Logo
Nacional

Proteção Civil registou 496 ocorrências até às 10h00 devido ao mau tempo

26 Setembro, 2024 | 13:37
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 10:00 de hoje 496 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, sem vítimas, tendo a Área Metropolitana do Porto sido a zona mais afetada.

Em declarações à agência Lusa pelas 10:50, Paulo Santos, oficial de operações na ANEPC, disse que, daquele total, 164 ocorrências foram registadas na Área Metropolitana do Porto.

“São sobretudo quedas de árvores e de estruturas e limpezas de via devido a detritos ou inertes nas estradas por causa do vento e da chuva, que não causaram vítimas nem danos significativos em infraestruturas”, indicou.

De acordo com Paulo Santos, a Proteção Civil registou também 45 ocorrências na região do Cávado, 38 no Ave e 32 em Viseu/Dão Lafões, igualmente relacionadas com queda de árvores e de estruturas e limpezas de via.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Braga, Guarda, Bragança e Coimbra sob aviso amarelo até às 12:00 de hoje por causa da chuva persistente e por vezes forte, em especial nas regiões montanhosas.

Estes nove distritos estão igualmente sob aviso amarelo até às 15:00 de hoje devido à previsão de vento de sudoeste com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h), podendo atingir 90 km/h nas terras altas.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que há uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Na sequência da previsão do IPMA, a ANEPC alertou a população para o risco de cheias, derrocadas, deslizamentos e queda de estruturas e árvores, em particular nas zonas atingidas recentemente por incêndios rurais.

Foto: Arquivo

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Dezembro, 2025

Monção aprova maior orçamento de sempre para 2026

A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.

Regional 10 Dezembro, 2025

VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho decorrem em Valença

Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.

Desporto 9 Dezembro, 2025

Sporting mostra personalidade na Baviera mas sai derrotado pelo Bayern na Liga dos Campeões

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra Natal com comércio local e espaços temáticos

Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.

Internacional 9 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença recebe 500 mil euros para projetos culturais e desportivos

Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPO reage a apelo de jovem de Viana do Castelo

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe 45 mil euros na pavimentação de ruas em São Romão de Neiva

A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.