O projeto Olympics4all, idealizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e implementado em colaboração com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), foi distinguido pela Comissão Europeia com o Selo de Boas Práticas URBACT.
Este é o segundo reconhecimento europeu no espaço de um ano, destacando o impacto do projeto na promoção do envelhecimento ativo. O Olympics4all utiliza a atividade física e a competição como motores de inclusão e saúde, envolvendo as comunidades locais e tornando-as mais dinâmicas e solidárias.
O Comité de Acompanhamento do Programa URBACT IV destacou o projeto como “uma iniciativa urbana impactante, participativa, integrada, relevante e fácil de replicar em outras cidades europeias”.
Criado em 2015, o programa tem sido um exemplo de cooperação intermunicipal, desafiando os 10 municípios do Alto Minho e expandindo-se para países como Bulgária, Itália, Eslovénia, Hungria e Espanha, sob o projeto In Common Sports + (ERASMUS+).
Atualmente, mais de um milhar de pessoas idosas participam em treinos semanais e competições desportivas realizadas nestes países, promovendo um envelhecimento ativo a nível local e europeu.
Os programas distinguidos com o Selo de Boas Práticas URBACT serão apresentados no Festival da Cidade URBACT 2025, a decorrer entre 8 e 10 de abril, em Wroclaw, na Polónia. Este evento será uma oportunidade para partilhar o modelo do Olympics4all com outras cidades europeias e transferir conhecimento e experiências.
“A atribuição do Selo de Boas Práticas URBACT ao Olympics4all é um reconhecimento do impacto gerado, tanto a nível regional, como europeu. Esta distinção reflete o valor da colaboração entre a academia e as autarquias, promovendo a atividade física como ferramenta de inclusão e saúde. Na Escola Superior de Desporto e Lazer, temos orgulho em contribuir para iniciativas que melhoram a qualidade de vida das comunidades e se tornam referência para outras cidades europeias”, destaca o diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, Pedro Bezerra.
Recorde-se que, em 2023, o programa já havia recebido reconhecimento da Comissão Europeia ao vencer o Prémio BeActive Awards 2023 – Across Generations, confirmando o seu impacto transformador e inovador.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.