Proteção Civil emitiu um aviso à população devido às previsões de chuva forte na generalidade do território, alertando para medidas preventivas e risco de contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) explica que, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é expectável uma mudança gradual das condições meteorológicas, com a ocorrência de precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada, na generalidade do território.
Entre os efeitos expectáveis, devido à precipitação intensa, destaca a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento, e a ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.
A chuva pode ainda originar instabilidade de vertentes, conduzindo a deslizamentos ou derrocadas motivados pela infiltração da água, fenómeno que diz poder ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo.
Outro efeito da chuva intensa poderá ser a contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais, enquanto episódios de vento forte podem levar a um arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.
O aviso lembra ainda que o piso rodoviário se pode tornar escorregadio devido à possível formação de lençóis de água nas vias, apelando a uma condução defensiva, com redução da velocidade e especial cuidado.
A ANEPC destaca que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis,
A ANEPC sugere à população que não atravesse zonas inundadas, precavendo o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.
Recomenda ainda que seja garantida a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e que a população se mantenha atenta às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e forças de segurança.
Segundo o `site` do IPMA, 10 distritos estão sob aviso amarelo – Aveiro, Braga, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo – devido à previsão de precipitação, por vezes forte, alguns ao longo da manhã desta terça-feira.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.
As buscas pelos três pescadores indonésios desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram retomadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), depois de terem sido suspensas ao final da tarde de domingo.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.