PHOLE | TRIO sobe ao palco do Festival Sons do Noroeste, na noite de sábado, dia 13 de julho, na Praça Municipal da cidade de Braga.
Originalmente a solo, o projeto PHOLE de João Gigante é uma pesquisa sobre o acordeão diatónico, também conhecido por concertina, numa menção ao lugar e à memória. Apresenta-se desde 2024 em TRIO, com Vítor Lima na percussão e Jaime Alvarez no baixo elétrico. Os três músicos são oriundos do Alto Minho.
Segundo o grupo, que no início do ano gravou um showcase para divulgar a nova formação, PHOLE | TRIO “traz uma outra sonoridade, mas sem perder a estética original”. São evidentes influências da chula e do vira, mas também da mazurca e do jazz.
O Festival Sons do Noroeste, que acontece em Braga desde 2021, é um festival de música com pontes entre o Norte de Portugal e Espanha, que pretende revelar as raízes musicais do canto noroeste da Europa e explorar “a dicotomia entre o local e o mundo, entre o tradicional e o contemporâneo”, avançam os organizadores. O programa é composto por músicos dos dois lados da fronteira que se têm evidenciado no trabalho de pesquisa em torno da Música de Raiz, com influências do Folk, do Jazz e da World Music.
O concerto de PHOLE | TRIO tem início marcado para as 21h30. A entrada é livre.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.