O projeto Olympics4all, idealizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e implementado em colaboração com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), foi distinguido pela Comissão Europeia com o Selo de Boas Práticas URBACT.
Este é o segundo reconhecimento europeu no espaço de um ano, destacando o impacto do projeto na promoção do envelhecimento ativo. O Olympics4all utiliza a atividade física e a competição como motores de inclusão e saúde, envolvendo as comunidades locais e tornando-as mais dinâmicas e solidárias.
O Comité de Acompanhamento do Programa URBACT IV destacou o projeto como “uma iniciativa urbana impactante, participativa, integrada, relevante e fácil de replicar em outras cidades europeias”.
Criado em 2015, o programa tem sido um exemplo de cooperação intermunicipal, desafiando os 10 municípios do Alto Minho e expandindo-se para países como Bulgária, Itália, Eslovénia, Hungria e Espanha, sob o projeto In Common Sports + (ERASMUS+).
Atualmente, mais de um milhar de pessoas idosas participam em treinos semanais e competições desportivas realizadas nestes países, promovendo um envelhecimento ativo a nível local e europeu.
Os programas distinguidos com o Selo de Boas Práticas URBACT serão apresentados no Festival da Cidade URBACT 2025, a decorrer entre 8 e 10 de abril, em Wroclaw, na Polónia. Este evento será uma oportunidade para partilhar o modelo do Olympics4all com outras cidades europeias e transferir conhecimento e experiências.
“A atribuição do Selo de Boas Práticas URBACT ao Olympics4all é um reconhecimento do impacto gerado, tanto a nível regional, como europeu. Esta distinção reflete o valor da colaboração entre a academia e as autarquias, promovendo a atividade física como ferramenta de inclusão e saúde. Na Escola Superior de Desporto e Lazer, temos orgulho em contribuir para iniciativas que melhoram a qualidade de vida das comunidades e se tornam referência para outras cidades europeias”, destaca o diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, Pedro Bezerra.
Recorde-se que, em 2023, o programa já havia recebido reconhecimento da Comissão Europeia ao vencer o Prémio BeActive Awards 2023 – Across Generations, confirmando o seu impacto transformador e inovador.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.