A Proteção Civil registou, desde as 00h00 de hoje até às 14h30, um total de 98 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental, sobretudo nas regiões Norte e Centro, sem registo de vítimas, nem danos materiais avultados.
Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse à agência Lusa que das ocorrências registadas se destacam limpezas das vias, com 36 situações, quedas de árvores, com 29, e pequenas inundações, com 15. As regiões mais afetadas foram o Norte, com 59 ocorrências, e o Centro, com 22, indicou a mesma fonte.
O total de 98 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental mobilizaram 306 operacionais e 119 meios terrestres, de acordo com a Proteção Civil.
Questionada sobre o impacto destas ocorrências, fonte da ANEPC assegurou que “não há registo de danos pessoais, nem materiais avultados”, acrescentando que também não há qualquer via principal interditada ao trânsito.
A mesma fonte reiterou o alerta para um agravamento do estado do tempo durante a tarde e a noite de hoje nas regiões Norte e Centro e um agravamento no domingo na zona Sul de Portugal continental.
Em causa está a depressão Céline, associada a uma superfície frontal fria, que vai afetar Portugal continental a partir da tarde deste sábado, com precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, principalmente no Minho e Douro Litoral, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de “precipitação persistente, e por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada”, situação que se prevê até às 03h00 de domingo.
Entre hoje e domingo, os restantes distritos de Portugal continental, designadamente Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre, estarão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva.
Além do alerta associado à precipitação, estão hoje sob aviso amarelo devido à agitação marítima os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.
Para hoje, há também aviso amarelo devido ao vento para o Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, segundo o IPMA.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.