Logo
Nacional

Proteção Civil registou 496 ocorrências até às 10h00 devido ao mau tempo

26 Setembro, 2024 | 13:37
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 10:00 de hoje 496 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, sem vítimas, tendo a Área Metropolitana do Porto sido a zona mais afetada.

Em declarações à agência Lusa pelas 10:50, Paulo Santos, oficial de operações na ANEPC, disse que, daquele total, 164 ocorrências foram registadas na Área Metropolitana do Porto.

“São sobretudo quedas de árvores e de estruturas e limpezas de via devido a detritos ou inertes nas estradas por causa do vento e da chuva, que não causaram vítimas nem danos significativos em infraestruturas”, indicou.

De acordo com Paulo Santos, a Proteção Civil registou também 45 ocorrências na região do Cávado, 38 no Ave e 32 em Viseu/Dão Lafões, igualmente relacionadas com queda de árvores e de estruturas e limpezas de via.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Braga, Guarda, Bragança e Coimbra sob aviso amarelo até às 12:00 de hoje por causa da chuva persistente e por vezes forte, em especial nas regiões montanhosas.

Estes nove distritos estão igualmente sob aviso amarelo até às 15:00 de hoje devido à previsão de vento de sudoeste com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h), podendo atingir 90 km/h nas terras altas.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que há uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Na sequência da previsão do IPMA, a ANEPC alertou a população para o risco de cheias, derrocadas, deslizamentos e queda de estruturas e árvores, em particular nas zonas atingidas recentemente por incêndios rurais.

Foto: Arquivo

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Fevereiro, 2026

Mercado imobiliário em Viana do Castelo dispara 16,8% em um ano

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança campanha solidária para apoiar vítimas da tempestade Kristin

O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Paredes de Coura celebra fevereiro com cultura, teatro e tradições do Entrudo

Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo: Reunião camarária aborda revisão orçamental, mobilidade e protocolos sociais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.

Cultura 2 Fevereiro, 2026

Viana Jazz entre os 10 melhores festivais ibéricos

O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Valença desafia casais a eternizar o amor em concurso de fotografia

Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Escuteiros de Viana do Castelo apoiam populações afetadas pela depressão Kristin

A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.