Logo
Regional

Projeto transfronteiriço reforça meios de proteção e emergência no Alto Minho

1 Maio, 2025 | 15:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho entregou às 13 corporações de bombeiros da região 317.568 mil euros de equipamentos de proteção e emergência adquiridos ao abrigo de um projeto transfronteiriço entre Portugal e Espanha.

A sessão de entrega dos equipamentos, que decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo resulta do projeto ATEMPO – Assistência Transfronteiriça de Emergência, cofinanciado pelo programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, com o objetivo de reforçar a capacidade de intervenção e resposta a situações de risco no território.

Segundo a CIM Alto Minho, “a iniciativa insere-se na estratégia intermunicipal de aumento da resiliência face a eventos extremos e alterações climáticas, promovendo o fortalecimento da capacidade operacional das corporações de bombeiros profissionais e voluntários do Alto Minho, através da dotação de meios técnicos avançados e adequados aos desafios atuais das emergências”.

As 13 corporações de bombeiros do distrito de Viana do Castelo receberam 13 eletrobombas submersíveis e geradores de corrente elétrica, outros tantos ‘kits’ motobombas e atrelados de Carga, mais 13 bloqueadores de emergência, 26 lanternas ATEX”.

O reforço de material incluiu “uma unidade autónoma e outros equipamentos complementares equipamento já foi adquirido para utilização comum das 13 corporações de bombeiros do Alto Minho, mas não foi hoje disponibilizado porque a aguardar a entrega por parte do fornecedor”.

A “unidade autónoma para enchimento de cilindros de ar comprimido respirável e outros equipamentos complementares foi desenvolvido para efetuar enchimento de cilindros de ar respirável e acessórios complementares, que permite apoiar os bombeiros em situações de catástrofes”.

Aquela unidade “é composta por um atrelado fechado com capacidade para ser utilizado em operações de combate a incêndios, contendo um compressor para enchimento de cilindros de ar comprimido respirável, um gerador de corrente elétrica, com capacidade para colocar em funcionamento o compressor de enchimento de cilindros de ar comprimido respirável e a unidade de iluminação periférica, 12 câmara de imagem térmica, trinta e dois cilindros de ar comprimido respirável”.

Ao abrigo do projeto FIREPOCTEP+ vão ser entregues às equipas de sapadores florestais “35 mil euros de equipamentos para a monitorização, planeamento, coordenação, avaliação e análise de riscos relacionados com os incêndios rurais no Alto Minho”.

O material “visa a melhoria da resiliência da paisagem diante dos grandes incêndios em um contexto de mudança global e mudança socioecológica por meio de ações participativas em áreas piloto”.

Os sapadores florestais vão receber 27 aparelhos de GPS, outras tantas estações meteorológicas portáteis, a mesma quantidade de câmaras térmicas e ‘tablets’.

Estes equipamentos “destinados às equipas de sapadores florestais, por questões logísticas, encontram-se adquiridos pela CIM Alto Minho e serão distribuídos oportunamente”.

Para o presidente da CIM Alto Minho, este material, “tecnologicamente avançado e preparado para os desafios atuais, representam um passo firme no reforço da capacidade de intervenção das nossas corporações em situações de risco, emergência ou catástrofe”.

“Esta ação insere-se numa estratégia intermunicipal de aumento da resiliência do território, num tempo em que os fenómenos climáticos extremos são cada vez mais frequentes. A proteção civil, mais do que nunca, exige respostas coordenadas, eficazes e inovadoras”, afirmou Manoel Batista, durante a sessão hoje realizada.

O socialista, que é também presidente da Câmara de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que “o projeto ATEMPO é também um exemplo claro” do que a eurorregião “consegue fazer quando trabalha em rede, com base na cooperação intermunicipal e transfronteiriça, tal como preconiza a estratégia Alto Minho 2030”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal regressa a Viana do Castelo com espetáculo familiar

Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.

Desporto 10 Dezembro, 2025

Tiago Maciel é o primeiro canoísta vianense a receber estatuto de Esperança Olímpica

O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe mais de 2 milhões de euros na requalificação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.

Regional 10 Dezembro, 2025

Valença reforça apoio ao setor pecuário com investimento de 10 mil euros para 15 explorações locais

A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.

Regional 10 Dezembro, 2025

Monção aprova maior orçamento de sempre para 2026

A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.

Regional 10 Dezembro, 2025

VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho decorrem em Valença

Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.

Desporto 9 Dezembro, 2025

Sporting mostra personalidade na Baviera mas sai derrotado pelo Bayern na Liga dos Campeões

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.