A Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho entregou às 13 corporações de bombeiros da região 317.568 mil euros de equipamentos de proteção e emergência adquiridos ao abrigo de um projeto transfronteiriço entre Portugal e Espanha.
A sessão de entrega dos equipamentos, que decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo resulta do projeto ATEMPO – Assistência Transfronteiriça de Emergência, cofinanciado pelo programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, com o objetivo de reforçar a capacidade de intervenção e resposta a situações de risco no território.
Segundo a CIM Alto Minho, “a iniciativa insere-se na estratégia intermunicipal de aumento da resiliência face a eventos extremos e alterações climáticas, promovendo o fortalecimento da capacidade operacional das corporações de bombeiros profissionais e voluntários do Alto Minho, através da dotação de meios técnicos avançados e adequados aos desafios atuais das emergências”.
As 13 corporações de bombeiros do distrito de Viana do Castelo receberam 13 eletrobombas submersíveis e geradores de corrente elétrica, outros tantos ‘kits’ motobombas e atrelados de Carga, mais 13 bloqueadores de emergência, 26 lanternas ATEX”.
O reforço de material incluiu “uma unidade autónoma e outros equipamentos complementares equipamento já foi adquirido para utilização comum das 13 corporações de bombeiros do Alto Minho, mas não foi hoje disponibilizado porque a aguardar a entrega por parte do fornecedor”.
A “unidade autónoma para enchimento de cilindros de ar comprimido respirável e outros equipamentos complementares foi desenvolvido para efetuar enchimento de cilindros de ar respirável e acessórios complementares, que permite apoiar os bombeiros em situações de catástrofes”.
Aquela unidade “é composta por um atrelado fechado com capacidade para ser utilizado em operações de combate a incêndios, contendo um compressor para enchimento de cilindros de ar comprimido respirável, um gerador de corrente elétrica, com capacidade para colocar em funcionamento o compressor de enchimento de cilindros de ar comprimido respirável e a unidade de iluminação periférica, 12 câmara de imagem térmica, trinta e dois cilindros de ar comprimido respirável”.
Ao abrigo do projeto FIREPOCTEP+ vão ser entregues às equipas de sapadores florestais “35 mil euros de equipamentos para a monitorização, planeamento, coordenação, avaliação e análise de riscos relacionados com os incêndios rurais no Alto Minho”.
O material “visa a melhoria da resiliência da paisagem diante dos grandes incêndios em um contexto de mudança global e mudança socioecológica por meio de ações participativas em áreas piloto”.
Os sapadores florestais vão receber 27 aparelhos de GPS, outras tantas estações meteorológicas portáteis, a mesma quantidade de câmaras térmicas e ‘tablets’.
Estes equipamentos “destinados às equipas de sapadores florestais, por questões logísticas, encontram-se adquiridos pela CIM Alto Minho e serão distribuídos oportunamente”.
Para o presidente da CIM Alto Minho, este material, “tecnologicamente avançado e preparado para os desafios atuais, representam um passo firme no reforço da capacidade de intervenção das nossas corporações em situações de risco, emergência ou catástrofe”.
“Esta ação insere-se numa estratégia intermunicipal de aumento da resiliência do território, num tempo em que os fenómenos climáticos extremos são cada vez mais frequentes. A proteção civil, mais do que nunca, exige respostas coordenadas, eficazes e inovadoras”, afirmou Manoel Batista, durante a sessão hoje realizada.
O socialista, que é também presidente da Câmara de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que “o projeto ATEMPO é também um exemplo claro” do que a eurorregião “consegue fazer quando trabalha em rede, com base na cooperação intermunicipal e transfronteiriça, tal como preconiza a estratégia Alto Minho 2030”.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.