Proteção Civil emitiu um aviso à população devido às previsões de chuva forte na generalidade do território, alertando para medidas preventivas e risco de contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) explica que, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é expectável uma mudança gradual das condições meteorológicas, com a ocorrência de precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada, na generalidade do território.
Entre os efeitos expectáveis, devido à precipitação intensa, destaca a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento, e a ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.
A chuva pode ainda originar instabilidade de vertentes, conduzindo a deslizamentos ou derrocadas motivados pela infiltração da água, fenómeno que diz poder ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo.
Outro efeito da chuva intensa poderá ser a contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais, enquanto episódios de vento forte podem levar a um arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.
O aviso lembra ainda que o piso rodoviário se pode tornar escorregadio devido à possível formação de lençóis de água nas vias, apelando a uma condução defensiva, com redução da velocidade e especial cuidado.
A ANEPC destaca que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis,
A ANEPC sugere à população que não atravesse zonas inundadas, precavendo o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.
Recomenda ainda que seja garantida a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e que a população se mantenha atenta às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e forças de segurança.
Segundo o `site` do IPMA, 10 distritos estão sob aviso amarelo – Aveiro, Braga, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo – devido à previsão de precipitação, por vezes forte, alguns ao longo da manhã desta terça-feira.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.