A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um aviso à população para chuva "forte e persistente", vento forte e agitação marítima nas próximas 24 horas, em especial nas regiões norte e centro. Esta quinta-feira, quatro distritos estão com aviso laranja devido à chuva.
No relatório, publicado esta quarta-feira, a ANEPC alerta para o “vento muito forte”, com rajadas que podem chegar aos 85 quilómetros por hora nas terras altas do norte e centro, e para a “agitação marítima forte”, com ondas de quatro a cinco metros.
A ANEPC avisa ainda que “é expectável” um aumento do volume da água na albufeira de Ribeiradio e a jusante desta barragem um aumento na zona de Águeda, podendo também ocorrer um aumento na bacia do Mondego, junto a Coimbra, “caso se verifiquem as previsões de precipitação forte”.
Face a estas previsões, a Proteção Civil avisa para a probabilidade de inúmeras ocorrências como inundações em zonas urbanas, cheias e deslizamentos de terras ou derrocadas. A ANEPC alerta ainda para a possibilidade de “contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais” e “arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública”.
A Proteção Civil apela à “adoção de comportamentos adequados, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis”, e recomenda à população a adoção de medidas como a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas” e a fixação adequada de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
A Proteção Civil apela ainda a um especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, bem como junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).