O projeto Olympics4all, idealizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e implementado em colaboração com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), foi distinguido pela Comissão Europeia com o Selo de Boas Práticas URBACT.
Este é o segundo reconhecimento europeu no espaço de um ano, destacando o impacto do projeto na promoção do envelhecimento ativo. O Olympics4all utiliza a atividade física e a competição como motores de inclusão e saúde, envolvendo as comunidades locais e tornando-as mais dinâmicas e solidárias.
O Comité de Acompanhamento do Programa URBACT IV destacou o projeto como “uma iniciativa urbana impactante, participativa, integrada, relevante e fácil de replicar em outras cidades europeias”.
Criado em 2015, o programa tem sido um exemplo de cooperação intermunicipal, desafiando os 10 municípios do Alto Minho e expandindo-se para países como Bulgária, Itália, Eslovénia, Hungria e Espanha, sob o projeto In Common Sports + (ERASMUS+).
Atualmente, mais de um milhar de pessoas idosas participam em treinos semanais e competições desportivas realizadas nestes países, promovendo um envelhecimento ativo a nível local e europeu.
Os programas distinguidos com o Selo de Boas Práticas URBACT serão apresentados no Festival da Cidade URBACT 2025, a decorrer entre 8 e 10 de abril, em Wroclaw, na Polónia. Este evento será uma oportunidade para partilhar o modelo do Olympics4all com outras cidades europeias e transferir conhecimento e experiências.
“A atribuição do Selo de Boas Práticas URBACT ao Olympics4all é um reconhecimento do impacto gerado, tanto a nível regional, como europeu. Esta distinção reflete o valor da colaboração entre a academia e as autarquias, promovendo a atividade física como ferramenta de inclusão e saúde. Na Escola Superior de Desporto e Lazer, temos orgulho em contribuir para iniciativas que melhoram a qualidade de vida das comunidades e se tornam referência para outras cidades europeias”, destaca o diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, Pedro Bezerra.
Recorde-se que, em 2023, o programa já havia recebido reconhecimento da Comissão Europeia ao vencer o Prémio BeActive Awards 2023 – Across Generations, confirmando o seu impacto transformador e inovador.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.