Logo
Regional

Projeto de Arcos de Valdevez integra programa de “Revitalização das Aldeias Transfronteiriças”

10 Maio, 2023 | 15:33
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, revelou,  no âmbito da inauguração da Expovez 2023, que o projeto da Branda Científica de S. Bento do Cando, do Município de Arcos de Valdevez, integrará o programa de "Revitalização das Aldeias Transfronteiriças", que vai ser apresentado em junho.

Em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Câmara Municipal, o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) e uma rede de Universidades e Politécnicos pretendem construir uma estação científica para apoiar trabalhos de investigação interdisciplinar da biodiversidade e ecossistemas, das alterações climáticas, dos recursos naturais e culturais. Aqui, os investigadores portugueses e estrangeiros irão poder ficar alojados e realizar trabalhos de campo e de laboratório em vários edifícios da Branda de S. Bento do Cando, na freguesia da Gavieira.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto

De lembrar que no âmbito deste projeto foi assinado um “Acordo de Cooperação da Branda Científica” com a Universidade do Porto, a Universidade do Minho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto de Geografia e Ordenamento de Território da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, a Universidade de Vigo e a Universidade de Santiago de Compostela.

A Branda Científica ainda terá condições para acolher cursos de doutoramento e mestrado.

Com esta iniciativa o Município de Arcos de Valdevez pretende dinamizar projetos de promoção do conhecimento e inovação que são essenciais para o progresso de uma comunidade inovadora e sustentável.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.