Logo
Nacional

Propinas e alojamento no topo das reivindicações de milhares de estudantes em Lisboa

22 Março, 2024 | 10:50
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O fim das propinas e o reforço do alojamento estudantil são reivindicações antigas e voltaram, esta quinta-feira, a estar no centro das palavras de ordem de milhares de estudantes que se manifestaram em Lisboa.

Durante mais de duas horas, milhares de universitários percorreram as ruas da capital, entre a Praça do Rossio e a Assembleia da República, na habitual manifestação para assinalar o Dia Nacional do Estudante, que se comemora a 24 de março, convocada por associações de várias instituições de ensino superior.

“Bolsas sim, propinas não”, “Propinas e Bolonha, é tudo uma vergonha” ou “Educação é um direito, sem ela nada feito” são palavras de ordem decoradas por várias gerações de estudantes e voltaram a ser repetidas hoje, refletindo problemas antigos para os quais os jovens continuam à espera de resposta.

“A primeira grande barreira ao ensino superior é a propina”, sublinhou Constança Viegas Martins, estudante da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

No dia em que o líder do PSD, Luís Montenegro, foi indigitado como primeiro-ministro, a jovem admitiu que olha para o resultado das eleições com preocupação e espera que o novo governo não aumente o valor das propinas, sublinhando que aquilo que os estudantes defendem é mesmo a abolição.

“É importante que os estudantes digam o que querem para o ensino superior e que não vão aceitar retrocessos”, sublinhou também Marta Boavista, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

No topo das reivindicações esteve também o alojamento estudantil, uma barreira que os jovens dizem que se tem vindo a erguer nos últimos anos, ultrapassando mesmo a propina.

“A maior fatia do orçamento dos estudantes é para a habitação”, disse Mariana Barbosa, vice-presidente da Federação Académica de Lisboa, recordando que o preço médio de um quarto em Lisboa ronda os 450 euros.

Enquanto representante dos estudantes da capital, relatou que cada vez mais os jovens consideram deixar os estudos por não conseguirem suportar os custos a que nem as bolsas e apoios sociais permitem fazer face.

“Recebemos muitas queixas de estudantes que contavam ter lugar numa residência pública e não conseguiram, com os aumentos das rendas a meio do ano, que não têm contratos de arrendamento para conseguirem o complemento ao alojamento, ou que despejados durante o verão”, referiu.

O Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior promete duplicar até 2030 a oferta de camas em residências universitárias, mas os estudantes duvidam do cumprimento das metas e dizem que, a concretizar-se, os efeitos do plano só se farão sentir “daqui a bastante tempo”.

“O plano começou antes da pandemia e até agora quase não se fez sentir na qualidade de vida dos estudantes. Neste momento, quem entra agora não tem respostas diretas para a habitação”, disse Mariana Barbosa.

Além das reivindicações por melhores condições, o cinquentenário da revolução foi igualmente assinalado pelos estudantes e, logo no arranque do protesto, quando começaram a subir a Rua do Carmo, um grupo de manifestantes lançou da ponte de acesso ao Elevador de Santa Justa uma faixa onde se lia “Abril é futuro”, enquanto os restantes gritavam “25 de abril sempre, fascismo nunca mais”.

“Viemos relembrar aquilo que deveria ser abril no ensino superior. É a gratuitidade do ensino superior, é o fim da propina, é todos os estudantes terem alojamento numa residência, é mais bolsas, mais representação estudantil e uma revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior que as torne espaços democráticos”, justificou Marta Boavista.

 

Fotografia: Notícias de Vila Real

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 17 Setembro, 2025

Isaac Nader conquista ouro histórico nos Mundiais de Atletismo em Tóquio

O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.

Regional 17 Setembro, 2025

Viana do Castelo aprova Carta Educativa para os próximos 10 anos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.

Desporto 17 Setembro, 2025

Valença inaugura Skatepark e Pumptrack e atrai centenas de jovens

Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.

Desporto 17 Setembro, 2025

Jovem Navegador de Santa Marta de Portuzelo Conquista 2.º Lugar em Sever do Vouga

O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.

Regional 17 Setembro, 2025

Viana do Castelo acolhe maior conferência europeia de Ruby nos dias 18 e 19 de setembro

Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.

Regional 17 Setembro, 2025

Retoma do comboio Celta sem transbordo em Viana do Castelo em dezembro

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.

Regional 17 Setembro, 2025

Krisálida promove programação cultural em Caminha com teatro, oficinas e nova produção

A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.