A PSP está a investigar a tentativa de assalto, na madrugada de quinta-feira, cerca das 03:30, a uma ourivesaria centenária situada no centro histórico de Viana do Castelo.
Fonte do Comando Territorial da PSP de Viana do Castelo adiantou que nada foi furtado, mas que da tentativa de arrombamento das portas da ourivesaria, com 152 anos de atividade, resultaram danos materiais.
A mesma fonte adiantou que a PSP esteve no local a recolher vestígios que permitiam identificar o autor ou autores da tentativa de assalto.
O proprietário da ourivesaria, Vítor Coutinho, explicou que uma contra porta evitou que o assalto se concretizasse.
De portas abertas desde 1872, a ourivesaria Venâncio Sousa, na Rua da Picota, já foi alvo de várias tentativas de assalto, mesmo durante o horário de funcionamento.
A ourivesaria foi assaltada em 1993, tendo sido roubado todo o ouro, incluindo o de clientes.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.