A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um aviso à população para chuva "forte e persistente", vento forte e agitação marítima nas próximas 24 horas, em especial nas regiões norte e centro. Esta quinta-feira, quatro distritos estão com aviso laranja devido à chuva.
No relatório, publicado esta quarta-feira, a ANEPC alerta para o “vento muito forte”, com rajadas que podem chegar aos 85 quilómetros por hora nas terras altas do norte e centro, e para a “agitação marítima forte”, com ondas de quatro a cinco metros.
A ANEPC avisa ainda que “é expectável” um aumento do volume da água na albufeira de Ribeiradio e a jusante desta barragem um aumento na zona de Águeda, podendo também ocorrer um aumento na bacia do Mondego, junto a Coimbra, “caso se verifiquem as previsões de precipitação forte”.
Face a estas previsões, a Proteção Civil avisa para a probabilidade de inúmeras ocorrências como inundações em zonas urbanas, cheias e deslizamentos de terras ou derrocadas. A ANEPC alerta ainda para a possibilidade de “contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais” e “arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública”.
A Proteção Civil apela à “adoção de comportamentos adequados, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis”, e recomenda à população a adoção de medidas como a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas” e a fixação adequada de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
A Proteção Civil apela ainda a um especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, bem como junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.