A cerca de um ano das próximas eleições autárquicas, o PSD Alto Minho prepara as candidaturas a todos os concelhos do distrito e o primeiro anúncio é feito para o concelho de Melgaço. José Albano Esteves Domingues, de 53 anos, que já foi vereador na Câmara Municipal, é atualmente presidente da Comissão Política da Secção concelhia do PSD, eleito em maio deste ano, deputado municipal e líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal, eleito para o mandato 2021-2025.
“Ao longo dos últimos 30 anos venho sendo apontado como candidato à presidência da Câmara Municipal de Melgaço. Nunca aceitei sê-lo, porém, sem que antes tivesse dado provas do meu trabalho e sem que garantida estivesse a minha independência económica. Para mim, ocupar um cargo de cariz político não pode significar um mero emprego, uma forma de ganhar a vida, uma ocupação residual, ou um trampolim para atingir objetivos de ordem pessoal. Para mim, abraçar a causa pública é aceitar trabalhar para servir os outros, para projetar um território, para o fazer crescer, desenvolver, engrandecer e catapultar”, afirma o agora candidato, José Albano Domingues.
Para o presidente da distrital do PSD, Olegário Gonçalves, estava na hora de José Albano liderar um projeto desta envergadura, como é a candidatura a uma Câmara Municipal. “Nas últimas eleições o PSD em Melgaço conseguiu um resultado positivo com a eleição de três vereadores, fez um bom trabalho e provou que poderia ir mais além neste concelho. Por isso, o objetivo é obviamente ganhar esta Câmara Municipal e as juntas de freguesia, mostrando à população que temos um candidato capaz, conhecedor do território, bem preparado e que sabe o que é importante para Melgaço, para melhorar a qualidade de vida de toda a população. José Albano é uma pessoa próxima, competente e temos a certeza de que ele a toda a equipa que tanto tem trabalhado pela defesa da população e do território vão conseguir atingir o resultado esperado”, defende o presidente da distrital, que parabeniza ainda o cabeça de lista das últimas autárquicas, José Passos Rodrigo, pela coragem em se ter candidatado em 2021, e pelo desempenho demonstrado ao longo deste percurso, tal como toda a equipa que tão bem tem defendido os ideais sociais-democratas e o concelho em prol de um maior desenvolvimento.
José Albano Domingues é natural de Melgaço, vive e trabalha neste concelho onde tem apostado em vários setores, começando pela sua área profissional, a advocacia, passando pela área empresarial e associativa.
“Tenho feito em Melgaço a minha vida, na advocacia, enquanto empresário (nos ramos da venda a retalho/supermercados, do turismo rural e do imobiliário), como membro de associações e instituições particulares de solidariedade social (caso da Santa Casa da Misericórdia), na vida política ativa (enquanto vereador e deputado municipal), e como mero cidadão”, conta.
O candidato afirma que se apresenta agora como candidato por não se rever “no caminho, de contínua perda”, que se tem vindo a registar no concelho, nomeadamente “perda populacional, de poder de compra, ao nível comercial, de atratividade e investimento, de dinâmicas várias”, perda, até, que muito o preocupa, “da confiança e crença no próprio concelho”.
“Não foi uma decisão fácil, pelo muito trabalho que sei que me espera, pelas “pedras” que sei que encontrarei no caminho. Mas aceitei este desafio pelas raízes e fortes ligações que tenho a Melgaço. Melgaço é a minha casa, a camisola que visto, o foco que escolhi para uma nova fase da minha vida. Também sei do contributo que posso dar no exercício das funções para as quais me candidato. Quem me conhece sabe também da minha grande capacidade de trabalho e que coloco todo o saber e empenho nas causas que me são confiadas. Estou também certo de que nós, Melgacenses, temos condições para fazer muito mais e melhor do que tem sido feito até aqui”, declara o candidato.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.