O grupo parlamentar do PSD pediu uma audição à comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão sobre o encerramento, no final de dezembro, da unidade da Coindu em Arcos de Valdevez que vai despedir 350 trabalhadores.
No requerimento, os deputados do PSD requerem à comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão a audição da administração do grupo Coindu – Componentes Para a Indústria Automóvel, S.A, da comissão de trabalhadores, dos secretários de Estado da Segurança Social e, do Trabalho.
Na segunda-feira, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) revelou o encerramento da fábrica de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo e, o despedimento dos 350 trabalhadores.
No pedido de audição, o PSD refere que “quer pela especificidade do processo quer pela dimensão do número de trabalhadores que verão os seus vínculos de trabalho rescindidos (…) o assunto deve ser alvo de análise”.
“Cumprindo os desígnios do programa deste Governo, importa garantir em situações desta dimensão que o poder político e os serviços da administração pública estão preparados para dinamizar e articular devidamente as respostas necessárias, para que rapidamente os trabalhadores em situação de desemprego encontrem um novo projeto profissional”, refere o documento.
O requerimento, que deu entrada na quinta-feira na Assembleia da República, assinado pelos deputados Emília Cerqueira, eleita pelo distrito de Viana do Castelo, Isaura Morais, Carla Barros e João Antunes dos Santos destaca que “a proteção social deve ser célere para que nenhum trabalhador fique sem apoio, pugnando o Estado para que todos vejam os seus direitos serem respeitados, na certeza de que este Governo deverá operar os mecanismos legalmente aplicáveis, através das entidades, serviços públicos, de proximidade”.
Em Portugal, a Coindu, fundada em 1988, tem unidades fabris em Arcos de Valdevez e em Joane, Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga.
Viana do Castelo volta a ser palco de uma das mais emblemáticas competições de pré-temporada no hóquei em patins nacional. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Pavilhão José Natário acolhe o Torneio Zé Natário – Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa que, além da vertente desportiva, presta homenagem a um dos fundadores da Associação Juventude de Viana, José Natário.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, até 22 de setembro, uma operação nacional de fiscalização e sensibilização rodoviária direcionada para os comportamentos de risco associados à condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor, como motociclos e ciclomotores.
O Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária da SPMI promove, nos dias 19 e 20 de setembro a 5.ª edição do Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária. Para além do congresso em si, este ano de 2025 fica ainda marcado pelos dez anos desde a admissão do primeiro doente em regime de Hospitalização Domiciliária em Portugal.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.