Logo
Regional

Projeto transfronteiriço reforça meios de proteção e emergência no Alto Minho

1 Maio, 2025 | 15:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho entregou às 13 corporações de bombeiros da região 317.568 mil euros de equipamentos de proteção e emergência adquiridos ao abrigo de um projeto transfronteiriço entre Portugal e Espanha.

A sessão de entrega dos equipamentos, que decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo resulta do projeto ATEMPO – Assistência Transfronteiriça de Emergência, cofinanciado pelo programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, com o objetivo de reforçar a capacidade de intervenção e resposta a situações de risco no território.

Segundo a CIM Alto Minho, “a iniciativa insere-se na estratégia intermunicipal de aumento da resiliência face a eventos extremos e alterações climáticas, promovendo o fortalecimento da capacidade operacional das corporações de bombeiros profissionais e voluntários do Alto Minho, através da dotação de meios técnicos avançados e adequados aos desafios atuais das emergências”.

As 13 corporações de bombeiros do distrito de Viana do Castelo receberam 13 eletrobombas submersíveis e geradores de corrente elétrica, outros tantos ‘kits’ motobombas e atrelados de Carga, mais 13 bloqueadores de emergência, 26 lanternas ATEX”.

O reforço de material incluiu “uma unidade autónoma e outros equipamentos complementares equipamento já foi adquirido para utilização comum das 13 corporações de bombeiros do Alto Minho, mas não foi hoje disponibilizado porque a aguardar a entrega por parte do fornecedor”.

A “unidade autónoma para enchimento de cilindros de ar comprimido respirável e outros equipamentos complementares foi desenvolvido para efetuar enchimento de cilindros de ar respirável e acessórios complementares, que permite apoiar os bombeiros em situações de catástrofes”.

Aquela unidade “é composta por um atrelado fechado com capacidade para ser utilizado em operações de combate a incêndios, contendo um compressor para enchimento de cilindros de ar comprimido respirável, um gerador de corrente elétrica, com capacidade para colocar em funcionamento o compressor de enchimento de cilindros de ar comprimido respirável e a unidade de iluminação periférica, 12 câmara de imagem térmica, trinta e dois cilindros de ar comprimido respirável”.

Ao abrigo do projeto FIREPOCTEP+ vão ser entregues às equipas de sapadores florestais “35 mil euros de equipamentos para a monitorização, planeamento, coordenação, avaliação e análise de riscos relacionados com os incêndios rurais no Alto Minho”.

O material “visa a melhoria da resiliência da paisagem diante dos grandes incêndios em um contexto de mudança global e mudança socioecológica por meio de ações participativas em áreas piloto”.

Os sapadores florestais vão receber 27 aparelhos de GPS, outras tantas estações meteorológicas portáteis, a mesma quantidade de câmaras térmicas e ‘tablets’.

Estes equipamentos “destinados às equipas de sapadores florestais, por questões logísticas, encontram-se adquiridos pela CIM Alto Minho e serão distribuídos oportunamente”.

Para o presidente da CIM Alto Minho, este material, “tecnologicamente avançado e preparado para os desafios atuais, representam um passo firme no reforço da capacidade de intervenção das nossas corporações em situações de risco, emergência ou catástrofe”.

“Esta ação insere-se numa estratégia intermunicipal de aumento da resiliência do território, num tempo em que os fenómenos climáticos extremos são cada vez mais frequentes. A proteção civil, mais do que nunca, exige respostas coordenadas, eficazes e inovadoras”, afirmou Manoel Batista, durante a sessão hoje realizada.

O socialista, que é também presidente da Câmara de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que “o projeto ATEMPO é também um exemplo claro” do que a eurorregião “consegue fazer quando trabalha em rede, com base na cooperação intermunicipal e transfronteiriça, tal como preconiza a estratégia Alto Minho 2030”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 7 Julho, 2025

Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresenta oferta de teatro escolar

A Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda vai abranger mais de 14.000 crianças de todos os níveis de ensino obrigatório durante o próximo ano coletivo, numa temporada que contempla 6 estreias dedicadas às comunidades educativas.

Regional 7 Julho, 2025

Carlos da Torre é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Viana do Castelo

A CCD do Bloco de Esquerda de Viana do Castelo reuniu, para ratificar as listas de candidatos às próximas eleições autárquicas de outubro de 2025. O candidato do partido à Câmara de Viana do Castelo é Carlos da Torre, designer e artista visual.

Regional 7 Julho, 2025

Homem constituído arguido por ter na sua posse 18 armas ilegais em Valença

Um homem foi constituído arguido por ter na sua posse 18 armas sem qualquer tipo de registo ou documentação em Valença.

Regional 6 Julho, 2025

Inaugurada nova sede da junta de freguesia de Perre

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.

Regional 6 Julho, 2025

Valença Aqua Park já começou

O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.

Regional 6 Julho, 2025

Inaugurada rua da Padela em Vila Nova de Anha

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de inauguração da nova Rua da Padela, na freguesia de Vila Nova de Anha, que foi alvo de uma empreitada de requalificação para proporcionar melhorias significativas nas condições de circulação e mobilidade da população local.

Regional 6 Julho, 2025

Viana do Castelo com 11 praias com Bandeira Azul, seis com Qualidade de Ouro e duas acessíveis

O Presidente da Câmara Municipal hasteou, de forma simbólica, a bandeira azul no Navio-Hospital Gil Eannes e entregou as bandeiras aos presidentes de junta de freguesia cujas praias foram distinguidas.