A Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho entregou às 13 corporações de bombeiros da região 317.568 mil euros de equipamentos de proteção e emergência adquiridos ao abrigo de um projeto transfronteiriço entre Portugal e Espanha.
A sessão de entrega dos equipamentos, que decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo resulta do projeto ATEMPO – Assistência Transfronteiriça de Emergência, cofinanciado pelo programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, com o objetivo de reforçar a capacidade de intervenção e resposta a situações de risco no território.
Segundo a CIM Alto Minho, “a iniciativa insere-se na estratégia intermunicipal de aumento da resiliência face a eventos extremos e alterações climáticas, promovendo o fortalecimento da capacidade operacional das corporações de bombeiros profissionais e voluntários do Alto Minho, através da dotação de meios técnicos avançados e adequados aos desafios atuais das emergências”.
As 13 corporações de bombeiros do distrito de Viana do Castelo receberam 13 eletrobombas submersíveis e geradores de corrente elétrica, outros tantos ‘kits’ motobombas e atrelados de Carga, mais 13 bloqueadores de emergência, 26 lanternas ATEX”.
O reforço de material incluiu “uma unidade autónoma e outros equipamentos complementares equipamento já foi adquirido para utilização comum das 13 corporações de bombeiros do Alto Minho, mas não foi hoje disponibilizado porque a aguardar a entrega por parte do fornecedor”.
A “unidade autónoma para enchimento de cilindros de ar comprimido respirável e outros equipamentos complementares foi desenvolvido para efetuar enchimento de cilindros de ar respirável e acessórios complementares, que permite apoiar os bombeiros em situações de catástrofes”.
Aquela unidade “é composta por um atrelado fechado com capacidade para ser utilizado em operações de combate a incêndios, contendo um compressor para enchimento de cilindros de ar comprimido respirável, um gerador de corrente elétrica, com capacidade para colocar em funcionamento o compressor de enchimento de cilindros de ar comprimido respirável e a unidade de iluminação periférica, 12 câmara de imagem térmica, trinta e dois cilindros de ar comprimido respirável”.
Ao abrigo do projeto FIREPOCTEP+ vão ser entregues às equipas de sapadores florestais “35 mil euros de equipamentos para a monitorização, planeamento, coordenação, avaliação e análise de riscos relacionados com os incêndios rurais no Alto Minho”.
O material “visa a melhoria da resiliência da paisagem diante dos grandes incêndios em um contexto de mudança global e mudança socioecológica por meio de ações participativas em áreas piloto”.
Os sapadores florestais vão receber 27 aparelhos de GPS, outras tantas estações meteorológicas portáteis, a mesma quantidade de câmaras térmicas e ‘tablets’.
Estes equipamentos “destinados às equipas de sapadores florestais, por questões logísticas, encontram-se adquiridos pela CIM Alto Minho e serão distribuídos oportunamente”.
Para o presidente da CIM Alto Minho, este material, “tecnologicamente avançado e preparado para os desafios atuais, representam um passo firme no reforço da capacidade de intervenção das nossas corporações em situações de risco, emergência ou catástrofe”.
“Esta ação insere-se numa estratégia intermunicipal de aumento da resiliência do território, num tempo em que os fenómenos climáticos extremos são cada vez mais frequentes. A proteção civil, mais do que nunca, exige respostas coordenadas, eficazes e inovadoras”, afirmou Manoel Batista, durante a sessão hoje realizada.
O socialista, que é também presidente da Câmara de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que “o projeto ATEMPO é também um exemplo claro” do que a eurorregião “consegue fazer quando trabalha em rede, com base na cooperação intermunicipal e transfronteiriça, tal como preconiza a estratégia Alto Minho 2030”.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.