Depois de uma semana imersiva de trabalho com empresas e entidades locais, em Arcos de Valdevez, chegou o momento de apresentação pública dos projetos do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica do Politécnico de Viana do Castelo.
O grande vencedor desta segunda edição foi o projeto MIX – Minho Immersive Experience, uma proposta inovadora que pretende ajudar os alunos do 9.º ano a fazer escolhas académicas mais conscientes, livres de estereótipos e baseadas em experiências reais.
Muitos alunos do 9.º ano escolhem a sua área de estudos com base em pressões sociais ou estereótipos de género, sem conhecerem verdadeiramente as possibilidades do ensino profissional. Foi para responder a esta realidade que nasceu o projeto MIX – Minho Immersive Experience, vencedor da segunda edição Final Event, desenvolvido no âmbito do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica do IPVC.
Proposto por uma equipa multidisciplinar de estudantes do Politécnico de Viana do Castelo – Joana Martins, estudante do 2.º ano do curso de licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, Nicole Fernandes e Rafael Julião, ambos estudantes do 2.º ano do curso em Design do Produto, e ainda Inês Lemos, aluna do 3.º ano da licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial – o projeto consiste num evento imersivo de três dias, onde jovens do 9.º ano poderão explorar diferentes áreas profissionais através de workshops práticos, contacto direto com estudantes do ensino profissional e momentos de partilha genuína, dentro das escolas.
“Atualmente, muitos alunos escolhem com base em ideias pré-concebidas. O MIX oferece uma experiência prática que os ajuda a decidir com mais consciência, com base em vivências reais”, explica Joana Martins, que acrescenta, ainda, que o projeto visa “orientar os alunos na escolha do seu futuro, valoriza o ensino profissional e combate estereótipos, beneficiando alunos, famílias e escolas.”
Cocriação, criatividade e impacto regional
O Final Event – Processo de Cocriação Pedagógica decorreu na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), reunindo elementos das oito equipas de estudantes que apresentaram os projetos desenvolvidos ao longo das últimas semanas perante um júri composto por representantes de empresas, instituições locais e responsáveis académicos. Ao longo de todo o processo, as equipas foram acompanhadas e orientadas por um grupo de docentes “facilitadores”: Jorge Teixeira, Sónia Dias, João Martins e Susana Mendes.
Este evento surge na sequência da semana imersiva realizada no mês passado, em Arcos de Valdevez, onde os estudantes tiveram contacto direto com empresas e entidades, num ambiente de trabalho colaborativo. Agora, os projetos passaram da ideia à apresentação final. “É bom sentir o pulsar daquilo que é uma estratégia institucional assente numa pedagogia aberta ao mundo, num contexto de criação, criatividade e cocriação”, afirmou a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Sofia Rodrigues, durante a sessão de encerramento.
“Esta cocriação só é possível com parceiros que acreditam e contribuem para transformar ideias em realidade. O IPVC é um parceiro estratégico para a região, e estes projetos mostram que estamos a contribuir para formar jovens preparados para enfrentar desafios concretos e reais”, acrescentou, agradecendo particularmente ao Município de Arcos de Valdevez e aos restantes parceiros envolvidos, pela entrega, partilha e apoio ao longo de todo o processo.
Ana Sofia Rodrigues destacou ainda que todas estas dinâmicas são fundamentais para a missão do IPVC: formar cidadãos responsáveis, academicamente sólidos e profissionalmente capazes de responder às necessidades do mercado de trabalho.
2.º lugar: NextGen Innovators | Comunicação mais eficaz para atrair jovens e empresas
O segundo lugar foi conquistado pelo grupo NextGen Innovators, que respondeu ao desafio “Como captar de forma eficaz a atenção dos jovens e empresas para participarem nas iniciativas da In.Cubo”. A equipa propôs uma solução focada na melhoria da comunicação institucional, expansão da divulgação e aplicação de uma estratégia de atualização contínua, capaz de aproximar os públicos-alvo à incubadora de inovação.
A equipa multidisciplinar foi composta por Mariana Mota, do curso de licenciatura em Gestão e Organização Empresais (3.º ano), Mariana Sousa, do curso de licenciatura em Design de Ambientes (2.º ano), Diogo Conceição, do curso de Design do Produto (3.º ano) e Inês Ribeiro, da licenciatura em Engenharia Alimentar (1.º ano). Para os estudantes, o projeto foi uma oportunidade de cruzar conhecimentos, conhecer entidades relevantes da região e reforçar competências pessoais e profissionais. “Foi uma experiência enriquecedora, tanto pelo conhecimento adquirido como pelo contacto com diferentes áreas e entidades. E ainda nos divertimos muito”, partilha Mariana Mota.
3.º lugar: Mentes em Movimento | Aplicação para ligar jovens e empresas
O grupo Mentes em Movimento garantiu o terceiro lugar com o projeto “Desenvolvimento Integral: Preparando Talentos para o Mercado de Trabalho”. A proposta centra-se numa aplicação digital que facilita a interação direta entre empresas e estudantes, promovendo o desenvolvimento de competências práticas e o contacto real com o mundo profissional.
A aplicação permite que jovens em fase de formação se conectem com empresas disponíveis para estágios, mentorias ou experiências de curta duração, aproximando o contexto académico das necessidades do mercado de trabalho.
A equipa foi composta por Fátima Torres, estudante do 1.º ano do curso de licenciatura em Engenharia Alimentar, Sara Brito, do curso em Design de Produto (1.º ano) e Marisa Brito, do curso de Gestão (2.º ano). Fátima Torres destaca a aprendizagem prática, o contacto com novas tecnologias e a oportunidade de conhecer diferentes setores como as mais-valias do projeto. “Tivemos contacto direto com empresas, aprendemos a trabalhar com ferramentas novas e desenvolvemos algo que sentimos que pode realmente ter impacto na nossa formação”, sublinharam as estudantes.
O Final Event integra o PIP – Projeto de Inovação Pedagógica do Politécnico de Viana do Castelo é financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito da iniciativa IPVC-BAITS. Através da cocriação entre estudantes, docentes e entidades da região, o Politécnico de Viana do Castelo reforça o seu compromisso com uma pedagogia inovadora, orientada para os desafios reais da sociedade, promovendo o desenvolvimento de soluções transformadoras e preparando os seus estudantes para um futuro mais informado, criativo e colaborativo.
O rapper CHYNA é um dos nomes confirmados para o Festival Viana Bate Forte, que decorre este fim de semana em vários pontos da cidade. O artista sobe ao Palco da República, na emblemática Praça da República, já na madrugada de sábado para domingo, dia 13, às 01h30.
A Juventude Viana já está em ação para a próxima temporada do Campeonato Nacional da Segunda Divisão de hóquei em patins, zona norte. O clube, que ambiciona regressar ao principal escalão, prepara-se para disputar um campeonato competitivo e de grande exigência.
A cidade de Viana do Castelo vai acolher, no próximo dia 27 de setembro, uma edição especial da Festa da Dança - Bailes de Maresia, no Centro Cultural, no âmbito da programação da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
A marca portuguesa Salsa Jeans vai estar em Viana do Castelo nos próximos dias com a sua carrinha itinerante Magic Van, que oferece uma experiência gratuita e personalizada de prova de jeans. A ação integra a segunda edição deste projeto, que depois de uma estreia em Espanha percorre agora várias cidades do norte de Portugal.
O grupo Sons do Minho, de Viana do Castelo, celebra em 2025 os seus 15 anos de carreira com uma digressão nacional que percorre várias regiões do país. A Tour “15 Anos” marca um momento simbólico na história da banda e reúne os maiores êxitos do seu percurso, num espetáculo que alia tradição, irreverência e uma forte ligação ao público.
No próximo dia 27 de setembro, Viana do Castelo acolhe um workshop de cerâmica dedicado ao tema do oceano, onde os participantes poderão criar criaturas marinhas em barro, inspiradas na biodiversidade dos mares.
A construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo deverá começar dentro de duas semanas, após o Tribunal de Contas ter dado parecer favorável à empreitada. A confirmação foi anunciada pela Câmara Municipal, que recebeu o visto positivo para o projeto.