O projeto municipal “Palavras com Som” foi galardoado com o Prémio Excelência Autárquica atribuído pela Cidade Social, que tem como objetivo sublinhar a importância de políticas públicas que, além de melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos, contribuem para o desenvolvimento sustentável dos territórios.
O projeto da Câmara Municipal de Viana do Castelo já vencera, em maio deste ano, os Prémios Autarquia do Ano na subcategoria “Apoio às Crianças”. Esta segunda-feira, abrem as inscrições para o novo ano letivo do projeto.
“Palavras com Som” foi promovido, no ano letivo 2023/2024, em dois agrupamentos escolares de Viana do Castelo, abrangendo 4 jardins-de-infância, trabalhando com 12 grupos, num total de 139 crianças.
Criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pretende promover o adequado desenvolvimento da comunicação humana, potenciando capacidades linguísticas diretamente relacionadas com a aquisição de competências essenciais ao desenvolvimento da criança. Aborda a saúde infantil ao nível das competências exigidas na valência da Terapia da Fala, preocupando-se com diferentes áreas interventivas: fala, linguagem, voz, respiração, mastigação, deglutição e motricidade orofacial.
O projeto começou a ser implementado desde o ano letivo 2021/2022, inicialmente como projeto piloto “Mais Saúde melhor Infância”. É promovido pelo município vianense nos jardins-de-infância públicos do concelho, com crianças da faixa etária 5 e 6 anos, abrangendo ainda os educadores e encarregados de educação.
É implementado por uma Terapeuta da Fala que desenvolve um conjunto de atividades promotoras da observação/rastreio das crianças e da intervenção ao nível comunicativo. Estas atividades decorrem em grupo no contexto escolar, tratando-se de uma intervenção preventiva e potenciadora de aprendizagens facilitadoras de aquisições futuras, como é o caso da aquisição da leitura e da escrita.
São exemplo a realização de momentos de conto de histórias e interpretação leitora para desenvolver capacidades como a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulando a linguagem oral e a criatividade.
Pretende promover o adequado desenvolvimento da comunicação humana, potenciando capacidades linguísticas diretamente relacionadas com a aquisição de competência essenciais ao desenvolvimento da criança.
Tem por objetivos: detetar precocemente alterações que interfiram com o desenvolvimento da criança; promover o desenvolvimento adequado da comunicação, linguagem, fala, da mastigação e da deglutição; prevenir dificuldades de aprendizagem, potenciando competências meta fonológicas e sintáticas; promover momentos de partilha de conhecimento sobre comunicação humana com os educadores de infância e encarregados de educação.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.