O projeto Olympics4all, idealizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e implementado em colaboração com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), foi distinguido pela Comissão Europeia com o Selo de Boas Práticas URBACT.
Este é o segundo reconhecimento europeu no espaço de um ano, destacando o impacto do projeto na promoção do envelhecimento ativo. O Olympics4all utiliza a atividade física e a competição como motores de inclusão e saúde, envolvendo as comunidades locais e tornando-as mais dinâmicas e solidárias.
O Comité de Acompanhamento do Programa URBACT IV destacou o projeto como “uma iniciativa urbana impactante, participativa, integrada, relevante e fácil de replicar em outras cidades europeias”.
Criado em 2015, o programa tem sido um exemplo de cooperação intermunicipal, desafiando os 10 municípios do Alto Minho e expandindo-se para países como Bulgária, Itália, Eslovénia, Hungria e Espanha, sob o projeto In Common Sports + (ERASMUS+).
Atualmente, mais de um milhar de pessoas idosas participam em treinos semanais e competições desportivas realizadas nestes países, promovendo um envelhecimento ativo a nível local e europeu.
Os programas distinguidos com o Selo de Boas Práticas URBACT serão apresentados no Festival da Cidade URBACT 2025, a decorrer entre 8 e 10 de abril, em Wroclaw, na Polónia. Este evento será uma oportunidade para partilhar o modelo do Olympics4all com outras cidades europeias e transferir conhecimento e experiências.
“A atribuição do Selo de Boas Práticas URBACT ao Olympics4all é um reconhecimento do impacto gerado, tanto a nível regional, como europeu. Esta distinção reflete o valor da colaboração entre a academia e as autarquias, promovendo a atividade física como ferramenta de inclusão e saúde. Na Escola Superior de Desporto e Lazer, temos orgulho em contribuir para iniciativas que melhoram a qualidade de vida das comunidades e se tornam referência para outras cidades europeias”, destaca o diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, Pedro Bezerra.
Recorde-se que, em 2023, o programa já havia recebido reconhecimento da Comissão Europeia ao vencer o Prémio BeActive Awards 2023 – Across Generations, confirmando o seu impacto transformador e inovador.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.