Logo
Regional

Projeto despista falhas de comunicação em crianças do pré-escolar de Viana do Castelo

23 Abril, 2024 | 11:46
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Um projeto municipal, iniciado este ano, em quatro jardins de infância de dois agrupamentos de escolas de Viana do Castelo está a acompanhar 134 crianças para deteção precoce de dificuldades e encaminhamento para terapia da fala ou outras especialidades.

O projeto “Palavras com Som” arrancou no ano letivo em curso, por iniciativa da Câmara de Viana do Castelo, depois de uma fase experimental, em 2022, em que foram acompanhadas 77 crianças, com idades entre os 5 e os 6 anos.

“A intervenção nesta fase do desenvolvimento das crianças é importante porque antecede o ingresso no primeiro ciclo. Se for detetada precocemente alguma dificuldade é possível encaminhar a criança para a resposta que precisa, seja a terapia da fala, ou valências”, explicou à Lusa a coordenadora do projeto, Sofia Araújo.

Segundo a especialista, “a necessidade da terapia da fala aumentou e muito” após a pandemia de covid-19, o que levou a autarquia a desenhar um projeto de intervenção para levar o terapeuta da fala às escolas para avaliar e despistar dificuldades que vão interferir na aprendizagem.

A coordenadora do “Palavras com Som” explicou que nas atividades desenvolvidas junto das 134 crianças, distribuídas por 12 grupos, “são abordadas todas as áreas da terapia da fala, desde a fala, a linguagem, a voz, a respiração, a mastigação, a deglutição e a motricidade facial”.

Nestas sessões, as atividades são orientadas para o desenvolvimento metalinguístico, sobretudo na componente fonológica (consciência de palavra, sílaba e fonema).

Os resultados do primeiro ano de implementação do projeto, que envolve encarregados de educação e comunidade escolar, vão ser conhecidos no final do ano letivo, mas desde setembro que “algumas crianças foram encaminhadas tanto para terapia da fala como para apoio psicológico, consultas de desenvolvimento e otorrinolaringologia”.

“Há crianças que apresentam dificuldades na fala, outras que apresentam dificuldades ao nível da linguagem e aí sim, são encaminhadas para a terapia da fala. O mesmo acontece quando detetamos necessidade de um acompanhamento psicológico, ou por um otorrino por serem identificadas graves dificuldades na fala”, referiu.

Sofia Araújo destacou a importância da “prevenção” nesta área e da “promoção da literacia em saúde e na educação para garantir o adequado desenvolvimento da comunicação humana, potenciando capacidades linguísticas diretamente relacionadas com a aquisição de competências essenciais ao desenvolvimento da criança”.

À Lusa, o vereador com o pelouro da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, afirmou que no próximo ano letivo o município pretende “ampliar o alcance do projeto, abrangendo um maior número de crianças e estabelecimentos de ensino”.

“O município investirá cerca de 20 mil euros, valor que poderá aumentar caso consigamos expandir o projeto para mais escolas. Mas é com uma enorme satisfação que anunciamos a continuidade desta iniciativa que visa garantir a deteção precoce de problemas de comunicação em crianças do pré-escolar”, adiantou Ricardo Rego.

Para o vereador com o pelouro da promoção da saúde, “a prevenção é a chave para um futuro mais saudável, e investir na saúde das crianças é investir no futuro do município”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 3 Dezembro, 2025

Sonic Blast regressa à Praia da Duna do Caldeirão em 2026 com cartaz de peso

O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.

Música 3 Dezembro, 2025

Excesso cancelam concerto em Viana do Castelo e mais duas datas da digressão

A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Desporto 3 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe SC Tomar nos 16 avos de final da Taça de Portugal

O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.

Regional 3 Dezembro, 2025

Viana do Castelo aposta no enoturismo como motor de desenvolvimento turístico

Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.

Cultura 3 Dezembro, 2025

Festival de Dança vai animar Viana do Castelo entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro

O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.

Regional 3 Dezembro, 2025

Ponte de Lima avança com projeto-piloto de habitação colaborativa

A Câmara de Ponte de Lima lançou um concurso público, no valor base de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa e comunitária. O aviso foi publicado em Diário da República e marca mais um passo no que o município considera ser “um novo modelo de resposta social no concelho”.

Regional 3 Dezembro, 2025

Viana do Castelo apoia conclusão do projeto da futura Creche de Mazarefes

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 27.350 euros para a Junta de Freguesia de Mazarefes, garantindo a conclusão do projeto de arquitetura e especialidades da futura Creche de Mazarefes, prevista para acolher 42 crianças.