O projeto transfronteiriço "Iqual Campus", que visa reforçar a igualdade de género no mercado de trabalho, foi apresentado em Valença, numa sessão promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).
O evento contou com a participação da vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier, e do secretário das Relações Laborais da Junta da Galiza, Pablo López, além de representantes institucionais, académicos e especialistas para discutir as abordagens e os benefícios que o projeto trará para a região e para o setor laboral.
Financiado pelo programa INTERREG | POPCTEP 2021-2027, o “Iqual Campus” será implementado até 2026, contando com a participação de diversos parceiros de Portugal e Espanha, como a Junta da Galiza, a Universidade de Santiago de Compostela, a Universidade do Porto e a CIM Cávado. A iniciativa concentra-se na criação de um sistema formativo piloto que pretende capacitar diferentes públicos e promover a igualdade de género no trabalho através de uma abordagem inovadora e adaptada às necessidades das zonas transfronteiriças. Entre as ações previstas, destaca-se a criação de uma plataforma virtual para o desenvolvimento de competências e experimentação, oferecendo novas oportunidades de aprendizagem e prática, além da criação de um observatório transfronteiriço de competências formativas no domínio da igualdade laboral.
Durante a sessão, foram discutidas as principais diretrizes do projeto, que visam reduzir as desigualdades no trabalho através de formação especializada, e partilharam-se boas práticas de empresas e instituições dos dois lados da fronteira na implementação de políticas de igualdade e na conciliação entre a vida profissional e familiar. As políticas de desenvolvimento de recursos humanos destas empresas baseiam-se em medidas concretas de bem-estar, promovendo uma cultura de humanização, ética e comunicação. A relevância da formação em igualdade de género no trabalho foi sublinhada ao longo do evento, enfatizando-se o papel essencial da educação e da sensibilização no combate às desigualdades de género no mercado de trabalho.
Com o “Iqual Campus”, a CIM Alto Minho reforça o compromisso de valorizar a cidadania e promover uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Através de uma ação conjunta de todos os parceiros, o projeto pretende não só dinamizar a formação em igualdade de género, mas também contribuir para um impacto positivo e sustentável no mercado de trabalho regional.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.