A PSP recebeu 151 viaturas no valor de 5,2 milhões de euros que vão reforçar as áreas do policiamento de proximidade, investigação criminal, trânsito e segurança de altas entidades.
Além das novas viaturas, a Polícia de Segurança Pública recebeu também 196 alcoolímetros, no valor de 325 mil euros, e 220 bicicletas elétricas, de 510 mil euros, equipamentos entregues pela ministra da Administração Interna.
“Estas viaturas são importantes porque são necessárias. As viaturas policiais têm muita quilometragem e o desgaste é muito rápido. São um dos instrumentos necessários que os vários programas que a PSP e GNR fazem no cumprimento da sua missão, sendo necessário que tenham mais viaturas que venham substituir aquelas que estão há mais anos ao serviço”, disse aos jornalistas Margarida Blasco.
No discurso, a ministra afirmou que estes novos carros dão “cumprimento às necessidades apontadas face à insuficiência do número de viaturas e a sua atualização, sendo um compromisso do Governo” o reforço de meios para “uma constante modernização da PSP”.
A governante sublinhou que “um dos compromissos do Governo” com as forças de segurança “é apetrechar com mais meios”.
As novas viaturas vão para os comandos de Lisboa, Porto, Braga, Setúbal, Unidade Especial de Polícia e direção nacional para reforçar as áreas de policiamento de proximidade, fiscalização da segurança rodoviária, segurança pessoal de altas entidades e investigação criminal.
Este investimento estava previsto na Lei de Programação de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças de Segurança, aprovada pelo anterior Governo e que se prolonga até 2026.
Na cerimónia, o diretor nacional da PSP, Luís Carrilho, destacou a importância da atribuição das viaturas para a polícia “cumprir ainda melhor a missão”.
“É muito importante que as pessoas na PSP estejam motivadas e para estarem motivadas um dos fatores mais importantes é ter bom equipamento, infraestruturas”, disse.
Na terça-feira, o Governo entregou à Guarda Nacional Republicana 253 veículos, 30 bicicletas e 875 alcoolímetros, num investimento de cerca de 10 milhões de euros.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.