Logo
Regional

Projeto “Ligue antes, salve vidas” tira 4.500 utentes num mês das urgências em Viana do Castelo

19 Dezembro, 2024 | 2:19
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O projeto “Ligue antes, salve vidas”, implementado há um mês na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), permitiu encaminhar perto de 4.500 utentes para consulta nos cuidados de saúde primários.

Em comunicado, a ULSAM adianta que “em 30 dias foram feitos perto de 10 mil contactos com a linha SNS 24, mais de 350 por dia”.

Daquele total de contactos, “42% foram encaminhados para cuidados primários, 48% referenciados para o serviço de urgência e 10% tiveram indicação para ficar em autocuidados”.

“As admissões nos serviços de urgência hospitalares via SNS 24 representavam, antes da implementação da iniciativa, 5,9% das admissões. Nos primeiros 30 dias após as mudanças, as referenciações pela mesma linha aumentaram para 35%”, destaca a nota.

Segundo a ULSAM, no primeiro mês de funcionamento do projeto, “os centros de saúde têm ganhado relevância no atendimento a situações agudas”, atendendo “120 doentes não urgentes por dia com referenciação SNS 24”.

“São estas unidades as responsáveis por atender pacientes que, não tendo uma situação de saúde classificada como urgente ou emergente, são atendidos no próprio dia ou no dia seguinte nos cuidados primários”, acrescenta.

O projeto “Ligue antes, salve vidas” visa reservar os serviços de urgência para “doentes efetivamente urgentes e reservar a capacidade instalada para esses doentes”.

Ao ligarem para o número 808 24 24 24 antes de se dirigirem ao hospital e conforme os casos, os utentes serão orientados para autocuidados, consulta no centro de saúde ou encaminhados para o serviço de urgência.

Com o início do projeto a ULSAM passou a disponibilizar 1.800 consultas por semana, agendadas quer através do SNS 24, quer dos serviços de urgência, que acrescem às consultas abertas que já existem nos centros de saúde.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.

Internacional 27 Janeiro, 2026

Viana do Castelo promoveu o território na FITUR em Madrid

Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Centro e Norte litoral

Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.

Desporto 27 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC recebe Grande Prémio do Júri na Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto”

A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Derrocada isola parcialmente Sistelo e mau tempo causa prejuízos em Arcos de Valdevez

Uma derrocada de grandes dimensões cortou esta terça-feira o acesso da aldeia de Sistelo à sede do concelho de Arcos de Valdevez, deixando cerca de metade da freguesia isolada. O deslizamento de terras ocorreu entre Sistelo e a freguesia de Cabreiro, na sequência da chuva intensa que caiu durante a noite.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo provoca inundações e cortes de estradas no Alto Minho

O mau tempo registado na noite de segunda-feira provocou diversos constrangimentos no Alto Minho, com cortes de vias, inundações em habitações e aumento significativo dos caudais dos rios, afetando vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.

Regional 26 Janeiro, 2026

Eurocidade Tui–Valença recebe II Congresso Internacional de Educação

Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.