A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população face às previsões de mau tempo para os próximos dias, alertando para a possibilidade de inundações urbanas, cheias e deslizamentos de terras.
No aviso, a ANEPC pede a “adoção de comportamentos adequados” para prevenir consequências do mau tempo, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas, fixação de estruturas soltas, cuidado na circulação junto a árvores, pela possibilidade de queda de ramos devido ao vento, evitar circular junto à orla costeira e zonas ribeirinhas, não praticar atividades relacionadas com o mar, adotar uma condução defensiva e não atravessar zonas inundadas.
Catorze dos 18 distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo devido às previsões de chuva e vento a partir da meia-noite de segunda-feira, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Num comunicado hoje divulgado, o IPMA também colocou sob aviso amarelo devido à possibilidade de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, os distritos de Vila Real, Viana do Castelo e Braga entre as 12h00 e as 18h00 de segunda-feira.
De acordo com o IPMA, o aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O aviso amarelo para o distrito de Lisboa é válido na terça-feira entre as 00h00 e as 12h00, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada e vento forte do quadrante sul, com rajadas até 75 km/h, sendo até 100 km/h nas serras.
Pelas mesmas condições climatéricas, o IPMA colocou avisos amarelos para Vila Real, Viana do Castelo e Braga, mas que são válidos entre as 00h00 e as 18h00 de terça-feira.
Para Bragança, Viseu, Porto e Aveiro, os avisos amarelos por precipitação e vento são válidos entre as 00h00 e as 18h00 de terça-feira.
Para o distrito de Santarém, o IPMA emitiu um aviso amarelo por precipitação válido na terça-feira entre as 00:00 e as 18:00 e outro por vento, válido entre as 00h00 e as 18h00.
O distrito de Leiria também tem dois avisos amarelos a partir das 00h00 de terça-feira, um por precipitação até às 12h00 e outro por vento até às 18h00.
Castelo Branco tem dois avisos amarelos a partir das 00h00 de terça-feira, um por vento válido até às 18h00 e outro por precipitação até às 15h00.
Como a maioria dos outros distritos, o de Coimbra tem um aviso amarelo por vento até às 18h00 e outro por chuva até às 15h00.
Na terça-feira, o distrito da Guarda tem um aviso amarelo por vento entre as 00h00 de as 18h00 e outro por precipitação entre as 3h00 e as 18h00.
O distrito de Setúbal tem só um aviso amarelo, por vento, entre as 00h00 e as 12h00 de terça-feira.
O mau tempo que já se fez sentir na noite de sexta-feira e madrugada de sábado no norte do país provocou 294 ocorrências, incluindo 223 inundações em habitações e estradas.
Inundações em casas, restaurantes, elevadores e garagens, deslizamentos de terras e quedas de estruturas e árvores foram as principais ocorrências registadas.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.