Logo
Regional

Projeto europeu sobre Alzheimer vale distinção a docente do Politécnico de Viana do Castelo distinguida

27 Maio, 2025 | 11:10
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Ana Filipa Silva, docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, foi distinguida com o Prémio Investigação pela Portugal Activo pelo trabalho inovador no projeto europeu Fit4Alz – Fitness for Alzheimer.

A investigação mostra que o treino físico pode ser um poderoso aliado na luta contra o declínio cognitivo, dando esperança a milhares de famílias e profissionais de saúde.

A distinção reconhece o trabalho desenvolvido pela docente do Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do projeto europeu Fit4Alz – Fitness for Alzheimer, financiado pelo programa Erasmus+ Sport. O projeto visa promover a prática de exercício físico adaptado a pessoas com declínio cognitivo, nomeadamente com Doença de Alzheimer, através de programas que combinam treino físico e estimulação cognitiva.

“Este prémio representa o reconhecimento de um trabalho que tem vindo a ser feito, mas também uma oportunidade para divulgar o projeto e os seus resultados”, destaca a docente Ana Filipa Silva.

Resultados e impacto do projeto europeu Fitness for Alzheimer

O Fit4Alz envolveu cerca de 700 participantes com declínio cognitivo em Portugal, Sérvia, Polónia e Itália. Os resultados demonstram que tanto o treino aeróbio como o treino de força são eficazes na desaceleração e até na reversão do declínio cognitivo. “De facto, atualmente não há curta para o Alzheimer, por isso, a nossa ação foi numa fase inicial do seu desenvolvimento. A nossa sugestão é que seja aconselhado e aplicado tanto o exercício aeróbico como o de força. O preferencial seria aquela (ou a sua combinação) exercício com o qual os adultos se identificam mais para que se mantenham na prática mais tempo”, aconselha Ana Filipa Silva.

Atualmente, o projeto encontra-se na fase de disseminação dos resultados. Foram realizadas sessões de apresentação e esclarecimento, estando prevista uma sessão online a 18 de junho, com o apoio da Associação Portuguesa de Alzheimer.

De forma a disseminar os resultados, mas também a promover hábitos de vida mais saudáveis aliados ao exercício físico, a docente do Politécnico de Viana do Castelo recorda que o projeto pode ser acompanhado online (AQUI). Na página do Fitness for Alzheimer poderá encontrar ainda orientações para a prática de exercício físico para pessoas com declínio cognitivo.

 O Fit4Alz é coordenado pelo IPVC, através da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC) e conta com a parceria de outras instituições nacionais, mas também dos Países Baixos, Itália, Sérvia e Polónia. O projeto desenvolveu ferramentas digitais e manuais, incluindo um eBook, vídeos informativos e um aplicativo móvel, para capacitar profissionais e familiares no apoio a pessoas com demência. A par da docente Ana Filipa Silva, o projeto conta ainda com a participação de outros docentes do Politécnico de Viana do Castelo: Filipe Clemente, Rui Silva e Pedro Bezerra.

 O Prémio Investigação, atribuído pela Portugal Activo, distingue profissionais que desenvolvem projetos de investigação com impacto direto no setor do fitness e saúde em Portugal. A entrega do prémio ocorreu durante o 18.º Congresso Nacional da Portugal Activo, no Centro de Congressos de Lisboa.

 Recorde-se que a Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC) contará, já a partir de setembro, com um novo curso de licenciatura em Animação Desportiva e Turismo ativo, que se junta à licenciatura em Desporto e Lazer e ao CTeSP em Treino Desportivo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 9 Setembro, 2025

Festival “Viana Bate Forte” recebe Todagente neste sábado à noite

A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.

Regional 9 Setembro, 2025

Ponte de Lima faz resistir Tauromaquia no Alto Minho com Tourada nas Feiras Novas

A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.

Regional 9 Setembro, 2025

GNR de Viana do Castelo detém quatro pessoas e regista 285 infrações numa semana de operações

O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.

Regional 9 Setembro, 2025

Exposição no Museu Municipal revela como estrangeiros viam Caminha entre 1820 e 1974

Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.

Regional 9 Setembro, 2025

Encontro de Bandas de Gaitas anima Praça da República em Viana do Castelo

A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.

Desporto 9 Setembro, 2025

Academia do Santa Luzia FC realizou estágio de pré-época em Melgaço

A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.

Regional 9 Setembro, 2025

PSP de Viana do Castelo detém três indivíduos por condução ilegal e furto de bicicleta

Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.