Logo
Regional

Projeto liderado pelo Município de Cerveira apresentado em Itália como modelo de referência a seguir

7 Outubro, 2022 | 15:05
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

No âmbito do projeto In Common Sports + (2021-2023), coordenado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e que visa promover estilos de vida saudáveis junto da população sénior, motivando-os para a prática desportiva e para uma alimentação saudável, realizou-se em Cesena (Itália), a segunda reunião internacional. No encontro, a boa prática desportiva para maiores de 60 anos, liderada pelo município cerveirense, foi apresentada como modelo de referência a seguir.

No discurso de boas-vindas, o Vereador do Desporto do Município de Cesena, Christian Castorri, destacou o projeto estratégico “Cesena Sport City” – um projeto estruturante que prevê um novo modelo de instalações desportivas no território, criando oportunidades que hoje não existem – e a importância e influência do projeto In Common Sports+ para a sua implementação. “Este projeto visa a construção de seis centros desportivos inovadores, com a integração de outros serviços destinados aos utilizadores que vão além da mera prática desportiva, criando ainda infraestruturas de acesso – ciclovias e pedonais. Tenho a certeza de que o projeto In Common Sports+ contribuirá para aprimorar ainda mais este projeto estruturante, dando continuidade ao sucesso que esta atividade já tem neste território” reforçou.

No encontro, em que participaram todos os parceiros do projeto europeu: o Município de Cesena (Itália), a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira (Portugal), o IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal), a Universidade de Vigo (Espanha), o Município de Aksakovo (Bulgária), a Associação Zoldpond (Hungria) e o Instituto do Desporto da Cidade de Nova Gorica (Eslovénia), esteve também presente Daniela Tamburini da Wellness Foundation que, em 2019, premiou o projeto como uma boa prática na área do desporto associada à população sénior, elemento estratégico na prevenção de doenças crónicas.

Após a receção das comitivas, as delegações fizeram um balanço das atividades realizadas até o momento e das ações previstas para os próximos meses. O município de Vila Nova de Cerveira, coordenou os trabalhos desta reunião e apresentou o vídeo da VI edição Olympics4all organizado pelo Município no início do mês de setembro.

No dia 29 de setembro, as instituições parceiras tiveram a oportunidade de participar no evento “Olympics4all” realizado no Carisport, durante o qual os atletas seniores italianos (atualmente 108) competiram nas modalidades de voleibol, andebol e boccia. O Presidente da Câmara de Cesena, Enzo Lattuca, e a Vereadora de Projetos Europeus, Francesca Lucchi, juntamente com todos os parceiros do projeto europeu, inauguraram as olimpíadas destacando o papel município na disseminação da cultura, do bem-estar e da saúde dos cidadãos, à semelhança dos objetivos deste projeto financiado pelo Programa Erasmus+.

O PROJETO IN COMMON SPORTS +

É de salientar que o projeto In Common Sports + dinamiza treinos semanais com mais de 450 seniores, em seis países. Os treinos são avaliados pela equipa de projeto, o que possibilitou que um dos pacotes de trabalho deste encontro visasse a adaptação dos jogos desportivos ao público sénior. Com base nas informações recolhidas pelos diferentes parceiros, está a ser possível definir as regras dos desportos coletivos e dos jogos tradicionais que melhor se adequam aos idosos e testar a motivação para a prática de exercício físico, através de modalidades desportivas adaptadas às caraterísticas da população sénior.

Este projeto internacional, financiado pelo programa europeu Erasmus + Sports, teve como ponto de partida o projeto Olympics4All, através do qual foram promovidas as primeiras Olimpíadas do Desporto Sénior em Vila Nova de Cerveira, ao qual se seguiu o projeto In Common Sports que procurou aprofundar os fatores que motivam os idosos a praticar desporto. Em 2021, com o nome In Common Sports + Fit, Food and Fun for Elderly!, o projeto passa a contar com a participação do Instituto Público de Desportos esloveno e com a integração de uma nova linha de análise focada na nutrição. Pretende-se, agora, estudar a relação entre a alimentação e a condição física, bem como observar possíveis diferenças entre países, através de um questionário destinado a conhecer os diferentes hábitos alimentares.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Fevereiro, 2026

Raúl Curva assume comando distrital da PSP em Viana do Castelo

O superintendente Raúl Jorge Caetano Curva vai assumir, a partir de quinta-feira, o cargo de comandante distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) em Viana do Castelo, por um período de três anos, anunciou a PSP.

Desporto 11 Fevereiro, 2026

Mariana Marques convocada para a Seleção Nacional de Futsal Feminino

Mariana Marques, atleta do Santa Luzia FC, foi convocada para a Seleção Nacional A feminina de futsal e estará em ação nos dois jogos frente à Finlândia, nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Centro Multiusos de Lamego.

Nacional 11 Fevereiro, 2026

Ministra da Administração Interna pede demissão e Primeiro-Ministro assume funções interinamente

A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, apresentou a sua demissão, que foi aceite pelo Presidente da República.

Nacional 11 Fevereiro, 2026

Chuva forte mantém distritos do Norte e Centro sob aviso laranja esta quarta-feira

Nove distritos das regiões Norte e Centro de Portugal continental, incluindo Viana do Castelo, estarão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 11 Fevereiro, 2026

Três desalojados após novo deslizamento de terras em Ponte da Barca

Três pessoas foram retiradas preventivamente de uma habitação na freguesia de Nogueira, em Ponte da Barca, na sequência de um segundo deslizamento de terras registado esta terça-feira, confirmou a Proteção Civil.

Regional 11 Fevereiro, 2026

Ponte da Barca: Derrocada obriga retirada preventiva de 20 pessoas

Um deslizamento de terras ocorrido na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas obrigou à retirada preventiva de 20 pessoas das suas habitações, após uma derrocada considerada “forte” ter destruído parcialmente uma casa e soterrado um veículo ligeiro. Não há registo de vítimas ou feridos.

Regional 10 Fevereiro, 2026

Mau tempo trava pesca da lampreia no Minho

As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.