Logo
Regional

PS acusa Governo de atropelo ao direito a médico de família no Alto Minho

10 Janeiro, 2025 | 9:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A concelhia do PS de Arcos de Valdevez acusou o Governo de "um total atropelo ao direito a médico de família no Alto Minho" por ter aberto, no último concurso nacional, apenas uma vaga para a região.

“Trata-se de um total atropelo ao direito a médico de família no Alto Minho, que sempre foi garantido a virtualmente 100% da população nas últimas décadas. Porque felizmente, este território tem sempre candidatos para as vagas que abre. Nunca ficam vagas vazias em concurso”, refere o presidente da concelhia do PS de Arcos de Valdevez.

Em comunicado, João Braga Simões, que é também vereador na Câmara de Arcos de Valdevez, acrescenta que “o mapa de vagas a concurso para a colocação de médicos de família a nível nacional, publicado em Diário da República (DR) a 26 de dezembro último, abre apenas uma vaga em Valença, depois terem sido identificadas necessidades de pelo menos seis ou sete médicos no Alto Minho”.

“Curiosamente, trata-se da terra [Valença] do chefe de gabinete da ministra da Saúde, ex-presidente de câmara pelo PSD, Jorge Mendes. Para os restantes milhares de utentes do distrito sem médico espera-os um calvário de meses, pelo menos mais seis, até ao próximo concurso abrir, em meados de 2025 para eventualmente, se forem abertas as vagas necessárias, cobrir as falhas de médico no distrito”.

No despacho publicado em DR, consta a colocação de um médico na Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) de Valença e 10 especialistas, dos quais em doenças infecciosas (4), medicina do trabalho (2), medicina interna (1), psiquiatria (2) e psiquiatria da infância e da adolescência (1) na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Segundo o médico João Braga Simões, “em Arcos de Valdevez, neste momento, há duas listas, com cerca de três mil utentes sem médico de família e que aguardavam a colocação de novo médico há vários meses”.

“E assim ficarão, por inépcia do Governo. Não existe nenhuma boa razão para o Governo abrir apenas 25% das vagas identificadas como necessárias pelas Unidades Locais de Saúde (ULS). Só um ataque deliberado ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), que no caso do Alto Minho atinge populações especialmente vulneráveis e em época de pico epidémico de doenças respiratórias, exatamente quando estes novos profissionais seriam mais necessários”, sublinha.

Segundo João Braga Simões, “as câmaras municipais e todas as forças políticas deviam clamar por um acesso digno a cuidados de saúde à sua população, o que passa, em primeira instância, pela garantia de médico família a todos os alto-minhotos”.

“Falhar na defesa de um pilar básico do Estado é falhar sobre todos os nossos concidadãos”, reforça.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 4 Fevereiro, 2026

Equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez é Campeã Nacional

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Caminha assinala hoje o Dia Mundial do Cancro com iniciativa da Operação Nariz Vermelho

Caminha assinala hoje, dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro, com uma iniciativa promovida no âmbito da Operação Nariz Vermelho. O evento tem lugar às 19h00 no Edifício Paços do Concelho, na Praça Conselheiro Silva Torres.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Nortaluga apoia comunidades afetadas pela Tempestade Kristin

A Nortaluga, empresa sediada na Zona Industrial do Neiva, 2ª fase, em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, reforça o seu compromisso com as comunidades afetadas pela Tempestade Kristin. A empresa manifesta total solidariedade a famílias, empresas e instituições impactadas por esta intempérie.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

“Nadar em Família” celebra três anos e atrai cada vez mais participantes em Viana do Castelo

O projeto “Nadar em Família”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, celebrou no fim de semana três anos de existência, consolidando-se como uma iniciativa de referência para a prática de atividades aquáticas em família.