A PSP está a investigar a tentativa de assalto, na madrugada de quinta-feira, cerca das 03:30, a uma ourivesaria centenária situada no centro histórico de Viana do Castelo.
Fonte do Comando Territorial da PSP de Viana do Castelo adiantou que nada foi furtado, mas que da tentativa de arrombamento das portas da ourivesaria, com 152 anos de atividade, resultaram danos materiais.
A mesma fonte adiantou que a PSP esteve no local a recolher vestígios que permitiam identificar o autor ou autores da tentativa de assalto.
O proprietário da ourivesaria, Vítor Coutinho, explicou que uma contra porta evitou que o assalto se concretizasse.
De portas abertas desde 1872, a ourivesaria Venâncio Sousa, na Rua da Picota, já foi alvo de várias tentativas de assalto, mesmo durante o horário de funcionamento.
A ourivesaria foi assaltada em 1993, tendo sido roubado todo o ouro, incluindo o de clientes.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.