O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai financiar em mais de 40 milhões de euros intervenções de recuperação, reabilitação ou modernização de oito escolas do Norte, foi anunciado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
De acordo com uma nota da CCDR-Norte enviada às redações, “oito escolas da Região Norte vão receber intervenções de recuperação e reabilitação no valor superior a 40 milhões de euros (40.398.233,53 Euro)”.
Em causa estão intervenções em escolas de Valongo (Escola Secundária de Valongo), Guimarães (Escola Básica do Vale de São Torcato), Vila Nova de Gaia (Escola Básica de Santa Marinha), Penafiel (Escola Básica de Penafiel Sudeste), Arcos de Valdevez (EB 2,3/S de Arcos de Valdevez), Moimenta da Beira (Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira), Paredes (Escola Básica de Paredes) e Lamego (Escola Básica de Lamego).
A assinatura dos contratos relativos às intervenções está marcada para segunda-feira, às 09:30, na sede da CCDR-Norte, no Porto, e tem a presença prevista do presidente da instituição, António Cunha, e do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
No âmbito do PRR, foram já celebrados 22 protocolos para intervenções em escolas, no passado mês de maio.
À data, os municípios envolvidos foram Barcelos, Chaves, Esposende, Maia, Mogadouro, Monção, Paços de Ferreira, Penafiel, Penedono, Sabrosa, Santo Tirso, Trofa, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Foz Côa.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.