Logo
Nacional

Proteção Civil registou 496 ocorrências até às 10h00 devido ao mau tempo

26 Setembro, 2024 | 13:37
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 10:00 de hoje 496 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, sem vítimas, tendo a Área Metropolitana do Porto sido a zona mais afetada.

Em declarações à agência Lusa pelas 10:50, Paulo Santos, oficial de operações na ANEPC, disse que, daquele total, 164 ocorrências foram registadas na Área Metropolitana do Porto.

“São sobretudo quedas de árvores e de estruturas e limpezas de via devido a detritos ou inertes nas estradas por causa do vento e da chuva, que não causaram vítimas nem danos significativos em infraestruturas”, indicou.

De acordo com Paulo Santos, a Proteção Civil registou também 45 ocorrências na região do Cávado, 38 no Ave e 32 em Viseu/Dão Lafões, igualmente relacionadas com queda de árvores e de estruturas e limpezas de via.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Braga, Guarda, Bragança e Coimbra sob aviso amarelo até às 12:00 de hoje por causa da chuva persistente e por vezes forte, em especial nas regiões montanhosas.

Estes nove distritos estão igualmente sob aviso amarelo até às 15:00 de hoje devido à previsão de vento de sudoeste com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h), podendo atingir 90 km/h nas terras altas.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que há uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Na sequência da previsão do IPMA, a ANEPC alertou a população para o risco de cheias, derrocadas, deslizamentos e queda de estruturas e árvores, em particular nas zonas atingidas recentemente por incêndios rurais.

Foto: Arquivo

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 19 Dezembro, 2025

Obras na Ponte Eiffel de Viana do Castelo arrancam em janeiro

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.

Regional 19 Dezembro, 2025

Ponte de Lima mantém benefícios fiscais para 2026 e aposta em famílias e empresas

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana do Castelo lança 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”

O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.

Internacional 19 Dezembro, 2025

Portugal e Brasil simplificam reconhecimento de cartas de condução

O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.

Nacional 19 Dezembro, 2025

PJ detém três jovens por roubo agravado e sequestro em Viana do Castelo

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.

Música 19 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam hoje em concerto acústico integrado na animação de Natal de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana TV promove Natal em Viana do Castelo com programa em direto da Praça da República

A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.