PHOLE | TRIO sobe ao palco do Festival Sons do Noroeste, na noite de sábado, dia 13 de julho, na Praça Municipal da cidade de Braga.
Originalmente a solo, o projeto PHOLE de João Gigante é uma pesquisa sobre o acordeão diatónico, também conhecido por concertina, numa menção ao lugar e à memória. Apresenta-se desde 2024 em TRIO, com Vítor Lima na percussão e Jaime Alvarez no baixo elétrico. Os três músicos são oriundos do Alto Minho.
Segundo o grupo, que no início do ano gravou um showcase para divulgar a nova formação, PHOLE | TRIO “traz uma outra sonoridade, mas sem perder a estética original”. São evidentes influências da chula e do vira, mas também da mazurca e do jazz.
O Festival Sons do Noroeste, que acontece em Braga desde 2021, é um festival de música com pontes entre o Norte de Portugal e Espanha, que pretende revelar as raízes musicais do canto noroeste da Europa e explorar “a dicotomia entre o local e o mundo, entre o tradicional e o contemporâneo”, avançam os organizadores. O programa é composto por músicos dos dois lados da fronteira que se têm evidenciado no trabalho de pesquisa em torno da Música de Raiz, com influências do Folk, do Jazz e da World Music.
O concerto de PHOLE | TRIO tem início marcado para as 21h30. A entrada é livre.
Viana do Castelo foi, durante dois dias, palco de encontro entre parceiros internacionais no âmbito do projeto Viana STARTS, iniciativa que visa promover inovação urbana e transferência de boas práticas entre cidades europeias.
O Politécnico de Viana do Castelo assumiu a coordenação de um projeto europeu que vai capacitar jovens indígenas universitários da América Latina em empreendedorismo social, inovação e liderança comunitária.
A Juventude Viana garantiu a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins ao vencer, esta sexta-feira, 13 de fevereiro, o Candelária por 1-3, após prolongamento, num encontro disputado na Ilha do Pico.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou que, em apenas três dias, foram registados sete assaltos a igrejas e capelas nos concelhos de Viana do Castelo, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Caminha e Vila Nova de Cerveira. Os casos estão a ser investigados pelas autoridades.
O parlamento aprovou na generalidade o projeto de lei apresentado pelo PSD que limita o acesso de menores a redes sociais e plataformas online, com votos favoráveis do PS, PAN e JPP.
A Proteção Civil alertou esta sexta-feira que a recuperação das regiões afetadas pelas cheias será lenta, especialmente em Coimbra e nas áreas ribeirinhas do Rio Tejo e do Rio Mondego, onde os campos agrícolas continuarão inundados nas próximas semanas.
A presidente da Câmara Municipal de Caminha, Liliana Silva, reagiu com duras críticas às recentes declarações de deputados do Partido Socialista sobre o risco de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha.