A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 10:00 de hoje 496 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, sem vítimas, tendo a Área Metropolitana do Porto sido a zona mais afetada.
Em declarações à agência Lusa pelas 10:50, Paulo Santos, oficial de operações na ANEPC, disse que, daquele total, 164 ocorrências foram registadas na Área Metropolitana do Porto.
“São sobretudo quedas de árvores e de estruturas e limpezas de via devido a detritos ou inertes nas estradas por causa do vento e da chuva, que não causaram vítimas nem danos significativos em infraestruturas”, indicou.
De acordo com Paulo Santos, a Proteção Civil registou também 45 ocorrências na região do Cávado, 38 no Ave e 32 em Viseu/Dão Lafões, igualmente relacionadas com queda de árvores e de estruturas e limpezas de via.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Braga, Guarda, Bragança e Coimbra sob aviso amarelo até às 12:00 de hoje por causa da chuva persistente e por vezes forte, em especial nas regiões montanhosas.
Estes nove distritos estão igualmente sob aviso amarelo até às 15:00 de hoje devido à previsão de vento de sudoeste com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h), podendo atingir 90 km/h nas terras altas.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que há uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.
Na sequência da previsão do IPMA, a ANEPC alertou a população para o risco de cheias, derrocadas, deslizamentos e queda de estruturas e árvores, em particular nas zonas atingidas recentemente por incêndios rurais.
Foto: Arquivo
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.
Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.