A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, revelou, no âmbito da inauguração da Expovez 2023, que o projeto da Branda Científica de S. Bento do Cando, do Município de Arcos de Valdevez, integrará o programa de "Revitalização das Aldeias Transfronteiriças", que vai ser apresentado em junho.
Em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Câmara Municipal, o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) e uma rede de Universidades e Politécnicos pretendem construir uma estação científica para apoiar trabalhos de investigação interdisciplinar da biodiversidade e ecossistemas, das alterações climáticas, dos recursos naturais e culturais. Aqui, os investigadores portugueses e estrangeiros irão poder ficar alojados e realizar trabalhos de campo e de laboratório em vários edifícios da Branda de S. Bento do Cando, na freguesia da Gavieira.

De lembrar que no âmbito deste projeto foi assinado um “Acordo de Cooperação da Branda Científica” com a Universidade do Porto, a Universidade do Minho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto de Geografia e Ordenamento de Território da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, a Universidade de Vigo e a Universidade de Santiago de Compostela.
A Branda Científica ainda terá condições para acolher cursos de doutoramento e mestrado.
Com esta iniciativa o Município de Arcos de Valdevez pretende dinamizar projetos de promoção do conhecimento e inovação que são essenciais para o progresso de uma comunidade inovadora e sustentável.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.
As buscas pelos três pescadores indonésios desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram retomadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), depois de terem sido suspensas ao final da tarde de domingo.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.