A PSP está a investigar a tentativa de assalto, na madrugada de quinta-feira, cerca das 03:30, a uma ourivesaria centenária situada no centro histórico de Viana do Castelo.
Fonte do Comando Territorial da PSP de Viana do Castelo adiantou que nada foi furtado, mas que da tentativa de arrombamento das portas da ourivesaria, com 152 anos de atividade, resultaram danos materiais.
A mesma fonte adiantou que a PSP esteve no local a recolher vestígios que permitiam identificar o autor ou autores da tentativa de assalto.
O proprietário da ourivesaria, Vítor Coutinho, explicou que uma contra porta evitou que o assalto se concretizasse.
De portas abertas desde 1872, a ourivesaria Venâncio Sousa, na Rua da Picota, já foi alvo de várias tentativas de assalto, mesmo durante o horário de funcionamento.
A ourivesaria foi assaltada em 1993, tendo sido roubado todo o ouro, incluindo o de clientes.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.
Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.
As buscas pelos três pescadores indonésios desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram retomadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), depois de terem sido suspensas ao final da tarde de domingo.