O projeto KA2 “Innovative tools for the promotion, transmission and recovery of popular and traditional music as a medium participation and social cohesion” é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+ e incluiu-se na ação Parcerias para a cooperação e intercâmbio de práticas, do tipo Parcerias em pequena escala na educação de adultos.
A Associação Juvenil de Deão – AJD, esteve em Espanha para a reunião de lançamento do projeto KA2 “Innovative tools for the promotion, transmission and recovery of popular and traditional music as a medium participation and social cohesion”.
O projeto pretende explorar a música tradicional que é ensinada de geração em geração e que é transmitida de forma oral. O instrumento de eleição português é o cavaquinho e, por esse motivo, contamos com a estreita parceria do músico, multi-instrumentista, produtor e compositor, Daniel Pereira Cristo.
Na primeira semana de outubro, decorreu em Itália, a mobilidade de aprendizagem, ao abrigo do projeto KA2 – “Innovative tools for the promotion, transmission and recovery of popular and traditional music as a medium participation and social cohesion”.
O Daniel Pereira Cristo, parceiro artístico deste projeto, enquanto membro da Associação Arca dos Sons, e o Jorge Araújo, animador das oficinas de cavaquinho da AJD, estiveram em Itália a conhecer novas músicas, novos/as músicos/as, construtores/as de instrumentos, a cultura e os “costumes diferentes, de um povo com tantas, tantas semelhanças connosco”.

Foram acolhidos pelo Centro Etnológico Canavesano e em conjunto, através da partilha da música tradicional popular, reforçaram os valores europeus.
Do dia 21 ao dia 24 de outubro decorreu a segunda mobilidade de aprendizagem, desta vez em Portugal, onde foi partilhado o trabalho que se tem desenvolvido no grupo de cavaquinhos. Ao longo destes dias fez-se uma reflexão acerca do estado da música tradicional popular e dos cordofones tradicionais, visitou-se o Museu do Cavaquinho, fábricas e oficinas de instrumentos de cordas em Braga e ainda se explorou a riqueza da diversidade europeia.
A AJD tem como parceiro musical neste projeto a Arca dos Sons, na pessoa do músico, cantautor e multi-instrumentista Daniel Pereira de Cristo que orientou esta mobilidade e facilitou toda a componente pedagógica e cultural da mobilidade.
Este projeto é financiado pelo programa Erasmus +, incluiu-se na ação Parcerias para a cooperação e intercâmbio de práticas, do tipo Parcerias em pequena escala na educação de adultos. É coordenado pela Associació Obre’t’Ebre, de Espanha e tem como parceiros a Associazione Eurobox, de Itália, a Associação Amics de la Biblioteca de la Fonteta, de Espanha, e a Associação Juvenil de Deão – AJD.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.