Logo
Política

PSD Alto Minho escolhe José Albano Domingues para candidatura à Câmara de Melgaço

24 Setembro, 2024 | 15:47
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A cerca de um ano das próximas eleições autárquicas, o PSD Alto Minho prepara as candidaturas a todos os concelhos do distrito e o primeiro anúncio é feito para o concelho de Melgaço. José Albano Esteves Domingues, de 53 anos, que já foi vereador na Câmara Municipal, é atualmente presidente da Comissão Política da Secção concelhia do PSD, eleito em maio deste ano, deputado municipal e líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal, eleito para o mandato 2021-2025.

“Ao longo dos últimos 30 anos venho sendo apontado como candidato à presidência da Câmara Municipal de Melgaço. Nunca aceitei sê-lo, porém, sem que antes tivesse dado provas do meu trabalho e sem que garantida estivesse a minha independência económica. Para mim, ocupar um cargo de cariz político não pode significar um mero emprego, uma forma de ganhar a vida, uma ocupação residual, ou um trampolim para atingir objetivos de ordem pessoal. Para mim, abraçar a causa pública é aceitar trabalhar para servir os outros, para projetar um território, para o fazer crescer, desenvolver, engrandecer e catapultar”, afirma o agora candidato, José Albano Domingues.

Para o presidente da distrital do PSD, Olegário Gonçalves, estava na hora de José Albano liderar um projeto desta envergadura, como é a candidatura a uma Câmara Municipal. “Nas últimas eleições o PSD em Melgaço conseguiu um resultado positivo com a eleição de três vereadores, fez um bom trabalho e provou que poderia ir mais além neste concelho. Por isso, o objetivo é obviamente ganhar esta Câmara Municipal e as juntas de freguesia, mostrando à população que temos um candidato capaz, conhecedor do território, bem preparado e que sabe o que é importante para Melgaço, para melhorar a qualidade de vida de toda a população. José Albano é uma pessoa próxima, competente e temos a certeza de que ele a toda a equipa que tanto tem trabalhado pela defesa da população e do território vão conseguir atingir o resultado esperado”, defende o presidente da distrital, que parabeniza ainda o cabeça de lista das últimas autárquicas, José Passos Rodrigo, pela coragem em se ter candidatado em 2021, e pelo desempenho demonstrado ao longo deste percurso, tal como toda a equipa que tão bem tem defendido os ideais sociais-democratas e o concelho em prol de um maior desenvolvimento.

José Albano Domingues é natural de Melgaço, vive e trabalha neste concelho onde tem apostado em vários setores, começando pela sua área profissional, a advocacia, passando pela área empresarial e associativa.

“Tenho feito em Melgaço a minha vida, na advocacia, enquanto empresário (nos ramos da venda a retalho/supermercados, do turismo rural e do imobiliário), como membro de associações e instituições particulares de solidariedade social (caso da Santa Casa da Misericórdia), na vida política ativa (enquanto vereador e deputado municipal), e como mero cidadão”, conta.

O candidato afirma que se apresenta agora como candidato por não se rever “no caminho, de contínua perda”, que se tem vindo a registar no concelho, nomeadamente “perda populacional, de poder de compra, ao nível comercial, de atratividade e investimento, de dinâmicas várias”, perda, até, que muito o preocupa, “da confiança e crença no próprio concelho”.

“Não foi uma decisão fácil, pelo muito trabalho que sei que me espera, pelas “pedras” que sei que encontrarei no caminho. Mas aceitei este desafio pelas raízes e fortes ligações que tenho a Melgaço. Melgaço é a minha casa, a camisola que visto, o foco que escolhi para uma nova fase da minha vida. Também sei do contributo que posso dar no exercício das funções para as quais me candidato. Quem me conhece sabe também da minha grande capacidade de trabalho e que coloco todo o saber e empenho nas causas que me são confiadas. Estou também certo de que nós, Melgacenses, temos condições para fazer muito mais e melhor do que tem sido feito até aqui”, declara o candidato.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Fevereiro, 2026

EntardeCER recebe palestra sobre adeptos de futebol e identidade social em Viana do Castelo

O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Valença promove sessão de sensibilização sobre espécies invasoras

Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Tentativa de assalto causa danos na Capela de Nossa Senhora da Graça em Lanhelas

Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Serra d’Arga passa a ser Zona de Especial Conservação a partir de hoje

A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Deputados do PS alertam para risco de queda de árvores em Lanhelas e exigem ação urgente da APA

Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Internacional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta no mercado ibérico na NAVARTUR

Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Atelier de Viana do Castelo apoia recuperação do património religioso danificado pelo mau tempo

Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.