Logo
Regional

Projeto liderado pelo Município de Cerveira apresentado em Itália como modelo de referência a seguir

7 Outubro, 2022 | 15:05
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

No âmbito do projeto In Common Sports + (2021-2023), coordenado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e que visa promover estilos de vida saudáveis junto da população sénior, motivando-os para a prática desportiva e para uma alimentação saudável, realizou-se em Cesena (Itália), a segunda reunião internacional. No encontro, a boa prática desportiva para maiores de 60 anos, liderada pelo município cerveirense, foi apresentada como modelo de referência a seguir.

No discurso de boas-vindas, o Vereador do Desporto do Município de Cesena, Christian Castorri, destacou o projeto estratégico “Cesena Sport City” – um projeto estruturante que prevê um novo modelo de instalações desportivas no território, criando oportunidades que hoje não existem – e a importância e influência do projeto In Common Sports+ para a sua implementação. “Este projeto visa a construção de seis centros desportivos inovadores, com a integração de outros serviços destinados aos utilizadores que vão além da mera prática desportiva, criando ainda infraestruturas de acesso – ciclovias e pedonais. Tenho a certeza de que o projeto In Common Sports+ contribuirá para aprimorar ainda mais este projeto estruturante, dando continuidade ao sucesso que esta atividade já tem neste território” reforçou.

No encontro, em que participaram todos os parceiros do projeto europeu: o Município de Cesena (Itália), a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira (Portugal), o IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal), a Universidade de Vigo (Espanha), o Município de Aksakovo (Bulgária), a Associação Zoldpond (Hungria) e o Instituto do Desporto da Cidade de Nova Gorica (Eslovénia), esteve também presente Daniela Tamburini da Wellness Foundation que, em 2019, premiou o projeto como uma boa prática na área do desporto associada à população sénior, elemento estratégico na prevenção de doenças crónicas.

Após a receção das comitivas, as delegações fizeram um balanço das atividades realizadas até o momento e das ações previstas para os próximos meses. O município de Vila Nova de Cerveira, coordenou os trabalhos desta reunião e apresentou o vídeo da VI edição Olympics4all organizado pelo Município no início do mês de setembro.

No dia 29 de setembro, as instituições parceiras tiveram a oportunidade de participar no evento “Olympics4all” realizado no Carisport, durante o qual os atletas seniores italianos (atualmente 108) competiram nas modalidades de voleibol, andebol e boccia. O Presidente da Câmara de Cesena, Enzo Lattuca, e a Vereadora de Projetos Europeus, Francesca Lucchi, juntamente com todos os parceiros do projeto europeu, inauguraram as olimpíadas destacando o papel município na disseminação da cultura, do bem-estar e da saúde dos cidadãos, à semelhança dos objetivos deste projeto financiado pelo Programa Erasmus+.

O PROJETO IN COMMON SPORTS +

É de salientar que o projeto In Common Sports + dinamiza treinos semanais com mais de 450 seniores, em seis países. Os treinos são avaliados pela equipa de projeto, o que possibilitou que um dos pacotes de trabalho deste encontro visasse a adaptação dos jogos desportivos ao público sénior. Com base nas informações recolhidas pelos diferentes parceiros, está a ser possível definir as regras dos desportos coletivos e dos jogos tradicionais que melhor se adequam aos idosos e testar a motivação para a prática de exercício físico, através de modalidades desportivas adaptadas às caraterísticas da população sénior.

Este projeto internacional, financiado pelo programa europeu Erasmus + Sports, teve como ponto de partida o projeto Olympics4All, através do qual foram promovidas as primeiras Olimpíadas do Desporto Sénior em Vila Nova de Cerveira, ao qual se seguiu o projeto In Common Sports que procurou aprofundar os fatores que motivam os idosos a praticar desporto. Em 2021, com o nome In Common Sports + Fit, Food and Fun for Elderly!, o projeto passa a contar com a participação do Instituto Público de Desportos esloveno e com a integração de uma nova linha de análise focada na nutrição. Pretende-se, agora, estudar a relação entre a alimentação e a condição física, bem como observar possíveis diferenças entre países, através de um questionário destinado a conhecer os diferentes hábitos alimentares.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2022

Vianenses Bruna Parente e Miguel Cunha galardoados na Gala “O Minhoto” Troféus Desportivos

Bruna Parente (Viana Remadores do Lima) e Miguel Cunha (Vitoria SC) foram os vianenses galardoados com o Troféu “O Minhoto” nas áreas de remo e voleibol, respetivamente, num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri composto por 91 elementos (48 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, 12 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 31 entidades ligadas ao desporto).

Regional 30 Novembro, 2022

Solutions30 investe mais de meio milhão de euros em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions30 investiu cerca de 600.000 euros e inaugurou ontem um novo espaço em Viana do Castelo. O espaço, cuja inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Nobre, vem dar continuidade à unidade instalada na Zona Industrial do Neiva – Fase II e conta com uma área de 500m2, com capacidade para mais 80 pessoas, e alberga diversos serviços, tais como Recursos Humanos, Contabilidade, Logística e Marketing, assim como os gabinetes da Direção. Em Viana do Castelo, a empresa conta, assim, com 260 colaboradores.

Regional 30 Novembro, 2022

Barcelos Bus gratuito durante todo o mês de dezembro

Os passageiros do Barcelos Bus vão poder usufruir deste meio de transporte de forma gratuita durante todo o mês de dezembro.

Regional 30 Novembro, 2022

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Regional 30 Novembro, 2022

Regime de Incentivos para 2023 com soluções combinadas para setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias criativas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas e, pela primeira vez, inclui, para o setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, a oferta de soluções combinadas para empresas e profissionais e para o seu agregado familiar, tais como alojamento a custo controlado, soluções de mobilidade e oferta de soluções ao nível educativo.

Regional 30 Novembro, 2022

HER, um projeto impactante na vida de vítimas de cancro da mama

A iniciativa começou em 2021 e tem tido um impacto muito positivo em termos físicos, mas também psicológicos na vida de quem tem recorrido ao programa. Fomos conhecer três testemunhos que descrevem os benefícios do HER, um projeto que assenta na formação e informação sobre a prática da atividade física e do exercício físico durante e após os tratamentos de cancro.

Regional 30 Novembro, 2022

Arcos de Valdevez comemora “Dia Nacional da Cultura Científica”

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado anualmente a 24 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya receberam mais um Arcuense com Ciência. Desta vez, foi Eliana Silva que falou de Fotossíntese Artificial.