A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, revelou, no âmbito da inauguração da Expovez 2023, que o projeto da Branda Científica de S. Bento do Cando, do Município de Arcos de Valdevez, integrará o programa de "Revitalização das Aldeias Transfronteiriças", que vai ser apresentado em junho.
Em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Câmara Municipal, o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) e uma rede de Universidades e Politécnicos pretendem construir uma estação científica para apoiar trabalhos de investigação interdisciplinar da biodiversidade e ecossistemas, das alterações climáticas, dos recursos naturais e culturais. Aqui, os investigadores portugueses e estrangeiros irão poder ficar alojados e realizar trabalhos de campo e de laboratório em vários edifícios da Branda de S. Bento do Cando, na freguesia da Gavieira.

De lembrar que no âmbito deste projeto foi assinado um “Acordo de Cooperação da Branda Científica” com a Universidade do Porto, a Universidade do Minho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto de Geografia e Ordenamento de Território da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, a Universidade de Vigo e a Universidade de Santiago de Compostela.
A Branda Científica ainda terá condições para acolher cursos de doutoramento e mestrado.
Com esta iniciativa o Município de Arcos de Valdevez pretende dinamizar projetos de promoção do conhecimento e inovação que são essenciais para o progresso de uma comunidade inovadora e sustentável.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.