Logo
Nacional

PSP alerta para aumento de furtos em interior de residências por método de engano

21 Março, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A PSP alertou para o aumento de furtos no interior de residências através do método de engano, em que as vítimas são sobretudo pessoas idosas, indicando que registou 82 crimes nos dois primeiros meses do ano.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública diz que tem registado “com alguma frequência” crimes de furto em interior de residência através do método de engano em que “os alvos preferenciais” são pessoas idosas ou especialmente vulneráveis que vivem sozinhas ou em casas isoladas.

Segundo a PSP, os suspeitos escolhem os alvos com base nas próprias vítimas e não nas residências, ao contrário dos “furtos comuns” em interior de residência, e atuam em grupos, geralmente de três ou quatros pessoas.

Esta polícia explica que os suspeitos, depois de entrarem nas residências, separam-se e cada uma tem uma função: Um fica incumbido de distrair a vítima, outros procuram bens de valor e de fácil dissimulação, como ouro, joias ou dinheiro, e existe ainda um outro suspeito, geralmente homem, que fica no exterior da habitação, numa viatura, facilitando assim a fuga.

A PSP diz que registou, em janeiro e fevereiro, 82 ocorrências de furtos em residência através do método de engano, tendo a maioria ocorrido na Área Metropolitana de Lisboa.

De acordo com a PSP, a maioria das vítimas são idosas com escassos meios e com problemas de saúde, o que dificulta a deslocação a esquadras ou a tribunais, além de demonstrem dificuldades em reconhecer os suspeitos e não possuírem sistemas de vigilância nas habitações.

A polícia especifica que a maioria destes furtos ocorre em dias de semana e em horários diurnos.

A PSP explica que os suspeitos são muitas vezes mulheres que tocam à campainha das residências e utilizam uma história para ganhar a confiança das vítimas e conseguirem o acesso ao interior da residência.

Como exemplos, a polícia indica que os suspeitos pedem um copo de água, alegando sentirem-se indispostos ou terem necessidade de tomar medicação, fazem-se passar por responsáveis pela limpeza do prédio e necessitarem de um balde com água, mostram-se interessados em comprar ou arrendar um imóvel no edifício ou pedem uma caneta para escrever um recado, além de recorrerem a crianças como meio de distração.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 2 Abril, 2025

Viana do Castelo assinala Dia Mundial da Atividade Física com desafios para explorar cidade e natureza

Este domingo, dia 6 de abril, Viana do Castelo assinala o Dia Mundial da Atividade Física com dois desafios à comunidade: BTT Selfie para explorar a natureza e Jogos Tradicionais para explorar a cidade.

Regional 2 Abril, 2025

Cerca de 300 pessoas participam num trio de encenações católicas em Ponte da Barca

Entre 12 e 19 de abril, Ponte da Barca prepara-se para oferecer uma experiência única que combina tradição, fé e cultura, num trio de encenações que será enriquecido por música ao vivo, figurinos detalhados e iluminação especial.

Regional 2 Abril, 2025

Dia 1 de Abril: A Viana TV também se associou ao dia das mentiras

A Viana TV, com a colaboração de Ricardo Camelo, também se associou às brincadeiras do dia das mentiras e deu como certo o encerramento do Bar Républica, um dos principais locais de diversão noturna de Viana do Castelo, após 14 anos de portas abertas, para dar lugar ao 1º Hostel para Animais. Tudo não passou de uma brincadeira, bem recebida por uns e não tão bem por outros.

Regional 2 Abril, 2025

Projeto transfronteiriço une instituições da Galiza e do Norte de Portugal para capacitar jovens

A Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) recebeu, esta segunda-feira, a sessão de apresentação do Projeto PEGADAS, uma iniciativa inovadora que aposta no Caminho de Santiago como espaço de capacitação profissional e desenvolvimento de competências para jovens entre os 18 e os 29 anos.

Nacional 2 Abril, 2025

Contribuintes podem entregar IRS e prazo prolonga-se até junho

A data oficial de início da entrega do IRS já começou, terminando em 30 de junho, sendo este o momento para os contribuintes procederem à contabilização final do imposto relativo aos rendimentos de 2024.

Regional 1 Abril, 2025

Estaleiros de Viana do Castelo com carteira de encomendas “sólida” para os próximos anos

O ‘chairman’da Martifer, Carlos Martins, disse que o futuro dos estaleiros de Viana do Castelo “é promissor”, por ter uma carteira de encomendas “sólida” para os próximos anos, empregando 1 200 trabalhadores.

Regional 1 Abril, 2025

Vila Nova de Cerveira com centro multimédia e tecnologia de acesso livre

Vila Nova de Cerveira vai ter, a partir de sexta-feira, um centro multimédia de tecnologia e lazer de acesso livre destinado aos jovens da eurocidade Cerveira – Tomiño.