A PSP e a GNR vão ter 789 novas viaturas ligeiras até 2025 no valor de 34 milhões de euros, segundo o concurso público de aquisição esta segunda feira apresentado no Ministério da Administração Interna (MAI).
O concurso público internacional para aquisição de veículos ligeiros para a Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública para os anos de 2023 a 2025 realiza-se no âmbito da lei de Programação de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança.
O concurso público vai ter 45 lotes, 23 dos quais para a GNR e 22 para a PSP, e o prazo de entrega das propostas termina em 30 de novembro.
Na cerimónia de apresentação, o ministro da Administração Interna considerou tratar-se de um “momento especialmente relevante”, que cumpre o objetivo “de modernizar os equipamentos de transporte da PSP e da GNR”.
José Luís Carneiro afirmou que este investimento “tem importância para a imagem do país”.
O ministro disse ainda que, no âmbito da lei de Programação de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança, já foram entregues 2.152 veículos às polícias entre 2017 e 2021 no valor de cerca de 52 milhões de euros.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.
O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.
As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.