Cláudio Bastos concluiu o curso de licenciatura em Design do Produto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC e desenvolveu o projeto que vai ser apresentado na maior feira internacional de tecnologias e soluções inovadoras de mobilidade em Amesterdão.
O projeto idealizado por Cláudio Bastos, antigo estudante do curso de licenciatura em Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, está agora nomeado para o prémio “Green Globe Award”, atribuído pela
InterTraffic Awards 2024, a 16 de abril.
Cláudio Bastos, tem 37 anos, licenciou-se em Design do Produto, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, e foi o responsável pelo desenvolvimento de um projeto que está agora nomeado para um prémio internacional em Amesterdão.
Natural de Braga, Cláudio Bastos coordenou a equipa responsável pela criação do SR-ECO-BALI, um balizador de trânsito”ambientalmente revolucionário”, construído com desperdício de cabos de fibra ótica.
Claúdio que trabalha na empresa DSTelecom e liderou a equipa que conseguiu dar uma nova utilização ao desperdício de cabos de fibra ótica e criou o balizador de trânsito “ambientalmente revolucionário”, feito com quase 50% de material reaproveitado.
“Na empresa onde trabalho, a DSTelecom, todos os anos fazemos o “Estado da Nação” e temos a possibilidade de criar grupos de inovação para tentarmos apresentar soluções para problemas reais. Tive oportunidade de escolher o tema e como tenho formação em Design do Produto, licenciatura tirada na ESTG-IPVC, decidi falar sobre a importância que o design pode ter na resolução de um problema que temos na empresa: o que fazer com o excesso de desperdício de cabos de fibra ótica?”, começa por explicar Cláudio Bastos.
Depois de vários estudos e testes aos materiais, surgiu o primeiro protótipo que viria a dar origem ao balizador de trânsito “ambientalmente revolucionário”. Sendo a DSTelecom uma empresa de serviços e não de produtos, a solução passou por apresentar o projeto à Sernis, empresa que se dedica ao desenvolvimento de soluções de segurança rodoviária, que o acolheu de braços abertos.
“Na licenciatura em Design do Produto, somos estimulados a criar produtos com desperdícios, por isso, estava preparado para o desafio lançado pela empresa onde trabalho”, diz Cláudio Bastos
Com esta solução, em cada balizador, 46% do plástico usado tem origem nos cabos de fibra ótica e, com isso, foi possível dar uma nova utilidade ao material que, até agora, ainda não tinha solução de reaproveitamento.

Cláudio Bastos recorda que, durante a sua licenciatura em Design do Produto, coordenada pelo docente Ermanno Aparo, os estudantes eram “estimulados a criar produtos com desperdícios” e sempre teve o sonho em “criar algo impactante” na área. Por isso, quando surgiu a proposta da DSTelecom, o antigo estudante do Politécnico de Viana do Castelo sentia-se preparado e não teve dúvidas sobre o projeto a apresentar.
Agora, o SR-ECO-BALI despertou atenções a nível internacional e está nomeado pelo InterTraffic Awards 2024, na categoria “Green Globe Award”. Trata-se da maior feira internacional de tecnologias e soluções inovadoras de mobilidade. O vencedor será conhecido no primeiro dia do evento, a 16 de abril.
O projeto pensado por Cláudio Bastos chega agora aos estudantes do curso de mestrado em Design Integrado da ESTG-IPVC como uma solução e uma oportunidade, mais uma, de os alunos explorarem este caso, ver a sua praticidade e inspirarem-se para novos projetos e novas funcionalidades que poderão ser dadas aos desperdícios de cabos de fibra ótica.
Caso a DSTelecom considere alguma ideia verdadeiramente empreendedora e inovadora, a empresa sedeada em Braga e que opera “a maior rede de fibra ótica multioperador da Europa”, poderá acompanhar esses estudantes na tese de final de curso.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.