Logo
Regional

Projeto KA2 apresentado em Espanha com a presença da Associação Juvenil de Deão

15 Novembro, 2022 | 16:06
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O projeto KA2 “Innovative tools for the promotion, transmission and recovery of popular and traditional music as a medium participation and social cohesion” é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+ e incluiu-se na ação Parcerias para a cooperação e intercâmbio de práticas, do tipo Parcerias em pequena escala na educação de adultos.

A Associação Juvenil de Deão – AJD, esteve em Espanha para a reunião de lançamento do projeto KA2 “Innovative tools for the promotion, transmission and recovery of popular and traditional music as a medium participation and social cohesion”.

O projeto pretende explorar a música tradicional que é ensinada de geração em geração e que é transmitida de forma oral. O instrumento de eleição português é o cavaquinho e, por esse motivo, contamos com a estreita parceria do músico, multi-instrumentista, produtor e compositor, Daniel Pereira Cristo.

Na primeira semana de outubro, decorreu em Itália, a mobilidade de aprendizagem, ao abrigo do projeto KA2 – “Innovative tools for the promotion, transmission and recovery of popular and traditional music as a medium participation and social cohesion”.

O Daniel Pereira Cristo, parceiro artístico deste projeto, enquanto membro da Associação Arca dos Sons, e o Jorge Araújo, animador das oficinas de cavaquinho da AJD, estiveram em Itália a conhecer novas músicas, novos/as músicos/as, construtores/as de instrumentos, a cultura e os “costumes diferentes, de um povo com tantas, tantas semelhanças connosco”.

Foram acolhidos pelo Centro Etnológico Canavesano e em conjunto, através da partilha da música tradicional popular, reforçaram os valores europeus.

Do dia 21 ao dia 24 de outubro decorreu a segunda mobilidade de aprendizagem, desta vez em Portugal, onde foi partilhado o trabalho que se tem desenvolvido no grupo de cavaquinhos. Ao longo destes dias fez-se uma reflexão acerca do estado da música tradicional popular e dos cordofones tradicionais, visitou-se o Museu do Cavaquinho, fábricas e oficinas de instrumentos de cordas em Braga e ainda se explorou a riqueza da diversidade europeia.

A AJD tem como parceiro musical neste projeto a Arca dos Sons, na pessoa do músico, cantautor e multi-instrumentista Daniel Pereira de Cristo que orientou esta mobilidade e facilitou toda a componente pedagógica e cultural da mobilidade.

Este projeto é financiado pelo programa Erasmus +, incluiu-se na ação Parcerias para a cooperação e intercâmbio de práticas, do tipo Parcerias em pequena escala na educação de adultos. É coordenado pela Associació Obre’t’Ebre, de Espanha e tem como parceiros a Associazione Eurobox, de Itália, a Associação Amics de la Biblioteca de la Fonteta, de Espanha, e a Associação Juvenil de Deão – AJD.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2022

Vianenses Bruna Parente e Miguel Cunha galardoados na Gala “O Minhoto” Troféus Desportivos

Bruna Parente (Viana Remadores do Lima) e Miguel Cunha (Vitoria SC) foram os vianenses galardoados com o Troféu “O Minhoto” nas áreas de remo e voleibol, respetivamente, num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri composto por 91 elementos (48 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, 12 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 31 entidades ligadas ao desporto).

Regional 30 Novembro, 2022

Solutions30 investe mais de meio milhão de euros em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions30 investiu cerca de 600.000 euros e inaugurou ontem um novo espaço em Viana do Castelo. O espaço, cuja inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Nobre, vem dar continuidade à unidade instalada na Zona Industrial do Neiva – Fase II e conta com uma área de 500m2, com capacidade para mais 80 pessoas, e alberga diversos serviços, tais como Recursos Humanos, Contabilidade, Logística e Marketing, assim como os gabinetes da Direção. Em Viana do Castelo, a empresa conta, assim, com 260 colaboradores.

Regional 30 Novembro, 2022

Barcelos Bus gratuito durante todo o mês de dezembro

Os passageiros do Barcelos Bus vão poder usufruir deste meio de transporte de forma gratuita durante todo o mês de dezembro.

Regional 30 Novembro, 2022

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Regional 30 Novembro, 2022

Regime de Incentivos para 2023 com soluções combinadas para setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias criativas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas e, pela primeira vez, inclui, para o setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, a oferta de soluções combinadas para empresas e profissionais e para o seu agregado familiar, tais como alojamento a custo controlado, soluções de mobilidade e oferta de soluções ao nível educativo.

Regional 30 Novembro, 2022

HER, um projeto impactante na vida de vítimas de cancro da mama

A iniciativa começou em 2021 e tem tido um impacto muito positivo em termos físicos, mas também psicológicos na vida de quem tem recorrido ao programa. Fomos conhecer três testemunhos que descrevem os benefícios do HER, um projeto que assenta na formação e informação sobre a prática da atividade física e do exercício físico durante e após os tratamentos de cancro.

Regional 30 Novembro, 2022

Arcos de Valdevez comemora “Dia Nacional da Cultura Científica”

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado anualmente a 24 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya receberam mais um Arcuense com Ciência. Desta vez, foi Eliana Silva que falou de Fotossíntese Artificial.