’ Álvares Pereira, o Salão Nobre, os Gabinetes do Comando e varanda panorâmica sobre o Rossio, estarão abertos ao público das 10h00 às 17h00 horas (última entrada às 16h30).
Nos dias úteis, o acesso à varanda panorâmica sobre o Rossio estará limitado entre as 16h00 e as 17h00 horas (última entrada às 16h30).
As visitas guiadas para grupos, especialmente para escolas e outras coletividades, são condicionadas e sujeitas a marcação prévia, através do e-mail museu@gnr.pt.
De recordar que o Quartel do Carmo foi o último local onde se hasteou a bandeira republicana, após a queda do regime monárquico, a 5 de outubro de 1910. Foi palco de revoltas e revoluções durante a Primeira República e foi o epicentro da queda da ditadura, a 25 de abril de 1974.
Palco principal da Revolução de 25 de abril de 1974, onde os acontecimentos ocorreram durante catorze horas. No interior do quartel, foi onde esteve o chefe do governo daquela altura, Marcello Caetano, e onde se rendeu ao General António Spínola. No exterior, no Largo do Carmo, estiveram ‘estacionadas’ as forças do Capitão Salgueiro Maia, que chegaram pelo meio-dia e ficaram até às sete e meia.
Além da sua história militar e religiosa (ligada a Nuno Álvares Pereira, à Batalha de Aljubarrota e ao Convento do Carmo), o Quartel do Carmo é procurado por portugueses e estrangeiros sobretudo pela ligação à revolução de 25 de Abril de 1974.
O projeto “Nadar em Família”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, celebrou no fim de semana três anos de existência, consolidando-se como uma iniciativa de referência para a prática de atividades aquáticas em família.
A PSP deteve, na última semana, três homens por condução de veículos sem habilitação legal, numa ação de prevenção e combate à criminalidade que decorreu entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo colocou em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), na sequência da deliberação do executivo municipal realizada a 22 de dezembro de 2025.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) mantém o alerta para risco de inundações urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.