A cerca de um ano das próximas eleições autárquicas, o PSD Alto Minho prepara as candidaturas a todos os concelhos do distrito e o primeiro anúncio é feito para o concelho de Melgaço. José Albano Esteves Domingues, de 53 anos, que já foi vereador na Câmara Municipal, é atualmente presidente da Comissão Política da Secção concelhia do PSD, eleito em maio deste ano, deputado municipal e líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal, eleito para o mandato 2021-2025.
“Ao longo dos últimos 30 anos venho sendo apontado como candidato à presidência da Câmara Municipal de Melgaço. Nunca aceitei sê-lo, porém, sem que antes tivesse dado provas do meu trabalho e sem que garantida estivesse a minha independência económica. Para mim, ocupar um cargo de cariz político não pode significar um mero emprego, uma forma de ganhar a vida, uma ocupação residual, ou um trampolim para atingir objetivos de ordem pessoal. Para mim, abraçar a causa pública é aceitar trabalhar para servir os outros, para projetar um território, para o fazer crescer, desenvolver, engrandecer e catapultar”, afirma o agora candidato, José Albano Domingues.
Para o presidente da distrital do PSD, Olegário Gonçalves, estava na hora de José Albano liderar um projeto desta envergadura, como é a candidatura a uma Câmara Municipal. “Nas últimas eleições o PSD em Melgaço conseguiu um resultado positivo com a eleição de três vereadores, fez um bom trabalho e provou que poderia ir mais além neste concelho. Por isso, o objetivo é obviamente ganhar esta Câmara Municipal e as juntas de freguesia, mostrando à população que temos um candidato capaz, conhecedor do território, bem preparado e que sabe o que é importante para Melgaço, para melhorar a qualidade de vida de toda a população. José Albano é uma pessoa próxima, competente e temos a certeza de que ele a toda a equipa que tanto tem trabalhado pela defesa da população e do território vão conseguir atingir o resultado esperado”, defende o presidente da distrital, que parabeniza ainda o cabeça de lista das últimas autárquicas, José Passos Rodrigo, pela coragem em se ter candidatado em 2021, e pelo desempenho demonstrado ao longo deste percurso, tal como toda a equipa que tão bem tem defendido os ideais sociais-democratas e o concelho em prol de um maior desenvolvimento.
José Albano Domingues é natural de Melgaço, vive e trabalha neste concelho onde tem apostado em vários setores, começando pela sua área profissional, a advocacia, passando pela área empresarial e associativa.
“Tenho feito em Melgaço a minha vida, na advocacia, enquanto empresário (nos ramos da venda a retalho/supermercados, do turismo rural e do imobiliário), como membro de associações e instituições particulares de solidariedade social (caso da Santa Casa da Misericórdia), na vida política ativa (enquanto vereador e deputado municipal), e como mero cidadão”, conta.
O candidato afirma que se apresenta agora como candidato por não se rever “no caminho, de contínua perda”, que se tem vindo a registar no concelho, nomeadamente “perda populacional, de poder de compra, ao nível comercial, de atratividade e investimento, de dinâmicas várias”, perda, até, que muito o preocupa, “da confiança e crença no próprio concelho”.
“Não foi uma decisão fácil, pelo muito trabalho que sei que me espera, pelas “pedras” que sei que encontrarei no caminho. Mas aceitei este desafio pelas raízes e fortes ligações que tenho a Melgaço. Melgaço é a minha casa, a camisola que visto, o foco que escolhi para uma nova fase da minha vida. Também sei do contributo que posso dar no exercício das funções para as quais me candidato. Quem me conhece sabe também da minha grande capacidade de trabalho e que coloco todo o saber e empenho nas causas que me são confiadas. Estou também certo de que nós, Melgacenses, temos condições para fazer muito mais e melhor do que tem sido feito até aqui”, declara o candidato.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.