Logo
Internacional

Projeto Iqual Campus promove igualdade de género no Alto Minho e Galiza

5 Novembro, 2024 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O projeto transfronteiriço "Iqual Campus", que visa reforçar a igualdade de género no mercado de trabalho, foi apresentado em Valença, numa sessão promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).

O evento contou com a participação da vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier, e do secretário das Relações Laborais da Junta da Galiza, Pablo López, além de representantes institucionais, académicos e especialistas para discutir as abordagens e os benefícios que o projeto trará para a região e para o setor laboral.

Financiado pelo programa INTERREG | POPCTEP 2021-2027, o “Iqual Campus” será implementado até 2026, contando com a participação de diversos parceiros de Portugal e Espanha, como a Junta da Galiza, a Universidade de Santiago de Compostela, a Universidade do Porto e a CIM Cávado. A iniciativa concentra-se na criação de um sistema formativo piloto que pretende capacitar diferentes públicos e promover a igualdade de género no trabalho através de uma abordagem inovadora e adaptada às necessidades das zonas transfronteiriças. Entre as ações previstas, destaca-se a criação de uma plataforma virtual para o desenvolvimento de competências e experimentação, oferecendo novas oportunidades de aprendizagem e prática, além da criação de um observatório transfronteiriço de competências formativas no domínio da igualdade laboral.

Durante a sessão, foram discutidas as principais diretrizes do projeto, que visam reduzir as desigualdades no trabalho através de formação especializada, e partilharam-se boas práticas de empresas e instituições dos dois lados da fronteira na implementação de políticas de igualdade e na conciliação entre a vida profissional e familiar. As políticas de desenvolvimento de recursos humanos destas empresas baseiam-se em medidas concretas de bem-estar, promovendo uma cultura de humanização, ética e comunicação. A relevância da formação em igualdade de género no trabalho foi sublinhada ao longo do evento, enfatizando-se o papel essencial da educação e da sensibilização no combate às desigualdades de género no mercado de trabalho.

Com o “Iqual Campus”, a CIM Alto Minho reforça o compromisso de valorizar a cidadania e promover uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Através de uma ação conjunta de todos os parceiros, o projeto pretende não só dinamizar a formação em igualdade de género, mas também contribuir para um impacto positivo e sustentável no mercado de trabalho regional.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Janeiro, 2026

GNR detém homem de 25 anos em flagrante por furtos no comércio de Monção

Um homem de 25 anos foi detido em flagrante pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no passado dia 30 de dezembro, por furtos em estabelecimentos comerciais no concelho de Monção.

Regional 5 Janeiro, 2026

Viana do Castelo vai ter tempo estável no início de janeiro

Os primeiros dias de janeiro trazem boas notícias para os vianenses. Segundo a previsão meteorológica, os dias 5 e 6 de janeiro deverão registar condições relativamente calmas, típicas do inverno no norte do país.

Desporto 4 Janeiro, 2026

Castelense assume liderança após acerto de calendário na 1ª Divisão da AFVC

O fim de semana ficou marcado pela realização de vários encontros em atraso e um jogo antecipado da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com resultados determinantes para a luta pelos primeiros lugares da tabela classificativa.

Desporto 4 Janeiro, 2026

Raianos lideram Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 16.ª jornada

A 16.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe equilíbrio em vários campos e confirmou a luta intensa pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Regional 4 Janeiro, 2026

Paredes de Coura inicia o ano com música, teatro e cinema

O início de 2026 em Paredes de Coura traz uma programação cultural diversificada, que promete animar a população local e visitantes ao longo de janeiro. Entre tradições populares, teatro, música e cinema, há propostas para todos os gostos.

Regional 4 Janeiro, 2026

Vila Nova de Anha condena atos de vandalismo na passagem de ano

A Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, em Viana do Castelo, manifestou o seu repúdio pelos atos de vandalismo registados durante a noite de passagem de ano.

Desporto 4 Janeiro, 2026

Santa Luzia vence na Tapadinha e entra em 2026 com triunfo de grande importância

O Santa Luzia FC começou o ano de 2026 da melhor forma ao conquistar uma vitória importante em Lisboa, derrotando (2-3) o Atlético Clube de Portugal, num encontro intenso, equilibrado e decidido apenas nos minutos finais, a contar para a 12.ª jornada da Liga Feminina de Futsal.