A Câmara Municipal de Viana do Castelo iniciou, este mês de novembro, o Projeto “Q+ em Rede”, que tem como missão apoiar e orientar na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Organizações Sociais, com ou sem fins lucrativos, através de consultoria em rede.
Esta capacitação surge na sequência da necessidade identificada e na importância de promover ações de formação para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
O projeto integra atualmente seis instituições, nomeadamente a Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo, o Banco Alimentar contra a Fome, o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, a Fundação AMA Autismo, o Gabinete de Atendimento à Família e o Posto de Assistência Social de Alvarães.
O “Q+ em Rede” tem a duração de 12 meses, com sessões mensais e auditorias pedagógicas a cada instituição parceira, com o objetivo de capacitar os participantes para o conhecimento dos requisitos normativos e legais, fornecer competências aos técnicos e dirigentes para a monitorização e avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade, promovendo, desta forma, a partilha e o trabalho em rede.
O cronograma desta iniciativa prevê ações de formação através dos meios digitais que abordam temas como gestão organizacional e estratégica, recursos humanos, gestão da manutenção e aprovisionamentos, processos-chave (respostas sociais), gestão da melhoria e auditorias, integrando ainda auditorias internas.
O projeto integra um apoio financeiro por parte da autarquia de 950 euros a cada uma das seis instituições integrantes, prevendo-se que participem nas ações de capacitação mais de duas dezenas de técnicos.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.
A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.
Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, realizada entre 15 e 22 de novembro, encerrou com um balanço extremamente positivo, registando níveis de participação superiores aos de todas as edições anteriores. O evento, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, voltou a destacar-se pela diversidade artística e pelo compromisso exemplar com a acessibilidade.