Logo
Nacional

PSP registou 1.412 queixas de violência no namoro no ano passado

27 Fevereiro, 2025 | 10:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A PSP registou 1.412 queixas de violência no namoro no ano passado, mais 49 do que em 2023, apelando aos jovens para que denunciem este tipo de situações.

Num comunicado de balanço da campanha de sensibilização “No Namoro Não Há Guerra”, que decorreu entre 12 e 21 de fevereiro nas escolas, a Polícia de Segurança Pública indica que dados ainda provisórios do ano passado apontam para 1.412 denúncias de violência no namoro, um aumento em relação a 2023, mas o segundo valor mais baixo em seis anos.

Esta força de segurança recebeu em seis anos 11.335 queixas por violência doméstica.Em 2019, a PSP recebeu 2.185 participações, que baixaram para 2.051 em 2020, subiram para 2.215 em 2021, voltaram a descer em 2022 para 2.109, baixaram em 2023 para 1.363 e subiram novamente no ano passado para 1.412.Nos 10 dias da operação “No Namoro Não Há Guerra”, a PSP realizou 524 ações de sensibilização em 269 escolas, que envolveram 478 polícias e 17.827 participantes de toda a comunidade escolar, o que corresponde a um aumento de cerca de 9% face ao número de sensibilizados na mesma operação em 2024.

A PSP indica que foram ainda efetuados 376 contactos individuais de prevenção criminal.

Segundo esta polícia, esta operação teve como principal objetivo “reforçar o compromisso da prevenção da violência doméstica e, em particular, da violência no namoro, promovendo ações de sensibilização direcionadas para os jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário” numa faixa etária dos 13 aos 18 anos.

A PSP dá conta que criou as Estruturas de Atendimento Policial a Vítimas de Violência Doméstica (EAPVVD) para melhorar o acompanhamento de vítimas especialmente vulneráveis, dispondo atualmente a PSP de 19 EAPVVD distribuídas pelos comandos metropolitanos do Porto e Lisboa, comando regional da Madeira e pelos comandos distritais de Castelo Branco, Évora, Portalegre, Setúbal e Viseu.

Esta força de segurança salienta também que, desde 2019, no âmbito do Programa Escola Segura, a temática da violência no namoro tem estado “sempre muito presente na atividade policial”, tendo sido concretizadas mais de 6.800 ações de sensibilização específicas que abrangeram mais de 152.100 alunos nos mais de 3.100 estabelecimentos de ensino público, privado e cooperativo.

A PSP apela ainda à denúncia de qualquer situação de violência, quer seja no namoro ou em outro contexto, podendo as vítimas, testemunhas ou quaisquer outras pessoas que tenham conhecimento deste tipo de situações apresentar queixa numa esquadra, nas Estruturas de Atendimento Policial a Vítimas de Violência Doméstica ou procurar ajuda junto das equipas do Programa Escola Segura.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Novembro, 2025

Viana do Castelo estreia “Largo do Chocolate” na programação de Natal

O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.

Regional 28 Novembro, 2025

Eco Albergue vai nascer em Castelo do Neiva para peregrinos do Caminho de Santiago

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.

Cultura 28 Novembro, 2025

Paredes de Coura recebe hoje espetáculo inclusivo em Língua Gestual Portuguesa

No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.

Desporto 28 Novembro, 2025

Sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC define confrontos

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.

Regional 28 Novembro, 2025

Mercado de Natal de Viana do Castelo é alargado ao Passeio das Mordomas devido à elevada procura

O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.

Regional 28 Novembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo lança nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima

O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.

Cultura 28 Novembro, 2025

Krisálida estreia “Caminhos Cruzados”, farsa sobre migração e identidade

A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.