O projeto KA2 “Innovative tools for the promotion, transmission and recovery of popular and traditional music as a medium participation and social cohesion” é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+ e incluiu-se na ação Parcerias para a cooperação e intercâmbio de práticas, do tipo Parcerias em pequena escala na educação de adultos.
A Associação Juvenil de Deão – AJD, esteve em Espanha para a reunião de lançamento do projeto KA2 “Innovative tools for the promotion, transmission and recovery of popular and traditional music as a medium participation and social cohesion”.
O projeto pretende explorar a música tradicional que é ensinada de geração em geração e que é transmitida de forma oral. O instrumento de eleição português é o cavaquinho e, por esse motivo, contamos com a estreita parceria do músico, multi-instrumentista, produtor e compositor, Daniel Pereira Cristo.
Na primeira semana de outubro, decorreu em Itália, a mobilidade de aprendizagem, ao abrigo do projeto KA2 – “Innovative tools for the promotion, transmission and recovery of popular and traditional music as a medium participation and social cohesion”.
O Daniel Pereira Cristo, parceiro artístico deste projeto, enquanto membro da Associação Arca dos Sons, e o Jorge Araújo, animador das oficinas de cavaquinho da AJD, estiveram em Itália a conhecer novas músicas, novos/as músicos/as, construtores/as de instrumentos, a cultura e os “costumes diferentes, de um povo com tantas, tantas semelhanças connosco”.

Foram acolhidos pelo Centro Etnológico Canavesano e em conjunto, através da partilha da música tradicional popular, reforçaram os valores europeus.
Do dia 21 ao dia 24 de outubro decorreu a segunda mobilidade de aprendizagem, desta vez em Portugal, onde foi partilhado o trabalho que se tem desenvolvido no grupo de cavaquinhos. Ao longo destes dias fez-se uma reflexão acerca do estado da música tradicional popular e dos cordofones tradicionais, visitou-se o Museu do Cavaquinho, fábricas e oficinas de instrumentos de cordas em Braga e ainda se explorou a riqueza da diversidade europeia.
A AJD tem como parceiro musical neste projeto a Arca dos Sons, na pessoa do músico, cantautor e multi-instrumentista Daniel Pereira de Cristo que orientou esta mobilidade e facilitou toda a componente pedagógica e cultural da mobilidade.
Este projeto é financiado pelo programa Erasmus +, incluiu-se na ação Parcerias para a cooperação e intercâmbio de práticas, do tipo Parcerias em pequena escala na educação de adultos. É coordenado pela Associació Obre’t’Ebre, de Espanha e tem como parceiros a Associazione Eurobox, de Itália, a Associação Amics de la Biblioteca de la Fonteta, de Espanha, e a Associação Juvenil de Deão – AJD.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.
Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.