Logo
Política

PSD Alto Minho escolhe José Albano Domingues para candidatura à Câmara de Melgaço

24 Setembro, 2024 | 15:47
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A cerca de um ano das próximas eleições autárquicas, o PSD Alto Minho prepara as candidaturas a todos os concelhos do distrito e o primeiro anúncio é feito para o concelho de Melgaço. José Albano Esteves Domingues, de 53 anos, que já foi vereador na Câmara Municipal, é atualmente presidente da Comissão Política da Secção concelhia do PSD, eleito em maio deste ano, deputado municipal e líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal, eleito para o mandato 2021-2025.

“Ao longo dos últimos 30 anos venho sendo apontado como candidato à presidência da Câmara Municipal de Melgaço. Nunca aceitei sê-lo, porém, sem que antes tivesse dado provas do meu trabalho e sem que garantida estivesse a minha independência económica. Para mim, ocupar um cargo de cariz político não pode significar um mero emprego, uma forma de ganhar a vida, uma ocupação residual, ou um trampolim para atingir objetivos de ordem pessoal. Para mim, abraçar a causa pública é aceitar trabalhar para servir os outros, para projetar um território, para o fazer crescer, desenvolver, engrandecer e catapultar”, afirma o agora candidato, José Albano Domingues.

Para o presidente da distrital do PSD, Olegário Gonçalves, estava na hora de José Albano liderar um projeto desta envergadura, como é a candidatura a uma Câmara Municipal. “Nas últimas eleições o PSD em Melgaço conseguiu um resultado positivo com a eleição de três vereadores, fez um bom trabalho e provou que poderia ir mais além neste concelho. Por isso, o objetivo é obviamente ganhar esta Câmara Municipal e as juntas de freguesia, mostrando à população que temos um candidato capaz, conhecedor do território, bem preparado e que sabe o que é importante para Melgaço, para melhorar a qualidade de vida de toda a população. José Albano é uma pessoa próxima, competente e temos a certeza de que ele a toda a equipa que tanto tem trabalhado pela defesa da população e do território vão conseguir atingir o resultado esperado”, defende o presidente da distrital, que parabeniza ainda o cabeça de lista das últimas autárquicas, José Passos Rodrigo, pela coragem em se ter candidatado em 2021, e pelo desempenho demonstrado ao longo deste percurso, tal como toda a equipa que tão bem tem defendido os ideais sociais-democratas e o concelho em prol de um maior desenvolvimento.

José Albano Domingues é natural de Melgaço, vive e trabalha neste concelho onde tem apostado em vários setores, começando pela sua área profissional, a advocacia, passando pela área empresarial e associativa.

“Tenho feito em Melgaço a minha vida, na advocacia, enquanto empresário (nos ramos da venda a retalho/supermercados, do turismo rural e do imobiliário), como membro de associações e instituições particulares de solidariedade social (caso da Santa Casa da Misericórdia), na vida política ativa (enquanto vereador e deputado municipal), e como mero cidadão”, conta.

O candidato afirma que se apresenta agora como candidato por não se rever “no caminho, de contínua perda”, que se tem vindo a registar no concelho, nomeadamente “perda populacional, de poder de compra, ao nível comercial, de atratividade e investimento, de dinâmicas várias”, perda, até, que muito o preocupa, “da confiança e crença no próprio concelho”.

“Não foi uma decisão fácil, pelo muito trabalho que sei que me espera, pelas “pedras” que sei que encontrarei no caminho. Mas aceitei este desafio pelas raízes e fortes ligações que tenho a Melgaço. Melgaço é a minha casa, a camisola que visto, o foco que escolhi para uma nova fase da minha vida. Também sei do contributo que posso dar no exercício das funções para as quais me candidato. Quem me conhece sabe também da minha grande capacidade de trabalho e que coloco todo o saber e empenho nas causas que me são confiadas. Estou também certo de que nós, Melgacenses, temos condições para fazer muito mais e melhor do que tem sido feito até aqui”, declara o candidato.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 6 Fevereiro, 2026

Santa Luzia recebe GD Árvore nos oitavos de final da Taça de Portugal

O Santa Luzia FC vai defrontar o GD Árvore às 18h00 deste sábado, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal de futsal. O encontro coloca frente a frente duas equipas da Liga Feminina Placard e promete ser equilibrado e intenso.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Santa Marta de Portuzelo prepara noite de Carnaval cheia de música e animação

A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo (ACDSMP) convida toda a comunidade a participar numa noite de Carnaval inesquecível, que terá lugar no próximo dia 16 de fevereiro, a partir das 22h, na Casa do Povo local.

Nacional 6 Fevereiro, 2026

Abono de família e subsídios sociais sobem 2,2% a partir de hoje

O Governo anunciou que o abono de família e outros subsídios sociais aumentam 2,2% a partir de hoje, 6 de fevereiro de 2026, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. A atualização acompanha a inflação média dos últimos 12 meses.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Sete novas empresas recebem selo “Destino de Qualidade” em Viana do Castelo

Viana do Castelo atribuiu mais sete selos “Destino de Qualidade”, numa cerimónia realizada no Museu do Traje e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Com esta nova distinção, sobe para 84 o número total de empresas do concelho certificadas com esta marca.

Nacional 6 Fevereiro, 2026

Presidenciais: Candidatos divergem sobre adiamento das eleições em contexto de mau tempo

O candidato presidencial André Ventura defendeu o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, alegando que o agravamento das condições meteorológicas impede a normal realização do ato eleitoral em várias zonas do país. Já o candidato António José Seguro manifestou oposição ao adiamento, sublinhando que as eleições devem realizar-se na data prevista e que apenas aceitará alterações dentro do enquadramento legal e constitucional.

Nacional 5 Fevereiro, 2026

Situação de calamidade prolongada em Portugal até 15 de fevereiro devido ao mau tempo

O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.

Regional 5 Fevereiro, 2026

Proteção Civil alerta para manutenção de caudais elevados nos rios do Alto Minho

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.