A Pousada da Juventude de Melgaço, que funciona como residência estudantil em época baixa, vai ter obras de 580 mil euros financiadas em cerca de 409 mil euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), revelou a autarquia.
Em comunicado, o município do distrito de Viana do Castelo explica que “viu aprovada a candidatura para adaptação da Pousada de Juventude para alojamento estudantil” com capacidade para 38 camas.
O objetivo da empreitada, cuja conclusão está prevista para o final de 2025, é “incrementar a eficiência energética do edifício e promover a sustentabilidade ambiental”.
Propriedade da MoviJovem, a Pousada da Juventude “é um edifício do início do século destinado a alojamento turístico destinado a jovens, a preços acessíveis”, continuando “a ter esta utilização nos períodos não letivos”.
“Em novembro de 2021, num acordo tripartido, a Movijovem cedeu o imóvel ao município, que por sua vez o cedeu aos Serviços de Ação Social do IPVC [Instituto Politécnico de Viana do Castelo] para que fosse explorado como alojamento estudantil em período letivo”, descreve a autarquia.
As obras agora em causa “passam pela correção de algumas patologias do edifício, designadamente de infiltrações e humidades, bem como a renovação dos sistemas de AVAC, instalação de bombas de calor, substituindo caldeiras ineficientes a gás e a introdução de painéis fotovoltaicos para produção de eletricidade para autoconsumo”, entre outras.
Citado na nota de imprensa, o presidente da Câmara, Manoel Batista, explica que a intervenção “visa solucionar vários problemas existentes, criando sinergias entre os diferentes atores e ativos territoriais”.
“De facto, a pousada poderia continuar subocupada e a gerar défices, mas com esta solução mantemos a sua rentabilidade na época alta e incrementamos a sua utilização e sustentabilidade fora da época alta, enquanto solucionamos o problema de falta de oferta de alojamento estudantil a custos acessíveis no território”, disse.
O autarca avança que a intervenção prevê “uma redução de cerca de 43,8% de consumo em energia primária, bem como uma redução de 57,2% das emissões de dióxido de carbono”.
A Câmara explica ainda que, apesar da capacidade atual do alojamento ser de 58 camas, “para alojamento estudantil, atendendo aos critérios legalmente fixados, fixou-se a tipologia de quartos em duplos, o que determina a capacidade em 38 camas”.
“Dessa forma, deixam de existir quartos triplos ou quádruplos, incrementando o bem-estar e conforto dos estudantes”, refere.
Valença registou este ano um recorde de participação no concurso “Compras de Natal”, com 125 estabelecimentos aderentes e a recolha de mais de 12 mil cupões de vendas, comprovando a força e atratividade do comércio local durante a época natalícia.
O Santa Luzia FC vai defrontar o GD Árvore nos oitavos de final da Taça de Portugal feminina Placard, ditou o sorteio realizado na Cidade do Futebol. O encontro coloca frente a frente duas equipas da Liga Feminina Placard, num dos embates mais equilibrados desta fase da competição.
O parque de campismo do Cabedelo, em Viana do Castelo, está encerrado há cerca de dois meses, depois de a Orbitur ter comunicado à Câmara Municipal que não pretendia continuar a assegurar a exploração do espaço.
A Associação “Dinamicamente” recebeu um donativo de 1.000 € dos funcionários da Câmara Municipal de Monção, resultado da contribuição feita durante o último Jantar de Natal da autarquia, realizado a 19 de dezembro no Restaurante “Encosta do Crasto”.
O Município de Viana do Castelo marca presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo, um dos mais relevantes encontros internacionais do setor, que decorre em Madrid entre os dias 21 e 25 de janeiro, reforçando a promoção do território junto de mercados estratégicos.
A Escola Básica e Secundária de Caminha recebeu recentemente novos equipamentos educativos, numa iniciativa solidária do casal de empresários Marivy e Stephen Waters. A oferta visa apoiar crianças em situação de vulnerabilidade e escolas com maiores necessidades.
Os utentes e colaboradores da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – deram início ao ano novo com a tradicional visita de “Cantar das Janeiras” aos Paços do Concelho de Valença, sendo recebidos pelo Executivo Municipal.