Logo
Desporto

Projeto “O artista vai à escola” aproxima os alunos das diversas expressões artísticas

27 Janeiro, 2023 | 10:09
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O projeto “O artista vai à escola” está a causar um impacto positivo nos estabelecimentos de ensino do Alto Minho, dando aos alunos a oportunidade de ter um contacto próximo com personalidades ligadas a diferentes áreas artísticas, como expressão dramática, expressão plástica, danças do mundo, dança tradicional, cinema e música. Augusto Canário, Joana Magalhães, Patrícia Oliveira, Mercedes Prieto, Andrew Hodgson, Dantas Lima, Mafalda Rego, Paulo Barros, Nuno Loureiro, João Ricardo Oliveira e a “Ao Norte” são os artistas e associações culturais e artísticas do território do Alto Minho participantes nesta iniciativa, que procura tornar as artes mais acessíveis às crianças e jovens, valorizando, ao mesmo tempo, a cultura local.

Dirigido a alunos do 1.º ciclo do ensino básico, o projeto envolve os agrupamentos de escolas dos dez municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), totalizando cerca de duas dezenas de experiências criativas a desenvolver ao longo do presente ano letivo. O objetivo é promover o contacto direto entre alunos e artistas, através da dinamização de um conjunto de atividades e de experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem na área das artes.

A iniciativa é desenvolvida no âmbito do projeto da CIM Alto Minho – “Alto Minho SCHOOL4ALL” – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), cofinanciando pelo Programa Operacional Norte 2020, em consonância com o Plano Nacional de Artes (PNA). Promovido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, o PNA visa tornar as artes mais acessíveis às crianças e jovens, através da comunidade educativa, estimulando a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida.

Através destas visitas às escolas, os artistas/ associações culturais e artísticas do território do Alto Minho dão a conhecer os seus domínios artísticos, estimulando assim nos alunos a sensibilidade estética e artística, bem como o pensamento crítico e criativo, permitindo-lhes identificar a arte performativa, as técnicas, as sonoridades a apreciação visual, auditiva e sensorial geral que se consigna à arte, à criatividade e à apreciação de uma obra.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.