Entre os dias 14 e 21 de setembro, o Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo deteve três pessoas em diferentes operações de fiscalização e combate à criminalidade. As detenções ocorreram no âmbito da atividade operacional de rotina, com o objetivo de garantir a segurança, ordem e tranquilidade públicas.
A primeira detenção aconteceu no dia 17 de setembro, pelas 10h55, na Estrada da Papanata. Um homem de 78 anos foi detido por suspeita de danificar vários veículos. Segundo a PSP, o suspeito foi surpreendido por um cidadão quando riscava a pintura de um automóvel com uma chave. No dia anterior, tinham sido apresentadas quatro queixas por danos semelhantes no mesmo arruamento. O detido foi entregue às autoridades no local e a vítima formalizou queixa na esquadra.
Dois dias depois, a 19 de setembro, pelas 19h25, uma mulher de 30 anos foi detida na mesma estrada por condução de ciclomotor sem habilitação legal. A operação foi conduzida pela Esquadra de Trânsito.
Já na madrugada de 20 de setembro, pelas 01h40, na avenida Paulo VI, em Darque, um homem de 34 anos foi detido por condução sob o efeito do álcool. O condutor registou uma taxa de 1,30 g/l de álcool no sangue, valor que constitui crime.
Os três detidos foram notificados para comparecerem junto das autoridades judiciárias.
A PSP de Viana do Castelo sublinha que continuará a desenvolver ações de fiscalização e patrulhamento para reforçar o sentimento de segurança da população.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.