O projeto “Ligue antes, salve vidas”, implementado há um mês na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), permitiu encaminhar perto de 4.500 utentes para consulta nos cuidados de saúde primários.
Em comunicado, a ULSAM adianta que “em 30 dias foram feitos perto de 10 mil contactos com a linha SNS 24, mais de 350 por dia”.
Daquele total de contactos, “42% foram encaminhados para cuidados primários, 48% referenciados para o serviço de urgência e 10% tiveram indicação para ficar em autocuidados”.
“As admissões nos serviços de urgência hospitalares via SNS 24 representavam, antes da implementação da iniciativa, 5,9% das admissões. Nos primeiros 30 dias após as mudanças, as referenciações pela mesma linha aumentaram para 35%”, destaca a nota.
Segundo a ULSAM, no primeiro mês de funcionamento do projeto, “os centros de saúde têm ganhado relevância no atendimento a situações agudas”, atendendo “120 doentes não urgentes por dia com referenciação SNS 24”.
“São estas unidades as responsáveis por atender pacientes que, não tendo uma situação de saúde classificada como urgente ou emergente, são atendidos no próprio dia ou no dia seguinte nos cuidados primários”, acrescenta.
O projeto “Ligue antes, salve vidas” visa reservar os serviços de urgência para “doentes efetivamente urgentes e reservar a capacidade instalada para esses doentes”.
Ao ligarem para o número 808 24 24 24 antes de se dirigirem ao hospital e conforme os casos, os utentes serão orientados para autocuidados, consulta no centro de saúde ou encaminhados para o serviço de urgência.
Com o início do projeto a ULSAM passou a disponibilizar 1.800 consultas por semana, agendadas quer através do SNS 24, quer dos serviços de urgência, que acrescem às consultas abertas que já existem nos centros de saúde.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.