A proteção civil registou, entre as 00h00 e as 14h00 de hoje, 245 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, as quais não causaram feridos, a maioria nas regiões do Porto e do Alto Minho.
O comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), especificou que na Área Metropolitana do Porto foram registadas 85 ocorrências e no Alto Minho 47.
Segundo este responsável da ANEPC, a maioria das ocorrências foram inundações (126), quedas de árvores (46) e quedas de estrutura (40).
O comandante José Miranda indicou, ainda, que naquele período não houve vítimas a registar, nem danos em infraestruturas.
Relativamente às próximas horas, o responsável ressalvou que o maior pico destas condições meteorológicas adversas foi até às 12:00 e que a previsão “é de melhoria”.
“Os avisos meteorológicos, em grande parte, já terminaram ou estão a terminar. Deve manter-se a precipitação, mas já não temos aviso de vento, por exemplo”, apontou.
Viana do Castelo, Porto e Braga foram colocados sob aviso laranja entre as 06h00 e as 09h00 de hoje devido à precipitação forte e às rajadas de vento que podiam atingir os 100 quilómetros por hora (km/h) nas zonas altas.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.