O Halloween ou Dia das Bruxas é uma tradição típica dos EUA, mas que aos poucos se foi tornando uma celebração internacional. Para muitos, este dia é sinónimo de dar largas à imaginação, com muita diversão, festas e encontros. No entanto, a noite de Halloween pode tornar-se num verdadeiro pesadelo. Segundo dados apresentados pela Prosegur Alarms, outubro é o mês em que se verificam mais ocorrências reais, o mesmo sucede devido ao maior número de incidências que se tem vindo a registar no dia 31 de outubro.
Para poder aproveitar o Halloween sem medos nem preocupações, a Prosegur Alarms recomenda cinco dicas para proteger a sua casa no Halloween:
Cuidado com as portas e janelas– Antes de abrir a porta, utilize sempre o olho mágico ou o intercomunicador, para ter a certeza de que é seguro. Aconselhamos também que tranque a porta sempre que não lhe seja possível ver quem está do lado de fora.
Manter as luzes acesas ou colocar sensores de luz – Manter uma luz ligada ou instalar luzes de presença exteriores com temporizador automático podem ser opções viáveis para que a casa se mantenha iluminada, mesmo de noite. Dessa forma, dá a ilusão de que a casa está habitada, mesmo quando está ausente, podendo dissuadir potenciais atos de vandalismo ou assaltos.
Atenção às decorações– As decorações de Halloween, como as lanternas de abóbora e as velas, podem contribuir para comprometer a sua segurança, uma vez que poderão dar origem a incêndios. As decorações nas janelas também podem ser um problema se impedirem a visibilidade, por isso certifique-se de que as suas decorações não o impedem de ver quem está à sua porta.
Instale um sistema de alarme– Atualmente existem diversas opções de alarmes. Por norma, os alarmes domésticos disponíveis incluem detetores de movimento e de calor, câmaras exteriores e interiores, contactos magnéticos nas portas e janelas, chaves encriptadas e sirenes, interligadas a uma Central de Operações de Segurança durante 24h por dia, para que seja possível prestar auxílio ou avisar as autoridades o mais rapidamente possível.
APP Prosegur Smart e serviço Prosegur ContiGo – Existem também sistemas que podem ser controlados remotamente, através de um smartphone, para um maior conforto do utilizador. Realize a gestão do alarme e visualize imagens da sua residência em qualquer momento e desde qualquer local através da App Prosegur Smart. Combine uma ronda de “doce ou travessura” cronometrada na App e ensine as crianças desde cedo a utilizar o botão de SOS em caso de emergência, através do serviço Prosegur ContiGo.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.