Logo
Nacional

Projeto-piloto em Portugal inicia-se no Dia Mundial da Criança

1 Junho, 2023 | 15:42
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Promovido pela Direção-Executiva do SNS em articulação com as unidades Hospitalares e Cuidados de Saúde Primários, o Centro Hospitalar Universitário São João, ACES Porto Oriental, Maia e Valongo e Unidade Local de Saúde do Alto Minho, avançam com altas de recém-nascidos antes das 48h de vida.

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), os ACES Porto Oriental e Maia/Valongo e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho vão levar a cabo um projeto-piloto, pioneiro no panorama nacional, de alta de recém-nascidos antes das 48 horas de vida, com elevada segurança e integração de cuidados de saúde. “Regresso a Casa” – um projeto desenvolvido em conjunto com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde – prevê o acompanhamento do recém-nascido, da mãe e do núcleo familiar, desde a alta hospitalar até à total integração no lar, através de consultas e cuidados do puerpério (ex. como ensinar a amamentar) no domicílio, com envolvimento dos médicos neonatologistas e enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários.

A alta nas primeiras 48h de vida representa um avanço no paradigma da abordagem do recém-nascido no período pós-parto. As vantagens desta abordagem são transversais ao recém-nascido, à mãe e ao restante núcleo familiar. A evidência científica demonstra que, em casos selecionados em que sejam cumpridos todos os critérios de elegibilidade, é seguro e benéfico para o bebé e para a mãe regressarem ao seu lar antes das 48h de vida. Além de não aumentar o risco de complicações maternas ou neonatais, a alta tem um impacto significativamente positivo na experiência familiar e no sentimento de parentalidade positiva. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, salienta-se a experiência pós-natal positiva como um ponto fulcral e um dos objetivos a cumprir no período pós-natal.

Fernando Araújo, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, sublinha que “o Serviço Nacional de Saúde deve assegurar a atualização constante dos seus procedimentos, salvaguardando sempre um equilíbrio entre a humanização de cuidados e a segurança de todos os cuidados prestados a puérperas e recém-nascidos. Este projeto piloto permitirá a Portugal alinhar os seus procedimentos com as melhores práticas internacionais nos cuidados prestados a mães e recém-nascidos, que poderão passar a disfrutar das primeiras horas de vida em conjunto no conforto do seu lar, com o apoio de toda a infraestrutura de cuidados de proximidade do SNS”.

Acrescenta ainda que “Este projeto-piloto, inédito no Serviço Nacional de Saúde, permitirá lançar as bases para que a mesma iniciativa seja implementada noutros hospitais de forma a generalizar esta abordagem do recém-nascido, reduzir os tempos de internamento e melhorar a gestão em saúde, reduzindo custos e carga de trabalho dos profissionais”.

Maria João Baptista, especialista em cardiologia pediátrica, professora universitária e presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João, destaca que “deste projeto resultará os melhores cuidados aos recém-nascidos no CHUSJ, a maior satisfação parental e o cumprimento de um dos objetivos centrais na abordagem moderna, de elevada segurança e suportada pela evidência científica, do recém-nascido”.

Miguel Ornelas, médico e presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Porto Oriental, afirma que “a integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, no contexto domiciliário do recém-nascido e da mãe com elevada proximidade, representa um avanço no paradigma da abordagem no período pós-parto, com significativos ganhos em saúde. Este será o novo normal para o regresso ao lar”.

Franklin Ramos, médico e presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, destaca que “este projeto está completamente alinhado com a integração de cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários que pautam a identidade da resposta assistencial da ULS do Alto Minho desde sempre. Certamente que a maior integração de cuidados permitirá uma transição mais rápida e cómoda das puérperas e recém-nascido para o conforto do domicílio, sempre com o devido suporte das equipas domiciliarias nesse contexto.”

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2024

Espanha é a primeira seleção a chegar ao ‘tetra’

A Espanha tornou-se a primeira seleção a chegar aos quatro títulos de campeã da Europa de futebol, ao bater (2-1) a Inglaterra, que continua em 'branco', na final da 17.ª edição, no Estádio Olímpico de Berlim.

Nacional 15 Julho, 2024

Nove mortos em acidentes nas estradas no fim de semana

Nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios da sinistralidade disponíveis na página da internet da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.

Regional 15 Julho, 2024

Valença com programa de apoio à esterilização de Animais de Companhia

A Câmara Municipal de Valença já está a implementar o Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia dirigido aos munícipes com maiores dificuldades económicas.

Regional 15 Julho, 2024

Mensagem de D. João Lavrador face ao acidente que provocou a morte trágica a quatro jovens em Melgaço

A Diocese de Viana viveu, nestes últimos dias, o seu primeiro acampamento juvenil Diocesano. Este momento, reflete a importância e o lugar fundamental que os jovens e as suas famílias têm, não só para nós, como para aquilo que acreditamos ser essencial para um mundo renovado e mais evangélico.

Regional 15 Julho, 2024

Empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram em reunião promovida pela autarquia

Cerca de 20 empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram numa reunião convocada pela Câmara Municipal, em parceria com o CESAE - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais. A reunião teve como propósito auscultar preocupações e identificar as necessidades de formação sentidas pelas empresas. Foram ainda apresentadas sugestões para melhorar a articulação entre as entidades envolvidas, com vista ao arranque do Centro de Inovação de Cerveira - CIC.