PHOLE | TRIO sobe ao palco do Festival Sons do Noroeste, na noite de sábado, dia 13 de julho, na Praça Municipal da cidade de Braga.
Originalmente a solo, o projeto PHOLE de João Gigante é uma pesquisa sobre o acordeão diatónico, também conhecido por concertina, numa menção ao lugar e à memória. Apresenta-se desde 2024 em TRIO, com Vítor Lima na percussão e Jaime Alvarez no baixo elétrico. Os três músicos são oriundos do Alto Minho.
Segundo o grupo, que no início do ano gravou um showcase para divulgar a nova formação, PHOLE | TRIO “traz uma outra sonoridade, mas sem perder a estética original”. São evidentes influências da chula e do vira, mas também da mazurca e do jazz.
O Festival Sons do Noroeste, que acontece em Braga desde 2021, é um festival de música com pontes entre o Norte de Portugal e Espanha, que pretende revelar as raízes musicais do canto noroeste da Europa e explorar “a dicotomia entre o local e o mundo, entre o tradicional e o contemporâneo”, avançam os organizadores. O programa é composto por músicos dos dois lados da fronteira que se têm evidenciado no trabalho de pesquisa em torno da Música de Raiz, com influências do Folk, do Jazz e da World Music.
O concerto de PHOLE | TRIO tem início marcado para as 21h30. A entrada é livre.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.