O projeto “Ligue antes, salve vidas”, implementado há um mês na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), permitiu encaminhar perto de 4.500 utentes para consulta nos cuidados de saúde primários.
Em comunicado, a ULSAM adianta que “em 30 dias foram feitos perto de 10 mil contactos com a linha SNS 24, mais de 350 por dia”.
Daquele total de contactos, “42% foram encaminhados para cuidados primários, 48% referenciados para o serviço de urgência e 10% tiveram indicação para ficar em autocuidados”.
“As admissões nos serviços de urgência hospitalares via SNS 24 representavam, antes da implementação da iniciativa, 5,9% das admissões. Nos primeiros 30 dias após as mudanças, as referenciações pela mesma linha aumentaram para 35%”, destaca a nota.
Segundo a ULSAM, no primeiro mês de funcionamento do projeto, “os centros de saúde têm ganhado relevância no atendimento a situações agudas”, atendendo “120 doentes não urgentes por dia com referenciação SNS 24”.
“São estas unidades as responsáveis por atender pacientes que, não tendo uma situação de saúde classificada como urgente ou emergente, são atendidos no próprio dia ou no dia seguinte nos cuidados primários”, acrescenta.
O projeto “Ligue antes, salve vidas” visa reservar os serviços de urgência para “doentes efetivamente urgentes e reservar a capacidade instalada para esses doentes”.
Ao ligarem para o número 808 24 24 24 antes de se dirigirem ao hospital e conforme os casos, os utentes serão orientados para autocuidados, consulta no centro de saúde ou encaminhados para o serviço de urgência.
Com o início do projeto a ULSAM passou a disponibilizar 1.800 consultas por semana, agendadas quer através do SNS 24, quer dos serviços de urgência, que acrescem às consultas abertas que já existem nos centros de saúde.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.
O mercado da cidade vai funcionar com horários especiais durante a época natalícia. De acordo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, mantendo-se aberto nos dias 24 e 31 de dezembro, entre as 7h30 e as 17h00.
Viana do Castelo vai receber, a 27 de dezembro, a 12.ª edição da São Silvestre de Viana CLS Brands, que atingiu um recorde histórico de 3.000 participantes.