O projeto “Ligue antes, salve vidas”, implementado há um mês na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), permitiu encaminhar perto de 4.500 utentes para consulta nos cuidados de saúde primários.
Em comunicado, a ULSAM adianta que “em 30 dias foram feitos perto de 10 mil contactos com a linha SNS 24, mais de 350 por dia”.
Daquele total de contactos, “42% foram encaminhados para cuidados primários, 48% referenciados para o serviço de urgência e 10% tiveram indicação para ficar em autocuidados”.
“As admissões nos serviços de urgência hospitalares via SNS 24 representavam, antes da implementação da iniciativa, 5,9% das admissões. Nos primeiros 30 dias após as mudanças, as referenciações pela mesma linha aumentaram para 35%”, destaca a nota.
Segundo a ULSAM, no primeiro mês de funcionamento do projeto, “os centros de saúde têm ganhado relevância no atendimento a situações agudas”, atendendo “120 doentes não urgentes por dia com referenciação SNS 24”.
“São estas unidades as responsáveis por atender pacientes que, não tendo uma situação de saúde classificada como urgente ou emergente, são atendidos no próprio dia ou no dia seguinte nos cuidados primários”, acrescenta.
O projeto “Ligue antes, salve vidas” visa reservar os serviços de urgência para “doentes efetivamente urgentes e reservar a capacidade instalada para esses doentes”.
Ao ligarem para o número 808 24 24 24 antes de se dirigirem ao hospital e conforme os casos, os utentes serão orientados para autocuidados, consulta no centro de saúde ou encaminhados para o serviço de urgência.
Com o início do projeto a ULSAM passou a disponibilizar 1.800 consultas por semana, agendadas quer através do SNS 24, quer dos serviços de urgência, que acrescem às consultas abertas que já existem nos centros de saúde.
O projeto Atlantic Sunset inaugurou, no Farol de Montedor, em Carreço, a primeira placa identificativa do “último pôr-do-sol de Portugal continental”, acompanhada por uma mesa interpretativa dedicada à observação do fenómeno solar.
O Município de Ponte de Lima volta a destacar a tradição e a qualidade dos seus produtos locais com a realização do Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota, que decorre entre os dias 21 e 23 de novembro, integrado no programa municipal “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”.
A CP – Comboios de Portugal vai distribuir 10 mil vouchers para viagens gratuitas na Linha da Beira Alta, recentemente reaberta na totalidade após obras de modernização concluídas em setembro. A iniciativa pretende incentivar a utilização do comboio, promover a mobilidade sustentável e atrair novos passageiros, assim como reconquistar os clientes habituais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou esta terça-feira que o projeto “Bairro Comercial Digital – Bairro do Coração”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estará totalmente concluído até março de 2026. A garantia foi dada durante a apresentação da nova aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa consumidores que realizam compras no comércio local.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.
Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.
Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.