Logo
Nacional

PSP registou 1.412 queixas de violência no namoro no ano passado

27 Fevereiro, 2025 | 10:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A PSP registou 1.412 queixas de violência no namoro no ano passado, mais 49 do que em 2023, apelando aos jovens para que denunciem este tipo de situações.

Num comunicado de balanço da campanha de sensibilização “No Namoro Não Há Guerra”, que decorreu entre 12 e 21 de fevereiro nas escolas, a Polícia de Segurança Pública indica que dados ainda provisórios do ano passado apontam para 1.412 denúncias de violência no namoro, um aumento em relação a 2023, mas o segundo valor mais baixo em seis anos.

Esta força de segurança recebeu em seis anos 11.335 queixas por violência doméstica.Em 2019, a PSP recebeu 2.185 participações, que baixaram para 2.051 em 2020, subiram para 2.215 em 2021, voltaram a descer em 2022 para 2.109, baixaram em 2023 para 1.363 e subiram novamente no ano passado para 1.412.Nos 10 dias da operação “No Namoro Não Há Guerra”, a PSP realizou 524 ações de sensibilização em 269 escolas, que envolveram 478 polícias e 17.827 participantes de toda a comunidade escolar, o que corresponde a um aumento de cerca de 9% face ao número de sensibilizados na mesma operação em 2024.

A PSP indica que foram ainda efetuados 376 contactos individuais de prevenção criminal.

Segundo esta polícia, esta operação teve como principal objetivo “reforçar o compromisso da prevenção da violência doméstica e, em particular, da violência no namoro, promovendo ações de sensibilização direcionadas para os jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário” numa faixa etária dos 13 aos 18 anos.

A PSP dá conta que criou as Estruturas de Atendimento Policial a Vítimas de Violência Doméstica (EAPVVD) para melhorar o acompanhamento de vítimas especialmente vulneráveis, dispondo atualmente a PSP de 19 EAPVVD distribuídas pelos comandos metropolitanos do Porto e Lisboa, comando regional da Madeira e pelos comandos distritais de Castelo Branco, Évora, Portalegre, Setúbal e Viseu.

Esta força de segurança salienta também que, desde 2019, no âmbito do Programa Escola Segura, a temática da violência no namoro tem estado “sempre muito presente na atividade policial”, tendo sido concretizadas mais de 6.800 ações de sensibilização específicas que abrangeram mais de 152.100 alunos nos mais de 3.100 estabelecimentos de ensino público, privado e cooperativo.

A PSP apela ainda à denúncia de qualquer situação de violência, quer seja no namoro ou em outro contexto, podendo as vítimas, testemunhas ou quaisquer outras pessoas que tenham conhecimento deste tipo de situações apresentar queixa numa esquadra, nas Estruturas de Atendimento Policial a Vítimas de Violência Doméstica ou procurar ajuda junto das equipas do Programa Escola Segura.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 13 Dezembro, 2025

Bela Trama leva música de Viana do Castelo às dunas do Saara

A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).

Regional 13 Dezembro, 2025

Ponte da Barca celebra Natal com exposição de velas nos Paços do Concelho

Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.

Cultura 13 Dezembro, 2025

Viana do Castelo despede-se de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com concerto de Rodrigo Leão

Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.

Regional 13 Dezembro, 2025

Igreja de São Domingos recebe “Adoração dos Reis Magos” com presépio vivo e concerto de Natal

A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.

Desporto 13 Dezembro, 2025

Liga Feminina Placard regressa este sábado a Viana do Castelo com duelo de gigantes

A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.

Cultura 13 Dezembro, 2025

João Baião apresenta “Baião d’Oxigénio” em Viana do Castelo

O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.

Regional 13 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Feirão do Mel anima a Praça da República este sábado

A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.