O setor das pescas recebeu quase sete milhões de euros até junho, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), contabilizando ainda mais de 21 milhões de euros aprovados. O distrito de Viana do Castelo integra a lista de menores investimentos aprovados.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pescas, até 07 de junho, o setor das pescas recebeu 6.561.121,63 euros, que se inserem na transição verde e digital e segurança neste setor.
Por sua vez, o apoio aprovado está em 21.311.277,70 euros, enquanto o investimento aprovado se situa em 44.233.781,46 euros.
No que se refere ao investimento aprovado, por distrito, destacam-se Faro (22,8 milhões de euros), Porto (15,6 milhões de euros) e Coimbra (4,9 milhões de euros).
Já com os menores investimentos aprovados estão, por exemplo, Aveiro (173.550 euros), Viana do Castelo (242.284 euros) e Viseu (552.087 euros).
Contabilizam-se 69 projetos aprovados no aviso Transição Energética e Redução do Impacto Ambiental, com um investimento aprovado de 52,9 milhões de euros.
Após a reprogramação do PRR, aprovada em setembro de 2023, a dotação total do programa ascendeu a 22.216 milhões de euros.
O PRR, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.
Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.