Logo
Regional

PRR vai financiar em 409 mil euros obras na residência estudantil de Melgaço

23 Setembro, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Pousada da Juventude de Melgaço, que funciona como residência estudantil em época baixa, vai ter obras de 580 mil euros financiadas em cerca de 409 mil euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), revelou a autarquia.

Em comunicado, o município do distrito de Viana do Castelo explica que “viu aprovada a candidatura para adaptação da Pousada de Juventude para alojamento estudantil” com capacidade para 38 camas.

O objetivo da empreitada, cuja conclusão está prevista para o final de 2025, é “incrementar a eficiência energética do edifício e promover a sustentabilidade ambiental”.

Propriedade da MoviJovem, a Pousada da Juventude “é um edifício do início do século destinado a alojamento turístico destinado a jovens, a preços acessíveis”, continuando “a ter esta utilização nos períodos não letivos”.

“Em novembro de 2021, num acordo tripartido, a Movijovem cedeu o imóvel ao município, que por sua vez o cedeu aos Serviços de Ação Social do IPVC [Instituto Politécnico de Viana do Castelo] para que fosse explorado como alojamento estudantil em período letivo”, descreve a autarquia.

As obras agora em causa “passam pela correção de algumas patologias do edifício, designadamente de infiltrações e humidades, bem como a renovação dos sistemas de AVAC, instalação de bombas de calor, substituindo caldeiras ineficientes a gás e a introdução de painéis fotovoltaicos para produção de eletricidade para autoconsumo”, entre outras.

Citado na nota de imprensa, o presidente da Câmara, Manoel Batista, explica que a intervenção “visa solucionar vários problemas existentes, criando sinergias entre os diferentes atores e ativos territoriais”.

“De facto, a pousada poderia continuar subocupada e a gerar défices, mas com esta solução mantemos a sua rentabilidade na época alta e incrementamos a sua utilização e sustentabilidade fora da época alta, enquanto solucionamos o problema de falta de oferta de alojamento estudantil a custos acessíveis no território”, disse.

O autarca avança que a intervenção prevê “uma redução de cerca de 43,8% de consumo em energia primária, bem como uma redução de 57,2% das emissões de dióxido de carbono”.

A Câmara explica ainda que, apesar da capacidade atual do alojamento ser de 58 camas, “para alojamento estudantil, atendendo aos critérios legalmente fixados, fixou-se a tipologia de quartos em duplos, o que determina a capacidade em 38 camas”.

“Dessa forma, deixam de existir quartos triplos ou quádruplos, incrementando o bem-estar e conforto dos estudantes”, refere.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Dezembro, 2025

Largo das Neves recebe tradicional Fogueira de Natal

O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido ao frio

O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.

Internacional 26 Dezembro, 2025

Escola Secundária de Monserrate leva alunos ao Parlamento Europeu

A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.