A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um aviso à população para chuva "forte e persistente", vento forte e agitação marítima nas próximas 24 horas, em especial nas regiões norte e centro. Esta quinta-feira, quatro distritos estão com aviso laranja devido à chuva.
No relatório, publicado esta quarta-feira, a ANEPC alerta para o “vento muito forte”, com rajadas que podem chegar aos 85 quilómetros por hora nas terras altas do norte e centro, e para a “agitação marítima forte”, com ondas de quatro a cinco metros.
A ANEPC avisa ainda que “é expectável” um aumento do volume da água na albufeira de Ribeiradio e a jusante desta barragem um aumento na zona de Águeda, podendo também ocorrer um aumento na bacia do Mondego, junto a Coimbra, “caso se verifiquem as previsões de precipitação forte”.
Face a estas previsões, a Proteção Civil avisa para a probabilidade de inúmeras ocorrências como inundações em zonas urbanas, cheias e deslizamentos de terras ou derrocadas. A ANEPC alerta ainda para a possibilidade de “contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais” e “arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública”.
A Proteção Civil apela à “adoção de comportamentos adequados, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis”, e recomenda à população a adoção de medidas como a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas” e a fixação adequada de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
A Proteção Civil apela ainda a um especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, bem como junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.