O projeto KA2 “Innovative tools for the promotion, transmission and recovery of popular and traditional music as a medium participation and social cohesion” é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+ e incluiu-se na ação Parcerias para a cooperação e intercâmbio de práticas, do tipo Parcerias em pequena escala na educação de adultos.
A Associação Juvenil de Deão – AJD, esteve em Espanha para a reunião de lançamento do projeto KA2 “Innovative tools for the promotion, transmission and recovery of popular and traditional music as a medium participation and social cohesion”.
O projeto pretende explorar a música tradicional que é ensinada de geração em geração e que é transmitida de forma oral. O instrumento de eleição português é o cavaquinho e, por esse motivo, contamos com a estreita parceria do músico, multi-instrumentista, produtor e compositor, Daniel Pereira Cristo.
Na primeira semana de outubro, decorreu em Itália, a mobilidade de aprendizagem, ao abrigo do projeto KA2 – “Innovative tools for the promotion, transmission and recovery of popular and traditional music as a medium participation and social cohesion”.
O Daniel Pereira Cristo, parceiro artístico deste projeto, enquanto membro da Associação Arca dos Sons, e o Jorge Araújo, animador das oficinas de cavaquinho da AJD, estiveram em Itália a conhecer novas músicas, novos/as músicos/as, construtores/as de instrumentos, a cultura e os “costumes diferentes, de um povo com tantas, tantas semelhanças connosco”.

Foram acolhidos pelo Centro Etnológico Canavesano e em conjunto, através da partilha da música tradicional popular, reforçaram os valores europeus.
Do dia 21 ao dia 24 de outubro decorreu a segunda mobilidade de aprendizagem, desta vez em Portugal, onde foi partilhado o trabalho que se tem desenvolvido no grupo de cavaquinhos. Ao longo destes dias fez-se uma reflexão acerca do estado da música tradicional popular e dos cordofones tradicionais, visitou-se o Museu do Cavaquinho, fábricas e oficinas de instrumentos de cordas em Braga e ainda se explorou a riqueza da diversidade europeia.
A AJD tem como parceiro musical neste projeto a Arca dos Sons, na pessoa do músico, cantautor e multi-instrumentista Daniel Pereira de Cristo que orientou esta mobilidade e facilitou toda a componente pedagógica e cultural da mobilidade.
Este projeto é financiado pelo programa Erasmus +, incluiu-se na ação Parcerias para a cooperação e intercâmbio de práticas, do tipo Parcerias em pequena escala na educação de adultos. É coordenado pela Associació Obre’t’Ebre, de Espanha e tem como parceiros a Associazione Eurobox, de Itália, a Associação Amics de la Biblioteca de la Fonteta, de Espanha, e a Associação Juvenil de Deão – AJD.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.