O grupo parlamentar do PS apresentou na Assembleia da República um projeto de lei que visa a elevação da freguesia de Vila de Punhe, no concelho de Viana do Castelo, à categoria de vila.
Segundo os deputados socialistas Marina Gonçalves, Pedro Delgado Alves, Rui Santos e Jorge Botelho, o objetivo da iniciativa é reconhecer “a importância histórica e o dinamismo económico e social” da freguesia, que, na sua perspetiva, cumpre os critérios definidos na Lei n.º 24/2024, de 20 de fevereiro, para esta elevação.
Para a deputada Marina Gonçalves, primeira subscritora do projeto, eleger Vila de Punhe como vila representa “um enorme estímulo ao desenvolvimento sustentado da população, com impactos na captação de investimentos e na melhoria da qualidade de vida”.

Marina Gonçalves sublinha ainda o “elevado dinamismo, capacidade de mobilização e de atração de associações culturais, com uma agenda de eventos que projetam a freguesia para além das suas fronteiras, tornando-a um polo relevante para o desenvolvimento cultural e social da região”.
No documento entregue à Assembleia da República, os deputados salientam que Vila de Punhe apresenta características próprias de vila já no período romano, origem etimológica do atual topónimo.
Com 2.064 habitantes distribuídos por 6,7 km², a freguesia dispõe de serviços públicos de caráter permanente, respostas sociais, escolas, associações culturais e recreativas, equipamento desportivo, área florestal e uma atividade económica ligada à restauração e ao turismo, associada ao património cultural classificado e ao Geoparque de Viana do Castelo.
Vila de Punhe encontra-se a cinco quilómetros da margem esquerda do rio Lima e a 11 km da sede do concelho. A freguesia é atravessada pela via medieval Estrada Real 4 (atual EN308/305), pela linha ferroviária do Minho e, a partir de junho, pela via rápida do Vale do Neiva, que ligará a freguesia às zonas industriais de Barroselas, Vila de Punhe e Neiva.
Embora a lei exija que as povoações tenham mais de 3.000 eleitores para serem elevadas à categoria de vila, Marina Gonçalves explica que casos excecionais podem ser considerados quando “a freguesia regista um número de instituições ou equipamentos coletivos superior ao exigido e revela identidade cultural própria que justifique a elevação”.
O novo bloco de partos do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, cuja abertura estava prevista para dezembro, vai começar a funcionar dentro de cerca de 90 dias, anunciou a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O grupo parlamentar do PS apresentou na Assembleia da República um projeto de lei que visa a elevação da freguesia de Vila de Punhe, no concelho de Viana do Castelo, à categoria de vila.
O Pavilhão José Natário prepara-se para receber esta sábado, às 21h30, um dos encontros mais aguardados da ronda de 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. A Juventude Viana defronta o Sporting Clube de Tomar, num duelo que promete grande intensidade e forte apoio das bancadas.
O Santa Luzia FC regressa ao Pavilhão José Natário este sábado, 10 de janeiro, para defrontar o Futsal Feijó, em encontro da 13.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. O apito inicial está marcado para as 18h00, com transmissão em direto no Canal 11.
Decorreu esta sexta-feira, no Museu do Traje, o sorteio do concurso “Viana é Natal”, uma iniciativa promovida pela Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o objetivo de dinamizar o comércio local durante a quadra natalícia.
Viana do Castelo esteve representada, esta sexta-feira, na Reunião de Alto Nível entre as Cidades pelo Clima e a Comissão Europeia, que decorreu em Guimarães, numa iniciativa que juntou autarcas e decisores políticos de várias cidades portuguesas empenhadas na transição para a neutralidade climática.
Cerca de 218 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade este domingo, em antecipação às eleições presidenciais de 18 de janeiro, segundo dados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).