Logo
Regional

Projeto de Arcos de Valdevez integra programa de “Revitalização das Aldeias Transfronteiriças”

10 Maio, 2023 | 15:33
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, revelou,  no âmbito da inauguração da Expovez 2023, que o projeto da Branda Científica de S. Bento do Cando, do Município de Arcos de Valdevez, integrará o programa de "Revitalização das Aldeias Transfronteiriças", que vai ser apresentado em junho.

Em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Câmara Municipal, o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) e uma rede de Universidades e Politécnicos pretendem construir uma estação científica para apoiar trabalhos de investigação interdisciplinar da biodiversidade e ecossistemas, das alterações climáticas, dos recursos naturais e culturais. Aqui, os investigadores portugueses e estrangeiros irão poder ficar alojados e realizar trabalhos de campo e de laboratório em vários edifícios da Branda de S. Bento do Cando, na freguesia da Gavieira.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto

De lembrar que no âmbito deste projeto foi assinado um “Acordo de Cooperação da Branda Científica” com a Universidade do Porto, a Universidade do Minho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto de Geografia e Ordenamento de Território da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, a Universidade de Vigo e a Universidade de Santiago de Compostela.

A Branda Científica ainda terá condições para acolher cursos de doutoramento e mestrado.

Com esta iniciativa o Município de Arcos de Valdevez pretende dinamizar projetos de promoção do conhecimento e inovação que são essenciais para o progresso de uma comunidade inovadora e sustentável.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.