Logo
Nacional

Proteção Civil deve mais de meio milhão de euros aos bombeiros

30 Abril, 2024 | 9:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) alertou esta segunda-feira que a Proteção Civil deve mais de meio milhão de euros às corporações de bombeiros, uma dívida referente ao dispositivo de combate a incêndios florestais de vários anos.

O presidente da LBP, António Nunes, avançou à Lusa que a Liga questionou as associações humanitárias de bombeiros voluntários sobre qual o montante em dívida da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR). “Até este momento já vai em 620 mil euros”, disse António Nunes, frisando que a dívida é capaz de “chegar ao milhão de euros”, uma vez que ainda não responderam todas as corporações de bombeiros.

Segundo a LBP, estas dívidas no âmbito do DECIR são sobretudo de 2022 e 2023, mas há também algumas que são desde 2019. António Nunes explicou que “são despesas extraordinárias que devem ser pagas e que têm a ver com as despesas apresentadas pelos corpos de bombeiros e que a ANEPC não pagou”, estando relacionadas essencialmente com materiais estragados e reparação de viaturas.

“As dívidas são muito variadas, mas não são despesas correntes”, afirmou, frisando que a LBP está a alertar agora para esta situação, uma vez que faltam 15 dias para o primeiro reforço de meios de combate a incêndios no âmbito do DECIR. “Acho que é muito mau que alguém comece mais uma época de fogos a pedir um esforço suplementar às associações, aos corpos de bombeiros e aos bombeiros, sem liquidar as despesas de anos anteriores”, realçou.

O presidente da LBP disse ainda esperar que o novo Governo dê orientações mais precisas à ANEPC “para cumprir com os compromissos”. A agência Lusa contactou a ANEPC sobre estas dívidas, mas até ao momento não obteve resposta.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 21 Abril, 2025

Morreu o Papa Francisco

O Papa Francisco morreu hoje, anunciou o Vaticano, através do cardeal Kevin Ferrell. " Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco".

Regional 21 Abril, 2025

Luís Nobre: “Viana do Castelo não esquece que foi graças a si que Frei Bartolomeu dos Mártires foi canonizado”

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em seu nome e do executivo municipal, apresenta as condolências pelo falecimento do Papa Francisco, um homem de fé e um humanista que deixa um testemunho de profunda devoção.

Regional 21 Abril, 2025

Mensagem e Ação de Graças de D. João Lavrador pela ocasião do falecimento do Papa Francisco 

D. João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo, reagiu à morte do Papa Francisco, com mensagem muito sentida.

Regional 21 Abril, 2025

Beatriz Batarda inspira alunos do Vale do Minho

Entre 22 e 24 de abril, a atriz e encenadora Beatriz Batarda junta-se ao programa pedagógico das Comédias do Minho, assumindo as sessões do " Curso Alargado Sem Interesse Nenhum" (CASIN).

Desporto 20 Abril, 2025

AFVC: Vianense B tirou Atlético de Caminha da liderança da 2ª Divisão Distrital

Em fim de semana de Páscoa, o campeonato principal da Associação de Futebol de Viana do Castelo esteve parado, e apenas se realizaram os jogos da 30ª jornada da 2ª Divisão distrital. Destaque para a vitória (0-1) do Vianense B frente ao líder da competição.

Regional 20 Abril, 2025

Governo prorroga até 31 de maio o prazo para a limpeza de terrenos rurais

O Governo determinou, nos termos do n.º 12, do artigo 49.º do Decreto-Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro que, “Que os trabalhos de gestão de combustível na rede secundária de faixas de gestão de combustível podem decorrer até 31 de maio”, conforme Despacho n.º 4703-A/2025, de 16 de abril.

Desporto 20 Abril, 2025

Santa Luzia empata em Almada e termina fase regular da Liga feminina de futsal no 4º lugar

Realizou-se, este sábado, a 22.ª e última jornada da fase regular da Liga Feminina Placard, com os seis encontros a decorrerem em simultâneo. O Santa Luzia empatou (1-1) na casa do Futsal Feijó e termina no 4º lugar com 37 pontos