A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou 615 detenções na última semana em operações no âmbito da campanha "Portugal Sempre Seguro", que resultaram também na apreensão de 31 armas de fogo e mais de 85 quilos de estupefacientes.
Num balanço da atividade operacional na semana de 9 a 15 de novembro, a PSP refere que das 615 detenções, 251 foram por crimes rodoviários, sendo que 135 pessoas foram detidas por condução sob o efeito do álcool e 116 por não terem carta de condução.
Foram detidos 64 suspeitos por tráfico de droga e apreendidos mais de 85 quilos de estupefacientes.
Em comunicado, a Direção Nacional da PSP contabiliza ainda sete detenções por suspeita de crime de violência doméstica e 45 por furtos, roubos e burlas.
“No âmbito da posse ou tráfico de armas proibidas, foram apreendidas 31 armas de fogo e 33 armas brancas, quer como medida cautelar, quer no seguimento das 12 detenções efetivadas por posse de arma proibida”, acrescenta o comunicado.
Ao longo da semana, a PSP registou 994 acidentes rodoviários, dos quais resultaram uma vítima mortal, 13 feridos graves e 331 feridos leves.
O balanço resulta da atividade operacional diária da PSP e de ações de fiscalização no âmbito da campanha “Portugal Sempre Seguro” nas estradas, estabelecimentos de diversão noturna, atividade de segurança privada, de fiscalização do fabrico, armazenamento, comercialização, utilização e transporte de explosivos, armas e munições e no controlo e segurança das fronteiras aéreas.
“Estas ações tiveram como principal objetivo aumentar a presença policial na via pública, reforçando a visibilidade e capacidade de prevenção e repressão de ilícitos criminais, contraordenacionais e de incivilidades, contribuindo para o aumento do sentimento de segurança e a proteção efetiva de toda a população”, refere a Direção Nacional da PSP.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.