Logo
Regional

Projeto europeu Red CIFT arranca com a participação da CIM Alto Minho

25 Julho, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Realizou-se na cidade de Málaga, em Espanha, a reunião técnica de lançamento do projeto europeu Red CIFT - Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, cujo principal objetivo é a criação de uma rede de itinerários náutico-culturais nos cinco rios da zona transfronteiriça de Espanha e Portugal.

Além da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), participam neste projeto mais sete parceiros ibéricos, dos quais três são portugueses, nomeadamente a Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana (ODIANA), a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve). Os parceiros espanhóis incluem o Cluster Marítimo-Marítimo da Andaluzia (CMMA), na qualidade de líder do projeto, a Associação Galega de Atividades Náuticas (AGAN+), o Cluster de Turismo da Extremadura (Cluturex), e a Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD).

Com um orçamento total de 816.646,61 euros, cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg Espanha-Portugal VI, o Red CIFT visa criar uma rede de cruzeiros fluviais sustentáveis nos rios Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana. Os resultados esperados incluem o aumento do turismo fluvial, a criação de emprego e de oportunidades económicas, a preservação e valorização do património cultural e natural, a promoção da cooperação transfronteiriça e o posicionamento das bacias hidrográficas como destinos turísticos atrativos a nível nacional e internacional.

O projeto está estruturado em diferentes atividades, abrangendo o planeamento estratégico, a capacitação, a certificação e a comunicação. Algumas das linhas de atuação, incluem a certificação de boas práticas e a identificação de produtos turísticos de qualidade e acessíveis, juntamente com o intercâmbio de ideias entre os participantes e cursos com vista a promover a inovação, a criatividade e a responsabilidade ambiental na criação de itinerários náutico culturais.

A CIM Alto Minho assume um papel crucial no projeto, coordenando a atividade relacionada com a criação da Rede Ibérica de Cruzeiros Fluviais Transfronteiriços. Esta atividade será partilhada com a Associação Galega de Atividades Náuticas (AGAN+) e com a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 8 Fevereiro, 2026

AFVC: Raianos e Távora continuam a lutar pelo 1º lugar da 2ª divisão distrital

O fim-de-semana foi de grande emoção na 21ª jornada do distrital da 2ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos consolidou a liderança com uma vitória convincente por 4-0 frente ao Cabaços, enquanto o Távora não ficou atrás e goleou o Ilustre Caminha por 5-1, mantendo-se assim colado ao primeiro lugar, ambos com 49 pontos.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

António José Seguro eleito Presidente da República

António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Seguro vence com larga margem em Viana do Castelo

No distrito de Viana do Castelo, António José Seguro venceu de forma clara a segunda volta das eleições presidenciais, realizadas este domingo, reforçando a vantagem que obteve a nível nacional frente a André Ventura.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Portugal é vice-campeão europeu de futsal após derrota frente à Espanha

A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Vila Nova de Cerveira abre concurso para concessão do Bar da Lenta

Está aberto o concurso público para a concessão do Bar da Lenta, localizado na Praia Fluvial da Lenta, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas com capacidade para 72 pessoas. O prazo para apresentação de propostas decorre até às 16h00 do dia 27 de fevereiro.

Opinião 8 Fevereiro, 2026

OPINIÃO: Anemia: Um problema de saúde pública que não podemos ignorar

A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.

Cultura 8 Fevereiro, 2026

Morreu Tomé Moreira, figura histórica do Grupo Folclórico de Carreço

O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.