O Halloween ou Dia das Bruxas é uma tradição típica dos EUA, mas que aos poucos se foi tornando uma celebração internacional. Para muitos, este dia é sinónimo de dar largas à imaginação, com muita diversão, festas e encontros. No entanto, a noite de Halloween pode tornar-se num verdadeiro pesadelo. Segundo dados apresentados pela Prosegur Alarms, outubro é o mês em que se verificam mais ocorrências reais, o mesmo sucede devido ao maior número de incidências que se tem vindo a registar no dia 31 de outubro.
Para poder aproveitar o Halloween sem medos nem preocupações, a Prosegur Alarms recomenda cinco dicas para proteger a sua casa no Halloween:
Cuidado com as portas e janelas– Antes de abrir a porta, utilize sempre o olho mágico ou o intercomunicador, para ter a certeza de que é seguro. Aconselhamos também que tranque a porta sempre que não lhe seja possível ver quem está do lado de fora.
Manter as luzes acesas ou colocar sensores de luz – Manter uma luz ligada ou instalar luzes de presença exteriores com temporizador automático podem ser opções viáveis para que a casa se mantenha iluminada, mesmo de noite. Dessa forma, dá a ilusão de que a casa está habitada, mesmo quando está ausente, podendo dissuadir potenciais atos de vandalismo ou assaltos.
Atenção às decorações– As decorações de Halloween, como as lanternas de abóbora e as velas, podem contribuir para comprometer a sua segurança, uma vez que poderão dar origem a incêndios. As decorações nas janelas também podem ser um problema se impedirem a visibilidade, por isso certifique-se de que as suas decorações não o impedem de ver quem está à sua porta.
Instale um sistema de alarme– Atualmente existem diversas opções de alarmes. Por norma, os alarmes domésticos disponíveis incluem detetores de movimento e de calor, câmaras exteriores e interiores, contactos magnéticos nas portas e janelas, chaves encriptadas e sirenes, interligadas a uma Central de Operações de Segurança durante 24h por dia, para que seja possível prestar auxílio ou avisar as autoridades o mais rapidamente possível.
APP Prosegur Smart e serviço Prosegur ContiGo – Existem também sistemas que podem ser controlados remotamente, através de um smartphone, para um maior conforto do utilizador. Realize a gestão do alarme e visualize imagens da sua residência em qualquer momento e desde qualquer local através da App Prosegur Smart. Combine uma ronda de “doce ou travessura” cronometrada na App e ensine as crianças desde cedo a utilizar o botão de SOS em caso de emergência, através do serviço Prosegur ContiGo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.