Logo
Regional

Protocolo de colaboração e cooperação financeira pretende apoiar vianenses com insuficiência económica na compra de medicação

18 Abril, 2024 | 13:49
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou hoje o protocolo de colaboração e cooperação financeira com a Dignitude - Instituição Particular de Solidariedade Social para promoção do Programa Abem - Rede Solidária do Medicamento no concelho. A iniciativa contempla todas as farmácias do concelho vianense e pretende apoiar, numa primeira fase, cerca de meia centena de vianenses que realizam medicação crónica e que apresentam insuficiência económica comprovada.

Este é um programa que acontece em já 165 concelhos a nível nacional, em articulação com 190 entidades referenciadas no país. Nesse âmbito, o autarca, Luís Nobre, afirmou que este é “um dia importante” por trazer, para Viana do Castelo, “um projeto que mitiga os problemas dos vianenses”, considerando que estas parcerias “são fundamentais para efetivar o trabalho do município”.

O Presidente da Câmara destacou a responsabilidade social do projeto, assumindo que as farmácias “são um agente fundamental no ecossistema de saúde e um passo em frente na consciência coletiva”.

O protocolo entre o Município e a Dignitude, IPSS responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento, tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica. 

A proposta de protocolo, que já tinha sido aprovada em reunião camarária, informa que “o número de pedidos de apoio económico para aquisição de medicação de carácter crónico, é uma realidade recorrente na Divisão de Coesão Social”, indicando que, em 2023, foram realizados apoios em medicação em valores elevados a munícipes “que apresentavam uma situação económica de grande fragilidade e vulnerabilidade e que, por serem beneficiários de prestações sociais, com capitações negativas, se viram com dificuldade na aquisição da medicação, comprometendo muitas das vezes o cumprimento da terapêutica e por consequência o agravamento do estado de saúde”.

Assim, indica o documento, a aquisição do cartão saúde é uma mais-valia no âmbito da promoção de saúde e na prevenção de situações de exclusão social. De momento, prevê-se a necessidade de sinalizar cerca de 50 utentes que realizam medicação crónica e que apresentam insuficiência económica comprovada, sendo por esse motivo elegíveis para beneficiar da medida. A proposta realçava ainda que, no decorrer da avaliação, poderão surgir novas situações, sendo, portanto, este um processo dinâmico que é apoiado, numa primeira fase, com uma verba de 8.000 euros para o presente ano.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Obras na Ponte Eiffel suspensas até sábado

A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.

Regional 10 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal regressa a Viana do Castelo com espetáculo familiar

Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.

Desporto 10 Dezembro, 2025

Tiago Maciel é o primeiro canoísta vianense a receber estatuto de Esperança Olímpica

O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe mais de 2 milhões de euros na requalificação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.

Regional 10 Dezembro, 2025

Valença reforça apoio ao setor pecuário com investimento de 10 mil euros para 15 explorações locais

A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.

Regional 10 Dezembro, 2025

Monção aprova maior orçamento de sempre para 2026

A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.

Regional 10 Dezembro, 2025

VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho decorrem em Valença

Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.