Logo
Regional

Projetos de requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora são apresentados na próxima-semana

15 Dezembro, 2023 | 16:33
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Vila Praia de Âncora vai acolher na próxima terça-feira, 19 de dezembro, pelas 11h00, a apresentação dos projetos de requalificação do portinho. A sessão terá lugar no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários e contará com a presença da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.

Segundo o Município de Caminha, a ocasião é “muito aguardada” pela classe piscatória. “Teresa Coelho, que esteve naquele mesmo espaço para participar no segundo congresso da pequena pesca, a 4 de novembro, informou na ocasião que estavam a ser recebidos e analisados contributos das diferentes entidades e deixou a promessa de que, até ao final do ano, voltaria a Vila Praia de Âncora para fazer o ponto de situação e equacionar a resolução da situação do portinho”, recordou na nota.

O estudo de reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora foi apresentado naquele Cineteatro no passado dia 6 de julho, com a participação do diretor geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos – DRGM, José Simão, e também a secretária de Estado das pescas.

A reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora tem por objetivo minimizar as condições de assoreamento verificadas atualmente neste porto e reduzir substancialmente as operações de dragagem de manutenção, e, sobretudo, melhorar as condições de segurança para as embarcações no acesso ao porto, permitindo-se, assim, que os operadores e armadores conseguiam fazer a sua descarga do pescado em melhores condições.

O processo tinha assim evoluído, desde que, em maio de 2021, o então Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, em visita a Vila Praia de Âncora, prometeu a execução do estudo da reconfiguração do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora, com um novo layout.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo investe 323 mil euros em freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Empresa de Arcos de Valdevez apoia populações afetadas pelo temporal em Ourém

A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou mais de 17 mil atendimentos em cinco anos

A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

Equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez é Campeã Nacional

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.