Realizou-se na cidade de Málaga, em Espanha, a reunião técnica de lançamento do projeto europeu Red CIFT - Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, cujo principal objetivo é a criação de uma rede de itinerários náutico-culturais nos cinco rios da zona transfronteiriça de Espanha e Portugal.
Além da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), participam neste projeto mais sete parceiros ibéricos, dos quais três são portugueses, nomeadamente a Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana (ODIANA), a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve). Os parceiros espanhóis incluem o Cluster Marítimo-Marítimo da Andaluzia (CMMA), na qualidade de líder do projeto, a Associação Galega de Atividades Náuticas (AGAN+), o Cluster de Turismo da Extremadura (Cluturex), e a Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD).
Com um orçamento total de 816.646,61 euros, cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg Espanha-Portugal VI, o Red CIFT visa criar uma rede de cruzeiros fluviais sustentáveis nos rios Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana. Os resultados esperados incluem o aumento do turismo fluvial, a criação de emprego e de oportunidades económicas, a preservação e valorização do património cultural e natural, a promoção da cooperação transfronteiriça e o posicionamento das bacias hidrográficas como destinos turísticos atrativos a nível nacional e internacional.
O projeto está estruturado em diferentes atividades, abrangendo o planeamento estratégico, a capacitação, a certificação e a comunicação. Algumas das linhas de atuação, incluem a certificação de boas práticas e a identificação de produtos turísticos de qualidade e acessíveis, juntamente com o intercâmbio de ideias entre os participantes e cursos com vista a promover a inovação, a criatividade e a responsabilidade ambiental na criação de itinerários náutico culturais.
A CIM Alto Minho assume um papel crucial no projeto, coordenando a atividade relacionada com a criação da Rede Ibérica de Cruzeiros Fluviais Transfronteiriços. Esta atividade será partilhada com a Associação Galega de Atividades Náuticas (AGAN+) e com a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB).
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.