A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um aviso à população para chuva "forte e persistente", vento forte e agitação marítima nas próximas 24 horas, em especial nas regiões norte e centro. Esta quinta-feira, quatro distritos estão com aviso laranja devido à chuva.
No relatório, publicado esta quarta-feira, a ANEPC alerta para o “vento muito forte”, com rajadas que podem chegar aos 85 quilómetros por hora nas terras altas do norte e centro, e para a “agitação marítima forte”, com ondas de quatro a cinco metros.
A ANEPC avisa ainda que “é expectável” um aumento do volume da água na albufeira de Ribeiradio e a jusante desta barragem um aumento na zona de Águeda, podendo também ocorrer um aumento na bacia do Mondego, junto a Coimbra, “caso se verifiquem as previsões de precipitação forte”.
Face a estas previsões, a Proteção Civil avisa para a probabilidade de inúmeras ocorrências como inundações em zonas urbanas, cheias e deslizamentos de terras ou derrocadas. A ANEPC alerta ainda para a possibilidade de “contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais” e “arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública”.
A Proteção Civil apela à “adoção de comportamentos adequados, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis”, e recomenda à população a adoção de medidas como a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas” e a fixação adequada de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
A Proteção Civil apela ainda a um especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, bem como junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.