Realizou-se na cidade de Málaga, em Espanha, a reunião técnica de lançamento do projeto europeu Red CIFT - Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, cujo principal objetivo é a criação de uma rede de itinerários náutico-culturais nos cinco rios da zona transfronteiriça de Espanha e Portugal.
Além da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), participam neste projeto mais sete parceiros ibéricos, dos quais três são portugueses, nomeadamente a Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana (ODIANA), a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve). Os parceiros espanhóis incluem o Cluster Marítimo-Marítimo da Andaluzia (CMMA), na qualidade de líder do projeto, a Associação Galega de Atividades Náuticas (AGAN+), o Cluster de Turismo da Extremadura (Cluturex), e a Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD).
Com um orçamento total de 816.646,61 euros, cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg Espanha-Portugal VI, o Red CIFT visa criar uma rede de cruzeiros fluviais sustentáveis nos rios Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana. Os resultados esperados incluem o aumento do turismo fluvial, a criação de emprego e de oportunidades económicas, a preservação e valorização do património cultural e natural, a promoção da cooperação transfronteiriça e o posicionamento das bacias hidrográficas como destinos turísticos atrativos a nível nacional e internacional.
O projeto está estruturado em diferentes atividades, abrangendo o planeamento estratégico, a capacitação, a certificação e a comunicação. Algumas das linhas de atuação, incluem a certificação de boas práticas e a identificação de produtos turísticos de qualidade e acessíveis, juntamente com o intercâmbio de ideias entre os participantes e cursos com vista a promover a inovação, a criatividade e a responsabilidade ambiental na criação de itinerários náutico culturais.
A CIM Alto Minho assume um papel crucial no projeto, coordenando a atividade relacionada com a criação da Rede Ibérica de Cruzeiros Fluviais Transfronteiriços. Esta atividade será partilhada com a Associação Galega de Atividades Náuticas (AGAN+) e com a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB).
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.