A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um aviso à população para chuva "forte e persistente", vento forte e agitação marítima nas próximas 24 horas, em especial nas regiões norte e centro. Esta quinta-feira, quatro distritos estão com aviso laranja devido à chuva.
No relatório, publicado esta quarta-feira, a ANEPC alerta para o “vento muito forte”, com rajadas que podem chegar aos 85 quilómetros por hora nas terras altas do norte e centro, e para a “agitação marítima forte”, com ondas de quatro a cinco metros.
A ANEPC avisa ainda que “é expectável” um aumento do volume da água na albufeira de Ribeiradio e a jusante desta barragem um aumento na zona de Águeda, podendo também ocorrer um aumento na bacia do Mondego, junto a Coimbra, “caso se verifiquem as previsões de precipitação forte”.
Face a estas previsões, a Proteção Civil avisa para a probabilidade de inúmeras ocorrências como inundações em zonas urbanas, cheias e deslizamentos de terras ou derrocadas. A ANEPC alerta ainda para a possibilidade de “contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais” e “arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública”.
A Proteção Civil apela à “adoção de comportamentos adequados, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis”, e recomenda à população a adoção de medidas como a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas” e a fixação adequada de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
A Proteção Civil apela ainda a um especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, bem como junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.