Logo
Regional

Projeto de antigo aluno do Politécnico de Viana do Castelo nomeado para o prémio “Green Globe Award”

15 Março, 2024 | 11:50
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Cláudio Bastos concluiu o curso de licenciatura em Design do Produto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC e desenvolveu o projeto que vai ser apresentado na maior feira internacional de tecnologias e soluções inovadoras de mobilidade em Amesterdão.

O projeto idealizado por Cláudio Bastos, antigo estudante do curso de licenciatura em Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, está agora nomeado para o prémio “Green Globe Award”, atribuído pela
InterTraffic Awards 2024, a 16 de abril.

Cláudio Bastos, tem 37 anos, licenciou-se em Design do Produto, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, e foi o responsável pelo desenvolvimento de um projeto que está agora nomeado para um prémio internacional em Amesterdão.

Natural de Braga, Cláudio Bastos coordenou a equipa responsável pela criação do SR-ECO-BALI, um balizador de trânsito”ambientalmente revolucionário”, construído com desperdício de cabos de fibra ótica.

Claúdio que trabalha na empresa DSTelecom e liderou a equipa que conseguiu dar uma nova utilização ao desperdício de cabos de fibra ótica e criou o balizador de trânsito “ambientalmente revolucionário”, feito com quase 50% de material reaproveitado.

“Na empresa onde trabalho, a DSTelecom, todos os anos fazemos o “Estado da Nação” e temos a possibilidade de criar grupos de inovação para tentarmos apresentar soluções para problemas reais. Tive oportunidade de escolher o tema e como tenho formação em Design do Produto, licenciatura tirada na ESTG-IPVC, decidi falar sobre a importância que o design pode ter na resolução de um problema que temos na empresa: o que fazer com o excesso de desperdício de cabos de fibra ótica?”, começa por explicar Cláudio Bastos.

Depois de vários estudos e testes aos materiais, surgiu o primeiro protótipo que viria a dar origem ao balizador de trânsito “ambientalmente revolucionário”. Sendo a DSTelecom uma empresa de serviços e não de produtos, a solução passou por apresentar o projeto à Sernis, empresa que se dedica ao desenvolvimento de soluções de segurança rodoviária, que o acolheu de braços abertos.

“Na licenciatura em Design do Produto, somos estimulados a criar produtos com desperdícios, por isso, estava preparado para o desafio lançado pela empresa onde trabalho”, diz Cláudio Bastos

Com esta solução, em cada balizador, 46% do plástico usado tem origem nos cabos de fibra ótica e, com isso, foi possível dar uma nova utilidade ao material que, até agora, ainda não tinha solução de reaproveitamento.

Cláudio Bastos recorda que, durante a sua licenciatura em Design do Produto, coordenada pelo docente Ermanno Aparo, os estudantes eram “estimulados a criar produtos com desperdícios” e sempre teve o sonho em “criar algo impactante” na área. Por isso, quando surgiu a proposta da DSTelecom, o antigo estudante do Politécnico de Viana do Castelo sentia-se preparado e não teve dúvidas sobre o projeto a apresentar.

Agora, o SR-ECO-BALI despertou atenções a nível internacional e está nomeado pelo InterTraffic Awards 2024, na categoria “Green Globe Award”. Trata-se da maior feira internacional de tecnologias e soluções inovadoras de mobilidade. O vencedor será conhecido no primeiro dia do evento, a 16 de abril.

O projeto pensado por Cláudio Bastos chega agora aos estudantes do curso de mestrado em Design Integrado da ESTG-IPVC como uma solução e uma oportunidade, mais uma, de os alunos explorarem este caso, ver a sua praticidade e inspirarem-se para novos projetos e novas funcionalidades que poderão ser dadas aos desperdícios de cabos de fibra ótica.

Caso a DSTelecom considere alguma ideia verdadeiramente empreendedora e inovadora, a empresa sedeada em Braga e que opera “a maior rede de fibra ótica multioperador da Europa”, poderá acompanhar esses estudantes na tese de final de curso.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 4 Julho, 2025

Operação Campo Seguro da GNR decorre até 15 de fevereiro de 2026

A Guarda Nacional Republicana (GNR) irá desenvolver a Operação Campo Seguro 2025, até 15 de fevereiro de 2026, cujo objetivo é intensificar a sensibilização, o patrulhamento e a fiscalização nas explorações agrícolas e florestais, no sentido de reprimir a prática de crimes de furto de produtos e máquinas agrícolas, crimes de Tráfico de Seres Humanos, em contexto laboral, e prevenir a ocorrência de acidentes com veículos ou máquinas agrícolas e florestais.

Regional 4 Julho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo vence Prémio “Mais a Norte”

O Nutrir-IPVC foi distinguido na categoria "Norte Ruris" pelos seus contributos na valorização agroalimentar, proteção da biodiversidade e dinamização da economia local, numa gala que celebrou as iniciativas mais marcantes da Região Norte.

Desporto 4 Julho, 2025

Funeral de Diogo Jota e André Silva realiza-se no sábado

O funeral dos futebolistas Diogo Jota e André Silva, que faleceram em Zamora, Espanha, vítimas de um acidente de viação, realiza-se às 10h00 de sábado, na Igreja Matriz de Gondomar.

Desporto 4 Julho, 2025

Portugal perde com Espanha na estreia do Europeu feminino

A Seleção Nacional Feminina entrou a perder no Euro 2025, não resistindo à supremacia das campeãs do mundo em título. Espanha venceu por 5-0, num resultado praticamente construído na primeira parte.

Regional 4 Julho, 2025

Realizador vianense Flávio Cruz conquista o Brasil com 10 prémios e o Grande Troféu do Festival

O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi o grande vencedor da  mais recente edição do Finisterra Brasil – Festival Internacional de Cinema de  Turismo, com 10 prémios atribuídos a três das suas obras, incluindo o Grande  Prémio do Festival. 

Regional 3 Julho, 2025

Biblioteca de Jardim convida à leitura ao ar livre em Valença

Desde o inicio do mês, Valença convida a mergulhar no prazer da leitura ao ar livre, com a abertura da Biblioteca de Jardim, instalada no Jardim Municipal. Este espaço estará em funcionamento diariamente, entre as 9h00 e as 18h00, até 31 de agosto.

Regional 3 Julho, 2025

GNR deteta 43 infrações por estacionamento irregular “às portas” da Lagoa da Esturranha

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Destacamento Territorial, realizou uma operação de fiscalização rodoviária na Estrada Nacional 305 (EN 305), nas imediações da Lagoa da Esturranha, no concelho de Viana do Castelo.