Logo
Regional

Proteção Civil registou 133 ocorrências até ao meio da tarde devido ao mau tempo

26 Janeiro, 2025 | 19:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Proteção Civil registou entre as 00:00 e as 16:00 de hoje 133 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria nas regiões do Minho, Alto Cávado e Aérea Metropolitana do Porto.

As ocorrências registadas ao longo do dia de hoje foram sobretudo relacionadas com pequenas inundações e quedas de árvores e infraestruturas, disse à Lusa Paulo Santos, oficial de operações na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Segundo a mesma fonte, as 133 ocorrências mobilizaram 184 meios das corporações de bombeiros.

A ANEPC elevou hoje o nível de alerta devido ao mau tempo nas regiões Centro e Norte do país, com previsões de chuva persistente, rajadas de vento até 110 quilómetros por hora, agitação marítima e queda de neve.

Num ‘briefing’ sobre a previsão de agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias, Carlos Mata, adjunto de operações nacionais da ANEPC, avançou que foi emitido um SMS preventivo para as regiões de Coimbra, Beiras e Serra da Estrela.

Carlos Mata alertou para possíveis “inundações em área urbana” e “piso escorregadio” por causa “da neve ou gelo que se possa formar” nas vias rodoviárias.

Segundo o responsável, as previsões apontam que durante a noite e madrugada haverá maior intensificação de algum problema que possa surgir devido à chuva e ao vento forte.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em aviso vermelho (o mais elevado de uma escala de quatro) os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo a partir das 12:00 de segunda-feira devido à agitação marítima.

Estes cinco distritos vão estar sob aviso vermelho até às 09:00 de terça-feira devido à chegada ao território nacional da depressão Hermínia, que vai trazer agitação marítima, aumento da precipitação e vento a partir de hoje.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 13 Fevereiro, 2026

Presidente da Câmara de Caminha critica posição do PS sobre árvores em Lanhelas

A presidente da Câmara Municipal de Caminha, Liliana Silva, reagiu com duras críticas às recentes declarações de deputados do Partido Socialista sobre o risco de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha.

Desporto 13 Fevereiro, 2026

Dinamarca, Noruega e País de Gales no caminho de Portugal na Liga das Nações

A Seleção Nacional de Portugal vai encontrar as seleções de Dinamarca, Noruega e País de Gales na Fase de Grupos da Liga das Nações 2026/27.

Nacional 13 Fevereiro, 2026

TAP reforça ponte aérea entre Lisboa e Porto após corte da A1

A companhia aérea portuguesa TAP vai reforçar a operação aérea entre Lisboa e Porto, disponibilizando até mais sete voos semanais e aumentando a capacidade em alguns horários, numa medida destinada a mitigar os impactos provocados pelo corte da Autoestrada 1 (A1).

Desporto 13 Fevereiro, 2026

Juventude Viana joga “oitavos” da Taça de Portugal esta sexta-feira nos Açores

A Juventude Viana desloca-se esta sexta-feira, 13 de fevereiro, à Ilha do Pico, nos Açores, para defrontar o Candelária, em partida referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O encontro está agendado para as 21h30 locais (22h30 no continente) e será disputado a uma só mão.

Regional 13 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez recebe reunião do Conselho Intermunicipal do Alto Minho

Arcos de Valdevez acolheu a Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da Câmara Municipal. O encontro reuniu autarcas e representantes dos municípios da região para debater planeamento e gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental.

Regional 13 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira mantém redução de taxas para feirantes em 2026

Os feirantes da Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão continuar a pagar menos em 2026. A Câmara Municipal decidiu manter a cobrança correspondente a 48 feiras anuais, em vez das habituais 52, medida que tem vindo a ser aplicada nos últimos anos.

Regional 13 Fevereiro, 2026

Ricardo Afonso é o novo diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate

Decorreu esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse de Ricardo Alberto de Sá Castro Afonso, como diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate.