O projeto KA2 “Innovative tools for the promotion, transmission and recovery of popular and traditional music as a medium participation and social cohesion” é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+ e incluiu-se na ação Parcerias para a cooperação e intercâmbio de práticas, do tipo Parcerias em pequena escala na educação de adultos.
A Associação Juvenil de Deão – AJD, esteve em Espanha para a reunião de lançamento do projeto KA2 “Innovative tools for the promotion, transmission and recovery of popular and traditional music as a medium participation and social cohesion”.
O projeto pretende explorar a música tradicional que é ensinada de geração em geração e que é transmitida de forma oral. O instrumento de eleição português é o cavaquinho e, por esse motivo, contamos com a estreita parceria do músico, multi-instrumentista, produtor e compositor, Daniel Pereira Cristo.
Na primeira semana de outubro, decorreu em Itália, a mobilidade de aprendizagem, ao abrigo do projeto KA2 – “Innovative tools for the promotion, transmission and recovery of popular and traditional music as a medium participation and social cohesion”.
O Daniel Pereira Cristo, parceiro artístico deste projeto, enquanto membro da Associação Arca dos Sons, e o Jorge Araújo, animador das oficinas de cavaquinho da AJD, estiveram em Itália a conhecer novas músicas, novos/as músicos/as, construtores/as de instrumentos, a cultura e os “costumes diferentes, de um povo com tantas, tantas semelhanças connosco”.
Foram acolhidos pelo Centro Etnológico Canavesano e em conjunto, através da partilha da música tradicional popular, reforçaram os valores europeus.
Do dia 21 ao dia 24 de outubro decorreu a segunda mobilidade de aprendizagem, desta vez em Portugal, onde foi partilhado o trabalho que se tem desenvolvido no grupo de cavaquinhos. Ao longo destes dias fez-se uma reflexão acerca do estado da música tradicional popular e dos cordofones tradicionais, visitou-se o Museu do Cavaquinho, fábricas e oficinas de instrumentos de cordas em Braga e ainda se explorou a riqueza da diversidade europeia.
A AJD tem como parceiro musical neste projeto a Arca dos Sons, na pessoa do músico, cantautor e multi-instrumentista Daniel Pereira de Cristo que orientou esta mobilidade e facilitou toda a componente pedagógica e cultural da mobilidade.
Este projeto é financiado pelo programa Erasmus +, incluiu-se na ação Parcerias para a cooperação e intercâmbio de práticas, do tipo Parcerias em pequena escala na educação de adultos. É coordenado pela Associació Obre’t’Ebre, de Espanha e tem como parceiros a Associazione Eurobox, de Itália, a Associação Amics de la Biblioteca de la Fonteta, de Espanha, e a Associação Juvenil de Deão – AJD.
Entre os dias 2 e 10 de abril, Viana do Castelo promete cativar vianenses e visitantes com a iniciativa “Páscoa Doce”. Preparada conjuntamente pela Câmara Municipal, Diocese de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, a programação une o religioso ao profano, conjugando fé e devoção com momentos de lazer e animação.
No passado sábado, 25 de março, o Casino Afifense recebeu mais de uma centena de amantes de dança tradicional que rumaram a Afife, em Viana do Castelo, com o objetivo de aprender este tipo de dança. A formação ficou a cargo de Mercedes Prieto e Ana Silvestre.
O Campeonato Nacional de Fundo 2023 de Canoagem, decorreu em Mirandela. Foi um fim-de-semana cheio de regatas, 50 no total, consagraram os novos detentores dos Títulos Nacionais da categoria.
A Câmara Municipal de Valença transferiu cerca de 1 milhão de euros para as 11 Juntas de Freguesia do concelho e quer proceder à abertura de um procedimento concursal para a contratação de assistentes operacionais que serão colocados em cada Junta.
A freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha, prepara-se para acolher, entre os dias 2 e 10 de abril, a "Semana Santa de Lanhelas". Uma celebração que pretende retratar os últimos dias da vida de Jesus Cristo.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e os vereadores da Saúde, Ricardo Rego, e da Coesão Social, Carlota Borges, estiveram hoje na inauguração do monumento de homenagem ao dador de sangue, uma iniciativa da Associação de Dadores de Sangue da Meadela.
A easyJet vai operar 27 novas rotas no verão desde Portugal, algumas nos `slots` que ganhou à TAP em Lisboa, uma "oportunidade momentânea" que a companhia aérea não antevê nos próximos anos, nos quais admite "crescimento limitado" no país.