A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.
Criada em 2021 por Ricardo Sá e Paulo Escaleira, em Viana do Castelo, a banda PUTO tem vindo a afirmar-se com uma sonoridade explosiva e crua, onde se cruzam influências de punk, rock, grunge e indie, com letras cantadas em português. Em estúdio, a dupla assume todos os instrumentos — bateria, percussão, baixo, guitarras, sintetizadores e vozes — criando uma identidade sonora marcada pela energia e autenticidade.
Desde o primeiro álbum homónimo “PUTO” (2021), passando pelos EPs “Homem Tinta” (2022) e “1994” (2023), até ao mais recente longa-duração “Amor Amargo”, lançado a 20 de abril de 2024, o percurso do grupo tem sido uma afirmação crescente no circuito underground português.
Ao longo da sua carreira, já somam mais de 50 espetáculos ao vivo, passando por palcos emblemáticos como Sonic Blast, Paredes de Coura Sobe à Vila, Rock dos Romanos, Queima das Fitas de Viana do Castelo, e Inferno das Febras. Em 2022, venceram o concurso de bandas Sounds Out!, consolidando o seu estatuto emergente.
Em 2024, a banda expandiu a sua formação com a entrada dos guitarristas Rui Amorim e Pedro Pereira, e do baixista Rui Jorge, preparando-se agora para uma nova fase de concertos mais intensos e completos em palco.
Este sábado, a energia dos PUTO promete incendiar o centro histórico de Viana do Castelo, naquele que será um dos concertos mais aguardados do festival.
Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.
A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.
O canoísta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, voltou a afirmar-se como um dos maiores nomes do desporto nacional ao conquistar oito pódios internacionais em 2025, num ano tradicionalmente mais calmo para os atletas, por ser o primeiro do novo ciclo olímpico.
Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região. De 12 a 14 de setembro, a Praça Alto Minho recebe o Festival da Pizza 2025, uma celebração dedicada à mais emblemática iguaria italiana, com um programa que alia gastronomia, música ao vivo e animação para toda a família.
A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.
É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.
Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.