Logo
Nacional

Projeto-piloto em Portugal inicia-se no Dia Mundial da Criança

1 Junho, 2023 | 15:42
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Promovido pela Direção-Executiva do SNS em articulação com as unidades Hospitalares e Cuidados de Saúde Primários, o Centro Hospitalar Universitário São João, ACES Porto Oriental, Maia e Valongo e Unidade Local de Saúde do Alto Minho, avançam com altas de recém-nascidos antes das 48h de vida.

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), os ACES Porto Oriental e Maia/Valongo e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho vão levar a cabo um projeto-piloto, pioneiro no panorama nacional, de alta de recém-nascidos antes das 48 horas de vida, com elevada segurança e integração de cuidados de saúde. “Regresso a Casa” – um projeto desenvolvido em conjunto com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde – prevê o acompanhamento do recém-nascido, da mãe e do núcleo familiar, desde a alta hospitalar até à total integração no lar, através de consultas e cuidados do puerpério (ex. como ensinar a amamentar) no domicílio, com envolvimento dos médicos neonatologistas e enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários.

A alta nas primeiras 48h de vida representa um avanço no paradigma da abordagem do recém-nascido no período pós-parto. As vantagens desta abordagem são transversais ao recém-nascido, à mãe e ao restante núcleo familiar. A evidência científica demonstra que, em casos selecionados em que sejam cumpridos todos os critérios de elegibilidade, é seguro e benéfico para o bebé e para a mãe regressarem ao seu lar antes das 48h de vida. Além de não aumentar o risco de complicações maternas ou neonatais, a alta tem um impacto significativamente positivo na experiência familiar e no sentimento de parentalidade positiva. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, salienta-se a experiência pós-natal positiva como um ponto fulcral e um dos objetivos a cumprir no período pós-natal.

Fernando Araújo, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, sublinha que “o Serviço Nacional de Saúde deve assegurar a atualização constante dos seus procedimentos, salvaguardando sempre um equilíbrio entre a humanização de cuidados e a segurança de todos os cuidados prestados a puérperas e recém-nascidos. Este projeto piloto permitirá a Portugal alinhar os seus procedimentos com as melhores práticas internacionais nos cuidados prestados a mães e recém-nascidos, que poderão passar a disfrutar das primeiras horas de vida em conjunto no conforto do seu lar, com o apoio de toda a infraestrutura de cuidados de proximidade do SNS”.

Acrescenta ainda que “Este projeto-piloto, inédito no Serviço Nacional de Saúde, permitirá lançar as bases para que a mesma iniciativa seja implementada noutros hospitais de forma a generalizar esta abordagem do recém-nascido, reduzir os tempos de internamento e melhorar a gestão em saúde, reduzindo custos e carga de trabalho dos profissionais”.

Maria João Baptista, especialista em cardiologia pediátrica, professora universitária e presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João, destaca que “deste projeto resultará os melhores cuidados aos recém-nascidos no CHUSJ, a maior satisfação parental e o cumprimento de um dos objetivos centrais na abordagem moderna, de elevada segurança e suportada pela evidência científica, do recém-nascido”.

Miguel Ornelas, médico e presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Porto Oriental, afirma que “a integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, no contexto domiciliário do recém-nascido e da mãe com elevada proximidade, representa um avanço no paradigma da abordagem no período pós-parto, com significativos ganhos em saúde. Este será o novo normal para o regresso ao lar”.

Franklin Ramos, médico e presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, destaca que “este projeto está completamente alinhado com a integração de cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários que pautam a identidade da resposta assistencial da ULS do Alto Minho desde sempre. Certamente que a maior integração de cuidados permitirá uma transição mais rápida e cómoda das puérperas e recém-nascido para o conforto do domicílio, sempre com o devido suporte das equipas domiciliarias nesse contexto.”

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Associação RAV pede apoio “mais consistente” do Estado face ao aumento do abandono animal

Numa altura em que se registam cada vez mais casos de abandono e maus tratos em animais, a Associação Resgate Adoção de Viana (RAV), do distrito de Viana do Castelo, apela a um apoio "mais consistente" do Estado. 

Regional 1 Março, 2024

“Saudade” a bordo do Navio Gil Eannes

No dia 23 de março, sábado, a bordo do Navio Gil Eannes vai ser realizado um espetáculo sob o tema “Saudade”. O espetáculo está integrado na participação da Fundação Gil Eannes, na 3ª Edição da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, que se realiza de 16 a 30 de março.

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado.