Logo
Regional

Projeto transfronteiriço reforça meios de proteção e emergência no Alto Minho

1 Maio, 2025 | 15:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho entregou às 13 corporações de bombeiros da região 317.568 mil euros de equipamentos de proteção e emergência adquiridos ao abrigo de um projeto transfronteiriço entre Portugal e Espanha.

A sessão de entrega dos equipamentos, que decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo resulta do projeto ATEMPO – Assistência Transfronteiriça de Emergência, cofinanciado pelo programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, com o objetivo de reforçar a capacidade de intervenção e resposta a situações de risco no território.

Segundo a CIM Alto Minho, “a iniciativa insere-se na estratégia intermunicipal de aumento da resiliência face a eventos extremos e alterações climáticas, promovendo o fortalecimento da capacidade operacional das corporações de bombeiros profissionais e voluntários do Alto Minho, através da dotação de meios técnicos avançados e adequados aos desafios atuais das emergências”.

As 13 corporações de bombeiros do distrito de Viana do Castelo receberam 13 eletrobombas submersíveis e geradores de corrente elétrica, outros tantos ‘kits’ motobombas e atrelados de Carga, mais 13 bloqueadores de emergência, 26 lanternas ATEX”.

O reforço de material incluiu “uma unidade autónoma e outros equipamentos complementares equipamento já foi adquirido para utilização comum das 13 corporações de bombeiros do Alto Minho, mas não foi hoje disponibilizado porque a aguardar a entrega por parte do fornecedor”.

A “unidade autónoma para enchimento de cilindros de ar comprimido respirável e outros equipamentos complementares foi desenvolvido para efetuar enchimento de cilindros de ar respirável e acessórios complementares, que permite apoiar os bombeiros em situações de catástrofes”.

Aquela unidade “é composta por um atrelado fechado com capacidade para ser utilizado em operações de combate a incêndios, contendo um compressor para enchimento de cilindros de ar comprimido respirável, um gerador de corrente elétrica, com capacidade para colocar em funcionamento o compressor de enchimento de cilindros de ar comprimido respirável e a unidade de iluminação periférica, 12 câmara de imagem térmica, trinta e dois cilindros de ar comprimido respirável”.

Ao abrigo do projeto FIREPOCTEP+ vão ser entregues às equipas de sapadores florestais “35 mil euros de equipamentos para a monitorização, planeamento, coordenação, avaliação e análise de riscos relacionados com os incêndios rurais no Alto Minho”.

O material “visa a melhoria da resiliência da paisagem diante dos grandes incêndios em um contexto de mudança global e mudança socioecológica por meio de ações participativas em áreas piloto”.

Os sapadores florestais vão receber 27 aparelhos de GPS, outras tantas estações meteorológicas portáteis, a mesma quantidade de câmaras térmicas e ‘tablets’.

Estes equipamentos “destinados às equipas de sapadores florestais, por questões logísticas, encontram-se adquiridos pela CIM Alto Minho e serão distribuídos oportunamente”.

Para o presidente da CIM Alto Minho, este material, “tecnologicamente avançado e preparado para os desafios atuais, representam um passo firme no reforço da capacidade de intervenção das nossas corporações em situações de risco, emergência ou catástrofe”.

“Esta ação insere-se numa estratégia intermunicipal de aumento da resiliência do território, num tempo em que os fenómenos climáticos extremos são cada vez mais frequentes. A proteção civil, mais do que nunca, exige respostas coordenadas, eficazes e inovadoras”, afirmou Manoel Batista, durante a sessão hoje realizada.

O socialista, que é também presidente da Câmara de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que “o projeto ATEMPO é também um exemplo claro” do que a eurorregião “consegue fazer quando trabalha em rede, com base na cooperação intermunicipal e transfronteiriça, tal como preconiza a estratégia Alto Minho 2030”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido ao frio

O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.

Internacional 26 Dezembro, 2025

Escola Secundária de Monserrate leva alunos ao Parlamento Europeu

A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.