O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), Manoel Batista, participou no evento de apresentação pública do projeto "Gerês-Xurés Mais Sustentável", que decorreu na cidade de Ourense, Galiza.
A sessão marcou o arranque oficial de um projeto estratégico que visa impulsionar o turismo e a cultura sustentável na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés (RBTGX), promovendo o desenvolvimento económico, a inclusão e a inovação social num território de excecional valor natural e patrimonial.
Na sua intervenção, Manoel Batista destacou que “uma das chaves para o desenvolvimento turístico sustentável reside na análise das realidades que partilhamos enquanto território”, reconhecendo a preservação da biodiversidade como “um motor fundamental para o fortalecimento do tecido económico e social das comunidades.” Referiu ainda que o projeto “Gerês-Xurés Mais Sustentável” surge num momento particularmente relevante, marcado pelo recente impulso à criação do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) da Raia Seca – Gerês-Xurés, que irá permitir “uma maior articulação entre as autoridades portuguesas e galegas na gestão integrada deste território partilhado, promovendo respostas conjuntas aos desafios do desenvolvimento sustentável e da valorização do património natural.”
A iniciativa contou também com as intervenções de Luis Menor, presidente da Deputación de Ourense, Paulo Carrança, representante da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, e Xosé Manuel Telles, diretor do Turismo de Galicia.
O projeto “Gerês-Xurés Mais Sustentável”, cofinanciado pelo Programa Interreg VI A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, pretende reforçar a articulação entre as entidades com competências na gestão da reserva e promover padrões de sustentabilidade em várias dimensões. Entre os principais objetivos, destacam-se a valorização do património material e imaterial da RBTGX, a melhoria dos serviços de acolhimento ao turista, a monitorização da sustentabilidade do território e a capacitação dos residentes, do setor privado e dos visitantes em áreas como turismo ecológico, economia circular e empreendedorismo.
O consórcio do projeto integra parceiros portugueses e galegos, nomeadamente a CIM Alto Minho, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Agencia Turismo de Galicia, a Deputación Provincial de Ourense, a ADERE Peneda-Gerês (Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês), a ARDAL – Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima, e os municípios de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro.
A Anémona Sonora e o Club Lote 5 produzem, no próximo dia 05 de dezembro, entre as 23h00 e as 06h00 uma festa para celebrar o natal ao som da melhor "house music".
A emblemática Discoteca Galáxia, agora Galáxia Discos, única loja de discos do comércio tradicional de Viana do Castelo, comemora meio século de história este sábado, 8 de novembro de 2025. A celebração dos 50 anos terá lugar na própria loja, situada na Rua da Bandeira, n.º 94, entre as 17h00 e as 19h00, e contará com uma sessão especial intitulada “Recordar com Vítor Coutinho”, dedicada à memória musical e afetiva do espaço.
A companhia de teatro Krisálida, sedeada em Caminha, celebra hoje, 7 de novembro, os seus dez anos de atividade com o lançamento do livro “10 anos de Krisálida”. A apresentação decorreu na Biblioteca Professor Luís Mourão, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), integrada no 20.º Encontro Internacional das Artes.
Poucas semanas depois de ter conquistado a medalha de prata no Campeonato Europeu, a atleta vianense Marta Paço voltou a brilhar nos palcos internacionais. A tetracampeã do mundo alcançou agora o vice-campeonato mundial de Parasurfing, na categoria VI2 (invisuais), na prova que decorreu na Califórnia, Estados Unidos da América.
O tradicional Magusto de São Martinho regressa este domingo, 9 de novembro, ao Terreiro de Vila Nova de Cerveira, prometendo uma tarde de convívio, música e sabores de outono.
A Câmara Municipal de Valença prorrogou o prazo do concurso público para a reabilitação do Cineteatro de Valença, um edifício histórico com 149 anos, num investimento de 1,6 milhões de euros.
O Município de Ponte de Lima vai assinalar o Dia Mundial do Enoturismo 2025 com um programa diversificado que convida a uma verdadeira imersão na cultura do Vinho Verde e nas tradições vitivinícolas limianas. As atividades decorrem ao longo do dia e prometem experiências que cruzam o saber, o sabor e a história do concelho.