A PSP está a investigar a origem de vários incêndios em mobiliário urbano e esplanadas no centro histórico de Viana do Castelo, na noite de terça-feira e madrugada de hoje, que obrigaram à intervenção dos bombeiros.
Os “atos de vandalismo” destruíram contentores do lixo, de roupa usada, papeleiras, duas esplanadas e decoração alusiva ao Carnaval instalada pela Câmara Municipal na Praça da República.
Esta manhã foram formalizadas queixas pelos proprietários de estabelecimentos comerciais por vidros partidos nas montras, também em artérias no centro histórico da cidade.
À Agencia Lusa, o coordenador municipal de Proteção Civil de Viana do Castelo, António Cruz, adiantou que os bombeiros foram chamados a intervir em oito situações de incêndio, entre as 20:11 de terça-feira e as 01:19 de hoje.
Segundo o responsável, a primeira ocorrência aconteceu às 20h11, na Rua Cidade de Riom, relacionada com um incêndio num contentor do lixo e a última, às 01h19, numa esplanada no jardim público da cidade.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.