A Proteção Civil registou, desde as 00h00 de hoje até às 14h30, um total de 98 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental, sobretudo nas regiões Norte e Centro, sem registo de vítimas, nem danos materiais avultados.
Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse à agência Lusa que das ocorrências registadas se destacam limpezas das vias, com 36 situações, quedas de árvores, com 29, e pequenas inundações, com 15. As regiões mais afetadas foram o Norte, com 59 ocorrências, e o Centro, com 22, indicou a mesma fonte.
O total de 98 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental mobilizaram 306 operacionais e 119 meios terrestres, de acordo com a Proteção Civil.
Questionada sobre o impacto destas ocorrências, fonte da ANEPC assegurou que “não há registo de danos pessoais, nem materiais avultados”, acrescentando que também não há qualquer via principal interditada ao trânsito.
A mesma fonte reiterou o alerta para um agravamento do estado do tempo durante a tarde e a noite de hoje nas regiões Norte e Centro e um agravamento no domingo na zona Sul de Portugal continental.
Em causa está a depressão Céline, associada a uma superfície frontal fria, que vai afetar Portugal continental a partir da tarde deste sábado, com precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, principalmente no Minho e Douro Litoral, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de “precipitação persistente, e por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada”, situação que se prevê até às 03h00 de domingo.
Entre hoje e domingo, os restantes distritos de Portugal continental, designadamente Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre, estarão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva.
Além do alerta associado à precipitação, estão hoje sob aviso amarelo devido à agitação marítima os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.
Para hoje, há também aviso amarelo devido ao vento para o Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, segundo o IPMA.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.