A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) alertou esta segunda-feira que a Proteção Civil deve mais de meio milhão de euros às corporações de bombeiros, uma dívida referente ao dispositivo de combate a incêndios florestais de vários anos.
O presidente da LBP, António Nunes, avançou à Lusa que a Liga questionou as associações humanitárias de bombeiros voluntários sobre qual o montante em dívida da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR). “Até este momento já vai em 620 mil euros”, disse António Nunes, frisando que a dívida é capaz de “chegar ao milhão de euros”, uma vez que ainda não responderam todas as corporações de bombeiros.
Segundo a LBP, estas dívidas no âmbito do DECIR são sobretudo de 2022 e 2023, mas há também algumas que são desde 2019. António Nunes explicou que “são despesas extraordinárias que devem ser pagas e que têm a ver com as despesas apresentadas pelos corpos de bombeiros e que a ANEPC não pagou”, estando relacionadas essencialmente com materiais estragados e reparação de viaturas.
“As dívidas são muito variadas, mas não são despesas correntes”, afirmou, frisando que a LBP está a alertar agora para esta situação, uma vez que faltam 15 dias para o primeiro reforço de meios de combate a incêndios no âmbito do DECIR. “Acho que é muito mau que alguém comece mais uma época de fogos a pedir um esforço suplementar às associações, aos corpos de bombeiros e aos bombeiros, sem liquidar as despesas de anos anteriores”, realçou.
O presidente da LBP disse ainda esperar que o novo Governo dê orientações mais precisas à ANEPC “para cumprir com os compromissos”. A agência Lusa contactou a ANEPC sobre estas dívidas, mas até ao momento não obteve resposta.
Ponte de Lima será este fim de semana, dias 18 e 19 de outubro, o palco do Campeonato Regional Norte de Dressage, uma das provas mais importantes do calendário equestre nacional, organizada na Expolima. A Vianaequestre – Associação Hípica de Viana do Castelo marcará presença de forma destacada, com quatro cavaleiros apurados para disputar os títulos regionais.
Viana do Castelo prepara-se para receber este sábado, 18 de outubro, um animado feirão na Praça da República, com a presença da Ronda Típica de Carreço. O evento decorre entre as 10h00 e as 13h00, convidando a comunidade a desfrutar de petiscos típicos e momentos de folclore.
No ano em que comemora os 900 anos, Ponte de Lima leva a música às freguesias com o projeto “Ponte de Lima – A Vila dos Encantos”. Anais, São Martinho da Gandra, Sandiães, Correlhã e Labruja vão receber concertos que homenageiam o património e a identidade local.
Foi publicada em Diário da República, no dia 13 de outubro, a aprovação da alteração ao Plano de Pormenor do Parque da Cidade de Viana do Castelo.
Cerdal volta a vestir-se de festa este fim de semana com a Desfolhada Tradicional, marcada para os dias 18 e 19 de outubro. O evento, que celebra o ciclo agrícola e as tradições minhotas, promete música, gastronomia e animação para toda a família.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, recebe este sábado, dia 18 de outubro, às 21h30, o espetáculo “Rebovina Divas Live”, do grupo galego “De Vacas”. Os bilhetes têm o custo de 5,00 € e já estão disponíveis nas bilheteiras físicas e online.
Vila Nova de Cerveira recebe este fim de semana o espetáculo “Ouve-me de perto como se te tocasse”, apresentado pelo grupo Comédias do Minho. A criação propõe encontros de proximidade entre ator e público, inspirados nas cabines de prisões americanas, proporcionando uma experiência única de diálogo individual.