O projeto Olympics4all, idealizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e implementado em colaboração com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), foi distinguido pela Comissão Europeia com o Selo de Boas Práticas URBACT.
Este é o segundo reconhecimento europeu no espaço de um ano, destacando o impacto do projeto na promoção do envelhecimento ativo. O Olympics4all utiliza a atividade física e a competição como motores de inclusão e saúde, envolvendo as comunidades locais e tornando-as mais dinâmicas e solidárias.
O Comité de Acompanhamento do Programa URBACT IV destacou o projeto como “uma iniciativa urbana impactante, participativa, integrada, relevante e fácil de replicar em outras cidades europeias”.
Criado em 2015, o programa tem sido um exemplo de cooperação intermunicipal, desafiando os 10 municípios do Alto Minho e expandindo-se para países como Bulgária, Itália, Eslovénia, Hungria e Espanha, sob o projeto In Common Sports + (ERASMUS+).
Atualmente, mais de um milhar de pessoas idosas participam em treinos semanais e competições desportivas realizadas nestes países, promovendo um envelhecimento ativo a nível local e europeu.
Os programas distinguidos com o Selo de Boas Práticas URBACT serão apresentados no Festival da Cidade URBACT 2025, a decorrer entre 8 e 10 de abril, em Wroclaw, na Polónia. Este evento será uma oportunidade para partilhar o modelo do Olympics4all com outras cidades europeias e transferir conhecimento e experiências.
“A atribuição do Selo de Boas Práticas URBACT ao Olympics4all é um reconhecimento do impacto gerado, tanto a nível regional, como europeu. Esta distinção reflete o valor da colaboração entre a academia e as autarquias, promovendo a atividade física como ferramenta de inclusão e saúde. Na Escola Superior de Desporto e Lazer, temos orgulho em contribuir para iniciativas que melhoram a qualidade de vida das comunidades e se tornam referência para outras cidades europeias”, destaca o diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, Pedro Bezerra.
Recorde-se que, em 2023, o programa já havia recebido reconhecimento da Comissão Europeia ao vencer o Prémio BeActive Awards 2023 – Across Generations, confirmando o seu impacto transformador e inovador.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.