A proteção civil registou, entre as 00h00 e as 14h00 de hoje, 245 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, as quais não causaram feridos, a maioria nas regiões do Porto e do Alto Minho.
O comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), especificou que na Área Metropolitana do Porto foram registadas 85 ocorrências e no Alto Minho 47.
Segundo este responsável da ANEPC, a maioria das ocorrências foram inundações (126), quedas de árvores (46) e quedas de estrutura (40).
O comandante José Miranda indicou, ainda, que naquele período não houve vítimas a registar, nem danos em infraestruturas.
Relativamente às próximas horas, o responsável ressalvou que o maior pico destas condições meteorológicas adversas foi até às 12:00 e que a previsão “é de melhoria”.
“Os avisos meteorológicos, em grande parte, já terminaram ou estão a terminar. Deve manter-se a precipitação, mas já não temos aviso de vento, por exemplo”, apontou.
Viana do Castelo, Porto e Braga foram colocados sob aviso laranja entre as 06h00 e as 09h00 de hoje devido à precipitação forte e às rajadas de vento que podiam atingir os 100 quilómetros por hora (km/h) nas zonas altas.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.