O projeto transfronteiriço "Iqual Campus", que visa reforçar a igualdade de género no mercado de trabalho, foi apresentado em Valença, numa sessão promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).
O evento contou com a participação da vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier, e do secretário das Relações Laborais da Junta da Galiza, Pablo López, além de representantes institucionais, académicos e especialistas para discutir as abordagens e os benefícios que o projeto trará para a região e para o setor laboral.
Financiado pelo programa INTERREG | POPCTEP 2021-2027, o “Iqual Campus” será implementado até 2026, contando com a participação de diversos parceiros de Portugal e Espanha, como a Junta da Galiza, a Universidade de Santiago de Compostela, a Universidade do Porto e a CIM Cávado. A iniciativa concentra-se na criação de um sistema formativo piloto que pretende capacitar diferentes públicos e promover a igualdade de género no trabalho através de uma abordagem inovadora e adaptada às necessidades das zonas transfronteiriças. Entre as ações previstas, destaca-se a criação de uma plataforma virtual para o desenvolvimento de competências e experimentação, oferecendo novas oportunidades de aprendizagem e prática, além da criação de um observatório transfronteiriço de competências formativas no domínio da igualdade laboral.
Durante a sessão, foram discutidas as principais diretrizes do projeto, que visam reduzir as desigualdades no trabalho através de formação especializada, e partilharam-se boas práticas de empresas e instituições dos dois lados da fronteira na implementação de políticas de igualdade e na conciliação entre a vida profissional e familiar. As políticas de desenvolvimento de recursos humanos destas empresas baseiam-se em medidas concretas de bem-estar, promovendo uma cultura de humanização, ética e comunicação. A relevância da formação em igualdade de género no trabalho foi sublinhada ao longo do evento, enfatizando-se o papel essencial da educação e da sensibilização no combate às desigualdades de género no mercado de trabalho.
Com o “Iqual Campus”, a CIM Alto Minho reforça o compromisso de valorizar a cidadania e promover uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Através de uma ação conjunta de todos os parceiros, o projeto pretende não só dinamizar a formação em igualdade de género, mas também contribuir para um impacto positivo e sustentável no mercado de trabalho regional.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo, voltou a receber o seu tradicional presépio, já instalado e pronto a ser apreciado por vianenses e visitantes. A montagem, realizada com grande dedicação e atenção ao detalhe, mantém viva uma das tradições mais emblemáticas da quadra natalícia na cidade.