A Proteção Civil registou entre as 00:00 e as 16:00 de hoje 133 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria nas regiões do Minho, Alto Cávado e Aérea Metropolitana do Porto.
As ocorrências registadas ao longo do dia de hoje foram sobretudo relacionadas com pequenas inundações e quedas de árvores e infraestruturas, disse à Lusa Paulo Santos, oficial de operações na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Segundo a mesma fonte, as 133 ocorrências mobilizaram 184 meios das corporações de bombeiros.
A ANEPC elevou hoje o nível de alerta devido ao mau tempo nas regiões Centro e Norte do país, com previsões de chuva persistente, rajadas de vento até 110 quilómetros por hora, agitação marítima e queda de neve.
Num ‘briefing’ sobre a previsão de agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias, Carlos Mata, adjunto de operações nacionais da ANEPC, avançou que foi emitido um SMS preventivo para as regiões de Coimbra, Beiras e Serra da Estrela.
Carlos Mata alertou para possíveis “inundações em área urbana” e “piso escorregadio” por causa “da neve ou gelo que se possa formar” nas vias rodoviárias.
Segundo o responsável, as previsões apontam que durante a noite e madrugada haverá maior intensificação de algum problema que possa surgir devido à chuva e ao vento forte.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em aviso vermelho (o mais elevado de uma escala de quatro) os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo a partir das 12:00 de segunda-feira devido à agitação marítima.
Estes cinco distritos vão estar sob aviso vermelho até às 09:00 de terça-feira devido à chegada ao território nacional da depressão Hermínia, que vai trazer agitação marítima, aumento da precipitação e vento a partir de hoje.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.