A Proteção Civil registou, desde as 00h00 de hoje até às 14h30, um total de 98 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental, sobretudo nas regiões Norte e Centro, sem registo de vítimas, nem danos materiais avultados.
Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse à agência Lusa que das ocorrências registadas se destacam limpezas das vias, com 36 situações, quedas de árvores, com 29, e pequenas inundações, com 15. As regiões mais afetadas foram o Norte, com 59 ocorrências, e o Centro, com 22, indicou a mesma fonte.
O total de 98 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental mobilizaram 306 operacionais e 119 meios terrestres, de acordo com a Proteção Civil.
Questionada sobre o impacto destas ocorrências, fonte da ANEPC assegurou que “não há registo de danos pessoais, nem materiais avultados”, acrescentando que também não há qualquer via principal interditada ao trânsito.
A mesma fonte reiterou o alerta para um agravamento do estado do tempo durante a tarde e a noite de hoje nas regiões Norte e Centro e um agravamento no domingo na zona Sul de Portugal continental.
Em causa está a depressão Céline, associada a uma superfície frontal fria, que vai afetar Portugal continental a partir da tarde deste sábado, com precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, principalmente no Minho e Douro Litoral, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de “precipitação persistente, e por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada”, situação que se prevê até às 03h00 de domingo.
Entre hoje e domingo, os restantes distritos de Portugal continental, designadamente Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre, estarão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva.
Além do alerta associado à precipitação, estão hoje sob aviso amarelo devido à agitação marítima os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.
Para hoje, há também aviso amarelo devido ao vento para o Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, segundo o IPMA.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.