A PSP recebeu 151 viaturas no valor de 5,2 milhões de euros que vão reforçar as áreas do policiamento de proximidade, investigação criminal, trânsito e segurança de altas entidades.
Além das novas viaturas, a Polícia de Segurança Pública recebeu também 196 alcoolímetros, no valor de 325 mil euros, e 220 bicicletas elétricas, de 510 mil euros, equipamentos entregues pela ministra da Administração Interna.
“Estas viaturas são importantes porque são necessárias. As viaturas policiais têm muita quilometragem e o desgaste é muito rápido. São um dos instrumentos necessários que os vários programas que a PSP e GNR fazem no cumprimento da sua missão, sendo necessário que tenham mais viaturas que venham substituir aquelas que estão há mais anos ao serviço”, disse aos jornalistas Margarida Blasco.
No discurso, a ministra afirmou que estes novos carros dão “cumprimento às necessidades apontadas face à insuficiência do número de viaturas e a sua atualização, sendo um compromisso do Governo” o reforço de meios para “uma constante modernização da PSP”.
A governante sublinhou que “um dos compromissos do Governo” com as forças de segurança “é apetrechar com mais meios”.
As novas viaturas vão para os comandos de Lisboa, Porto, Braga, Setúbal, Unidade Especial de Polícia e direção nacional para reforçar as áreas de policiamento de proximidade, fiscalização da segurança rodoviária, segurança pessoal de altas entidades e investigação criminal.
Este investimento estava previsto na Lei de Programação de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças de Segurança, aprovada pelo anterior Governo e que se prolonga até 2026.
Na cerimónia, o diretor nacional da PSP, Luís Carrilho, destacou a importância da atribuição das viaturas para a polícia “cumprir ainda melhor a missão”.
“É muito importante que as pessoas na PSP estejam motivadas e para estarem motivadas um dos fatores mais importantes é ter bom equipamento, infraestruturas”, disse.
Na terça-feira, o Governo entregou à Guarda Nacional Republicana 253 veículos, 30 bicicletas e 875 alcoolímetros, num investimento de cerca de 10 milhões de euros.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.